Queen Street

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita fontes confiáveis e independentes, o que compromete sua credibilidade (desde fevereiro de 2012). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Bonde do Toronto Transit Commission na Queen Street.

A Queen Street é uma rua arterial localizada em Toronto, Ontário, Canadá. Até a década de 1960, era considerada a principal via arterial leste-oeste da cidade, posto que pertence atualmente à Bloor Street e à Danforth Avenue. A Queen Street, juntamente com a Yonge Street, serviu como base para o padrão de gradeamento que atualmente domina a cidade de Toronto (com ruas e avenidas correndo primariamente em um sentido leste-oeste ou norte-sul). Seu primeiro nome foi Lot Street, dado em 1793. Em 1851, a rua adquiriu seu nome atual, em homenagem à Rainha Vitória do Reino Unido.[1]

A parte ocidental da Queen Street, chamada oficialmente de Queen Street West, é conhecida nacionalmente por abrigar numerosas instituições culturais, tais como a sede da Canadian Broadcasting Corporation, a Faculdade de Arte e Design de Ontário, museus, teatros, restaurantes e discotecas. O trecho da Queen Street entre a University Avenue e a Yonge Street abriga numerosos arranha-céus, onde a sede de numerosas grandes empresas estão localizadas, bem como instituições públicas, tais como o atual prédio da prefeitura, o antigo prédio da prefeitura da cidade, e numerosos estabelecimentos comerciais, tais como o Toronto Eaton Centre, o shopping center mais movimentado da cidade, e uma grande loja da Hudson's Bay Company. A rua tem se destacado desde o meados do século XIX como o principal centro de compras de Toronto, e um dos principais pontos turísticos da cidade.

O trecho da Queen Street entre a Yonge Street até o seu término leste (Queen Street East) é primariamente comercial, abrigando numerosos restaurantes, e residencial. O festival de páscoa da cidade é realizado neste trecho da rua.

A Queen Street é servida por uma linha de bonde, a linha 501 Queen, que utiliza bondes articulados, e é uma das rotas de superfície mais movimentadas do Toronto Transit Commission.

Referências

  1. Mike Filey (2003). Toronto Sketches 7. Dundurn Press. p. 153 
Ícone de esboço Este artigo sobre Geografia do Canadá é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.