Quadratura do Círculo

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita fontes confiáveis e independentes, o que compromete sua credibilidade (desde fevereiro de 2010). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Quadratura do Círculo
Informação geral
Formato
Duração 50 min
País de origem  Portugal
Idioma original português
Produção
Diretor(es) Ricardo Costa
Produtor(es) Ana Alves
Apresentador(es) Carlos Andrade
Elenco José Pacheco Pereira, António Lobo Xavier e Jorge Coelho
Exibição
Emissora de televisão original SIC Notícias

Quadratura do Círculo é um programa de televisão, emitido na SIC Notícias por volta das 23 horas de quinta-feira, que se dedica a comentar questões de carácter político, social e económico.

Tem como moderador o jornalista Carlos Andrade e como comentadores o historiador José Pacheco Pereira, o gestor de empresas e ex-ministro Jorge Coelho e o advogado e gestor de empresas António Lobo Xavier.

História[editar | editar código-fonte]

Teve a sua origem na rádio TSF, no final dos anos 80, com o nome de "Flashback" ("Um olhar sobre a actualidade!" dizia o jingle promocional na época). Era transmitido aos Domingos, ao final da manhã e moderado por Emídio Rangel, com José Magalhães, José Pacheco Pereira e Vasco Pulido Valente.

Com a saída de Vasco Pulido Valente do programa, sucedeu-lhe Miguel Sousa Tavares e mais tarde Nogueira de Brito. Também Emídio Rangel deu lugar a Carlos Andrade na moderação.

Passou, já a meio dos anos 90, a ser transmitido também na televisão, no canal SIC, mantendo o nome "Flashback".

Em 2003, termina de uma forma controversa a emissão na TSF.

Em Janeiro de 2004, o mesmo programa, com José Pacheco Pereira, José Magalhães, António Lobo Xavier (que substituiu Nogueira de Brito) e Carlos Andrade na moderação, retoma a sua emissão na SIC Notícias, com o nome de "Quadratura do Círculo".

José Magalhães foi substituído por Jorge Coelho, em 2005, e este, por sua vez, deu lugar a António Costa, em 2008.

Em 2014, na sequência da eleição de Costa como Secretário-geral do Partido Socialista, Jorge Coelho, que havia sido, algumas vezes, seu substituto, regressou ao lugar de comentador.

Atualmente, o programa conta esporadicamente com a participação de convidados ou de substitutos, assistência e algumas emissões no exterior.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre televisão em Portugal é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.