Quadratura do Círculo

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita fontes confiáveis e independentes, o que compromete sua credibilidade (desde fevereiro de 2010). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Quadratura do Círculo
Informação geral
Formato
País de origem  Portugal
Idioma original Português
Exibição
Emissora de
televisão original
SIC Notícias

Quadratura do Círculo é um programa de televisão, emitido na SIC Notícias por volta das 23 horas de quinta-feira, que se dedica a comentar questões de carácter político, social e económico.

Tem como moderador o jornalista Carlos Andrade e como comentadores o historiador José Pacheco Pereira, o gestor de empresas e ex-ministro Jorge Coelho e o advogado e gestor de empresas António Lobo Xavier.

História[editar | editar código-fonte]

Teve a sua origem na rádio TSF, no final dos anos 80, com o nome de "Flashback" ("Um olhar sobre a actualidade!" dizia o jingle promocional na época). Era transmitido aos Domingos, ao final da manhã e moderado por Emídio Rangel, com José Magalhães, José Pacheco Pereira e Vasco Pulido Valente.

Com a saída de Vasco Pulido Valente do programa, sucedeu-lhe Miguel Sousa Tavares e mais tarde Nogueira de Brito. Também Emídio Rangel deu lugar a Carlos Andrade na moderação.

Passou, já a meio dos anos 90, a ser transmitido também na televisão, no canal SIC, mantendo o nome "Flashback".

Em 2003, termina de uma forma controversa a emissão na TSF.

Em Janeiro de 2004, o mesmo programa, com José Pacheco Pereira, José Magalhães, António Lobo Xavier (que substituiu Nogueira de Brito) e Carlos Andrade na moderação, retoma a sua emissão na SIC Notícias, com o nome de "Quadratura do Círculo".

José Magalhães foi substituído por Jorge Coelho, em 2005, e este, por sua vez, deu lugar a António Costa, em 2008.

Em 2014, na sequência da eleição de Costa como Secretário-geral do Partido Socialista, Jorge Coelho, que havia sido, algumas vezes, seu substituto, regressou ao lugar de comentador.

Atualmente, o programa conta esporadicamente com a participação de convidados ou de substitutos, assistência e algumas emissões no exterior.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre Televisão em Portugal é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.