Que Fazer? (Lênin)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Что делать?
Que Fazer?
Que Fazer? (BR)
Capa Original
Autor (es) Vladimir Lênin
Idioma Russo
País  União Soviética
Assunto Revolução, Socialismo
Género Novela
Lançamento 1902
Edição portuguesa
Edição brasileira
Editora Hucitec
Lançamento 1988

Que fazer? (as questões palpitantes do nosso movimento) é um livro de Vladimir Lênin escrito entre outubro de 1901 e fevereiro de 1902, publicado em março deste mesmo ano, onde o autor, através da crítica a uma recente ala dentro do movimento social-democrata russo, o economismo (como Lênin o chama), discute questões práticas acerca da revolução socialista no então cenário da Rússia Czarista.

Este livro, que foi precedido por um artigo da revista Iskra, "Por onde começar", publicado em maio de 1901, se norteia, segundo o próprio autor, por três pontos básicos:

  • o conteúdo da ação política do movimento social-democrata russo;
  • a organização desta ação;
  • a construção de uma organização de combate para toda a Rússia;

No entanto, a cisão de tal movimento entre a ala revolucionária e a chamada economicista, estendeu tais pontos para mais dois: uma reflexão acerca da expressão "liberdade de crítica", então em voga nos meios socialistas esquerdistas, e o papel da social-democracia russa com relação ao movimento espontâneo das massas.

Este livro, sem muito aprofundamento teórico, buscava tratar de questões práticas para o movimento socialista não se perder em meio ao desmoronamento do regime tzarista (pois previa o seu próprio desmoronamento). Confrontando-se com as vias do socialismo moderado e reformista, bem como à teorias liberais mais radicais, Lênin descreve qual a ação política necessária para dar um caráter revolucionário às tranformações que ocorriam na Rússia de então.