As qualificações para o Campeonato Europeu de Futebol de 1996 foram disputadas entre os anos de 1994 e 1995. Quarenta e sete seleções foram divididas em oito grupos, sendo que cada time se enfrentava em jogos dentro e fora de casa. Os vencedores de cada grupo avançavam para a próxima fase, bem como os seis melhores segundos colocados estavam qualificados automaticamente. Já os dois piores vice-líderes se enfrentavam em um jogo em campo neutro. A Inglaterra estava classificada automaticamente por ser a anfitriã do torneio.[1]
Esta foi a primeira qualificação para Campeonatos Europeus em que o sistema de pontuação dava ao vencedor três pontos, em detrimento ao sistema antigo que concedia apenas dois pontos por vitória.[2]
O sorteio da qualificação foi realizado a 22 de janeiro de 1994 em Manchester. Dinamarca foi colocada na primeira posição dos potes como campeã em título, enquanto as restantes 46 seleções foram divididas em 6 potes conforme a sua posição no Ranking da FIFA. A Jugoslávia não entrou na qualificação por estar suspensa em virtude da Resolução 757 do Conselho de Segurança das Nações Unidas[3].
As 46 seleções foram dividas em 8 grupos de qualificação (7 grupos com 6 seleções e 1 grupo com 5 seleções). Todos os primeiros classificados e os seis melhores segundos classificados foram apurados de forma direta para a fase final. Os dois piores segundos classificados fariam um play-off com o vencedor a ter acesso à fase final.
Os segundos classificados foram colocados numa tabela para decidir quem irá ser qualificado diretamente. Os melhores seis segundos classificados eram apurados de forma direta, enquanto os dois piores segundos classificados iriam jogar um playoff em campo neutro. Para esta tabela, só iriam contar os pontos feitos contra os primeiros, terceiros e quartos classificados de cada grupo.