Química atmosférica

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita fontes confiáveis e independentes, o que compromete sua credibilidade (desde agosto de 2015). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Ambox rewrite.svg
Esta página precisa ser reciclada de acordo com o livro de estilo (desde agosto de 2015).
Sinta-se livre para editá-la para que esta possa atingir um nível de qualidade superior.
Air .pollution 1.jpg

Existem vários componentes químicos em suspensão no ar da atmosfera principalmente na troposfera.

Esses componentes vão originar vários fenômenos atmosféricos. Existem vários componentes químicos poluidores que são o dióxido de enxofre, dióxido de carbono, metano, chumbo e alguns ácidos como o sulfúrico. O dióxido de carbono, os fumos e o dióxido de enxofre vão servir como núcleos de condensação e misturando-se com o nevoeiro numa atmosfera úmida vão originar o smog e numa atmosfera seca a bruma.

Alguns poluentes já referidos, como o ácido sulfúrico e o dióxido de enxofre vão-se dividir em ácido sulfídrico e vão condensar nas nuvens e misturar-se com o vapor de água. Ao ocorrer a pricipitação vão-se pricipitar e espalhar nos terrenos à volta e contaminar terrenos, lagos, rios e florestas.

O principal componente químico e que é o mais conhecido é o dióxido de carbono e que está a provocar o conhecido efeito estufa ou o aquecimento global.

A nossa atmosfera envolve vários elementos químicos, ela é a camada de ar de aproximadamente 700 quilômetros de espessura que envolve o globo terrestre. Como o próprio nome já indica, a atmosfera é composta de ar, que é uma solução gasosa que contém partículas sólidas e líquidas em suspensão.

A atmosfera é denominada de solução gasosa porque é uma mistura de vários gases e dentre eles os que se encontram em maiores proporções são: Nitrogênio, Oxigênio, Argônio, Neônio, e outros gases nobres.

Esses gases fazem parte da mistura de ar seco que está presente até uma altura de 25 quilômetros, acima disso é possível encontrar outros componentes gasosos como: dióxido de carbono, vapor de água e outros de origem industrial (poluentes). Existem vários outros componentes químicos poluidores do ar que são o dióxido de enxofre, metano, chumbo e alguns ácidos como o sulfúrico.<INFOESCOLA</ref></ref>

Ícone de esboço Este artigo sobre ambiente é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.