Shu Qi

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Qi Shu)
Shu Qi
Shu Qi
Nome completo Chinês tradicional: 舒淇
Chinês simplificado: 舒淇
Outros nomes 林立慧 (Lín Lìhuì)
Nascimento 16 de abril de 1976 (48 anos)
Taipé, Taiwan
Nacionalidade República da China Taiwanense
Ocupação Atriz
Shu-Qi.com Página oficial

Shu Qi (Chinês:舒淇; Pinyin:Shū Qí; Wade-Giles:Shu Ch'i; nascida em 16 de Abril de 1976) é o pseudônimo da atriz taiwanense Lin Li-Hui (林立慧). Seu nome de palco é ocasionalmente romanizado como Hsu Chi ou Shu Kei (Cantonês). O seu nome é às vezes visto no Ocidente como Qi Shu.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Início de carreira[editar | editar código-fonte]

Nascida em uma família pobre em Sindian City, Taipei County, a joven Shu Qi mudou-se para Hong Kong com 17 anos de idade quando ela se tornou um modelo de revista de meninas nuas e filme de curta-metragem de Softcore. Ela finalmente chegou sob a gestão do produtor de Hong Kong Manfred Wong, que assinou seu Softcore em Hong Kong para vários filmes como Sex & Zen II.

Carreira[editar | editar código-fonte]

Ela estrelou num filme de 1996, Tung-Shing Yee, Viva Erótica, que estava sobre a indústria de filme erótico, em Hong Kong, no lado oposto à tarde Leslie Cheung e Karen Morris. No Hong Kong Film Awards, ela recebeu o prêmio de Melhor Atriz de Apoio do filme. Desde então, ela apareceu em filmes de Hong Kong dominantes como O Grande Desafio (1999) com Jackie Chan, Stanley Kwan's The Island Tales (1999) e Hou Hsiao-Hsien criticalmente aclamado Millennium Mambo (2000).

Em 1999, Ang Lee aproximou-se muito de então na exigência de Shu do papel de Jen em O Tigre e o Dragão. Seis semanas na filmagem, o seu gerente, Manfred Wong, não prevendo o êxito internacional maciço do filme, arrancaram-na para fazer um comercial de refresco no Japão, e a parte, foi em vez disso a pequena atriz chinesa conhecida Zhang Ziyi, que passou a estrelato internacional. Shu Qi depois dividia com seu gerente por causa disto.

Em 2002, ela pareceu no filme de Hollywood The Transporter e no filme asiático de ação So Close. Em 2004, ela desempenhou o papel principal no filme de terror de Hong Kong The Eye 2.

Em 2005 ela ganhou o Prêmio de Melhor Atriz em 2005 no Golden Horse Awards dos seus três papéis em Hou Hsiao-Hsien em Three Times.

Em 2006, ela foi selecionada pela Kenzo para fazer parte da terceira campanha publicitária da sua fragrância de sucesso, Flower by Kenzo. Ela mantém a sua atual rosto.

Em 2008 ela foi membro do júri da Berlinale, o Festival Internacional do Filme de Berlim.

Reputação[editar | editar código-fonte]

Apesar de seu envolvimento em filmes de Softcore durante a sua fase inicial de carreira, Shu Qi superou com êxito a pressão surgida a partir da cultura conservadora chinesa e ganhou a sua popularidade pelo seu talento interino e aparência atraente. Ela tem sido consistentemente classificada como uma das 99 mulheres mais desejadas em todo o mundo por [AskMen.Com].

Na vida real, ela está com fama de ser difícil de resistir, de ter homens como Leon Lai e Wang Leehom, entre outros.

Em 2008, ela foi eleita pelo E! um canal de entretenimento americano! como "A Atriz com os Lábios Mais Sexy do Mundo".

Filmografia[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]