Forte do Barém

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Qal'at al-Bahrain)
Forte do Barém 

Forte do Barém

Critérios (ii)(iii)(iv)
Referência 1192 en fr es
Países Barém
Coordenadas 26° 14′ 01″ N, 50° 31′ 14″ L
Histórico de inscrição
Inscrição 2005

Nome usado na lista do Património Mundial

O Forte do Barém (em árabe: قلعة البحرينQal'at al-Bahrain), também denominado como Forte português da ilha de Barém localiza-se em Manama, capital do Barém, no golfo Pérsico.

História[editar | editar código-fonte]

A primitiva ocupação humana do seu sítio remonta a uma elevação artificial (um "tel") iniciado por volta de 2 300 a.C. e ocupado sucessivamente até ao século XVI, quando foi aproveitado pelos portugueses para uma fortificação que atualmente lhe dá nome: "qal'a", que significa "forte". Entre outras funções, ao longo de sua história serviu como capital dos Dilmun – uma das mais importantes civilizações da região.

Foi conquistada em 1559 por forças portuguesas sob o comando de D. Antão de Noronha, então capitão de Ormuz. Estes ocuparam a fortificação árabe então existente, no topo da elevação com doze metros de altura.

Em 1561, a fortificação foi ampliada e modernizada, com traça do arquiteto obidense Inofre de Carvalho, que lhe acrescentou uma área abaluartada, diretamente inspirada nas gravuras do tratado de Pietro Cataneo.

Embora a documentação sobre esta estrutura seja escassa, uma representação da "ilha de Barém", no "Livro das Plantas das Fortalezas", de autoria de Pedro Barreto de Resende, apresenta-a com planta no formato quadrangular, com torreões de planta circular nos vértices.

Os Portugueses foram expulsos do Barém em 1602, pelas forças do xá Abas I.

Cerca de 25% do sítio já havia sido escavado revelando estruturas de diferentes tipos desde 1954: residenciais, públicas, comerciais, religiosas e militares. Em conjunto, testemunham a importância do local, um entreposto comercial ao longo dos séculos.

O sítio arqueológico encontra-se classificado, desde 2005, como Património da Humanidade pela UNESCO.

O Forte do Barém sofreu recente intervenção de conservação com a interveniência da Fundação Calouste Gulbenkian.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

Forte do Barém: aspecto das escavações
  • O "Livro das Plantas de todas as fortalezas, cidades e povoações do Estado da Índia Oriental" da Biblioteca Pública e Arquivo Distrital de Évora de António Bocarro e Pedro Barreto de Resende. Lisboa: Imprensa Nacional-Casa da Moeda. ISBN 972-27-0444-3

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre Forte do Barém