Saltar para o conteúdo

Quatro Pontes

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Quatro Pontes
  Município do Brasil  
Símbolos
Bandeira de Quatro Pontes
Bandeira
Hino
Gentílico quatropontense
Localização
Localização de Quatro Pontes no Paraná
Localização de Quatro Pontes no Paraná
Localização de Quatro Pontes no Paraná
Quatro Pontes está localizado em: Brasil
Quatro Pontes
Localização de Quatro Pontes no Brasil
Mapa
Mapa de Quatro Pontes
Coordenadas 24° 34′ 30″ S, 53° 58′ 37″ O
País Brasil
Unidade federativa Paraná
Região metropolitana Região Metropolitana de Toledo
Municípios limítrofes Marechal Cândido Rondon, Toledo e Nova Santa Rosa
Distância até a capital 483 km
História
Fundação 13 de setembro de 1990 (34 anos)
Administração
Prefeito(a) João Inácio Laufer[1] (MDB, 2021–2024)
Características geográficas
Área total [2] 114,393 km²
População total (Censo IBGE/2022[3]) 4 480 hab.
Densidade 39,2 hab./km²
Clima Subtropical (Cfa)
Altitude 427 m
Fuso horário Hora de Brasília (UTC−3)
Indicadores
IDH (PNUD/2010 [4]) 0,791 alto
 • Posição PR: 3º
PIB (IBGE/2008[5]) R$ 74 682,960 mil
PIB per capita (IBGE/2008[5]) R$ 19 710,47
Sítio quatropontes.pr.gov.br (Prefeitura)

Quatro Pontes é um município brasileiro do estado do Paraná com população estimada em 3.803 habitantes, de acordo com o Censo Demográfico do IBGE de 2010. Sua área é de 114 km² representando 0.0574% do Estado, 0.0203% da Região e 0.0013% de todo o território brasileiro e seu Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) é de 0.791 segundo o Atlas de Desenvolvimento Humano/PNUD (dados de 2010),[4] sendo o terceiro maior do estado do Paraná.


Localização

[editar | editar código-fonte]

Quatro Pontes está situado no extremo Oeste do Estado do Paraná, em torno do ponto 24º35' de latitude sul e 54º00' de longitude Oeste, a uma amplitude média de 410 metros sobre o nível do mar.

Pertence à Mesorregião Geográfica do Oeste Paranaense, polarizada pelo município de Cascavel, localizando-se mais especificamente na Microrregião do município de Toledo.

Distante apenas 6 km do município de Marechal Cândido Rondon, com a qual mantém uma estreita vinculação; 30 km do município de Toledo e 580 km da Capital, Curitiba. Limita-se ao Norte com os Municípios de Marechal Cândido Rondon e Nova Santa Rosa, ao Leste e Sul com o Município de Toledo e a Oeste com o Município de Marechal Cândido Rondon. O Município possui uma área total de 149 km².

As Rodovias BR 163 e PR 239, que atravessam o Município de leste a oeste, são as principais vias de acesso, interligando os Municípios de Marechal Cândido Rondon ao Oeste, e Toledo a Leste.

Quatro Pontes possui um relevo suave, apresentando um espigão central aplainado de 410 metros de altitude e, lateralmente a este, em direção aos cursos de água, se manifestam leves declividades.

Quatro Pontes possui um relevo predominantemente plano, com mais de 70 % de sua área em condições de permitir o cultivo mecanizado.

Quatro Pontes está compreendido no grande derrame de lavas de basalto, que constituem o Grupo São Bento, produzido na Era Mesozoica.

Quatro Pontes predominam os tipos de solo Terra Roxa Estruturada e Latossolo Roxo, originados ambos pela decomposição do basalto. São solos profundos, de boa fertilidade, que apresentam grande aptidão para a agricultura.

Clima subtropical Úmido Mesotérmico, com verões quentes com tendência de concentração das chuvas (temperatura média superior a 22 °C), invernos com geadas pouco frequentes (Temperatura média inferior a 18 °C), sem estação seca definida.

Os rios da região desembocam diretamente no Rio Paraná (Lago de Itaipu), pertencendo à bacia hidrográfica "Paraná III", entre as bacias do Rio Piquiri, ao norte, e a bacia do Rio Iguaçu, ao sul.

O rio mais importante do Município é o Arroio Guaçu, que faz parte do limite norte e leste, com os Município de Nova Santa Rosa e Toledo.

Outros cursos d'água são o Arroio Quatro Pontes e Lajeado Itá que delimitam a área suburbana do Município: Arroio Fundo, Arroio Marreco e Lajeado Três Voltas.

A região de Quatro Pontes apresentava uma exuberante floresta de matas da qual, hoje, restam apenas vestígios, limitados a poucos hectares, em algumas fazendas da região. A exploração madeireira, primeiramente, e a exploração agropecuária posterior, provocaram essa alteração na paisagem, reduzindo as matas nativas a menos de 2% da área do território. Nos fundos de vale raramente se observam matas ciliares.

Em relação ao uso Industrial, existem dentro da área urbana duas instalações de moinhos e algumas pequenas indústrias, próximas à Avenida Presidente Epitácio. Está definido também um parque industrial, localizado contíguo à zona urbana, na saída para Toledo, onde já estão instaladas indústrias como a Cia Lorenz que tem uma produtividade diária de 600 toneladas ao dia, como a maltodextrina, féculas modificadas para Indústrias de diversos Países como os da Ásia, África, Europa, EUA e Canadá. O município possui também cerâmicas e feculária, localizadas em área próxima à PR 239 e BR 467.

Setor Leiteiro

[editar | editar código-fonte]

Quatro Pontes possui uma das maiores e melhores bacias leiteiras, produzindo atualmente 11 milhões de litros ano e que com um pouco de esforço e investimento poderá aumentar para 15 milhões de litros ano. Este potencial poderia ser usado para indústria de queijos, iogurtes, bebidas lácteas, etc., com incremento do setor e sua industrialização, teremos 600 famílias envolvidas direta e indiretamente.

Até o final do ano de 1997, o município tinha cerca de 50 hectares de açudagem em produção. Produção: 50 Ha x 8 Ton x 1,6 ao ano = 640 ton/ano.

Em 2019, o município teve uma produção de 2300,2 toneladas de pescados (carpa e tilápia).[6]

Gado de Corte

[editar | editar código-fonte]

Tendo em vista o grande potencial de gado leiteiro, temos a necessidade de abater grande número de animais, seja machos ou fêmeas para descarte. Possuímos um mini-frigorífico o qual poderá ser ampliado e modernizado, bastando para isso recursos e apoio dos órgãos públicos. Sua capacidade será de 250 cabeças/semana, a ser implantado, podendo gerar de 30 a 40 empregos diretos.

Esporte, cultura e lazer

[editar | editar código-fonte]

Em relação aos espaços para atividades de lazer, o município oferece algumas opções, contando com a Praça Cristo Rei, no centro, o Ginásio de Esportes Paulinho Hoffmann, o Ginásio de Esportes do Complexo Escolar, a sede Social e Campestre do Clube Social Cultural Quatro Pontes, o Centro de Eventos, onde são levados a efeito os eventos do Município, além das Associações de moradores de todas as linhas do município.

Referências

  1. Prefeito e vereadores de Quatro Pontes tomam posse; veja lista de eleitos em g1.globo.com
  2. IBGE (10 de outubro de 2002). «Área territorial oficial». Resolução da Presidência do IBGE de n° 5 (R.PR-5/02). Consultado em 5 de dezembro de 2010 
  3. «Censo Populacional 2010». Censo Populacional 2010. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). 29 de novembro de 2010. Consultado em 11 de dezembro de 2010 
  4. a b «Perfil - Quatro Pontes, PR». Atlas do Desenvolvimento Humano no Brasil. Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD). 2010. Consultado em 14 de março de 2019 
  5. a b «Produto Interno Bruto dos Municípios 2004-2008». Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Consultado em 11 dez. 2010 
  6. Pesquisas - Aquicultura IBGE - acessado em 18 de outubro de 2020
Ícone de esboço Este artigo sobre municípios do estado do Paraná é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.