Maurice Quentin de La Tour

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Quentin de La Tour)
Maurice Quentin de La Tour
Maurice Quentin de La Tour
Nascimento 5 de setembro de 1704
Saint-Quentin
Morte 17 de fevereiro de 1788 (83 anos)
Saint-Quentin
Cidadania França
Ocupação pastelista, pintor
Obras destacadas Portrait of Voltaire, Portrait of Pierre-Louis Laideguive
Movimento estético rococó

Maurice Quentin de La Tour (Saint-Quentin, 5 de setembro de 1704 – idem, 17 de fevereiro de 1788) foi um pintor rococó da França.

Era filho de um músico e seu patronímico original era Delatour. Com 15 anos foi a Paris para estudar pintura com Jacques Spoede. Em seguida viajou para Reims e para a Inglaterra, voltando à França em 1727 para retomar seus estudos, quando iniciou a trabalhar na técnica do pastel, que o celebrizou. Em 1737 começou a expor retratos com grande sucesso no Salão de Paris, mostrando seus modelos com graça e vivacidade.

Em 1746 foi aceito na Académie royale de peinture et de sculpture, sendo promovido a conselheiro em 1751. Um ano antes fora indicado retratista do rei, mantendo essa posição até 1773, quando sofreu um colapso mental, forçando sua retirada da cena. Enquanto são, desenvolveu atividade filantrópica e fundou uma escola de arte. Joseph Ducreux foi um de seus alunos.

Obras[editar | editar código-fonte]

Nos anos 1700, Maurice Quentin de La Tour era um dos mais famosos e talentosos pintores de pastel. Apesar de ter iniciado como aprendiz de pintor, foi atraído pela rápida execução do pastel. No final de 1720, ele entrou no mercado de arte de Paris e, em 1735, estabeleceu uma reputação como retratista.[1]

Referências

  1. «Maurice-Quentin de La Tour (French, 1704 - 1788) (Getty Museum)». The J. Paul Getty in Los Angeles (em inglês). Consultado em 24 de setembro de 2017 

Ver também[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre Maurice Quentin de La Tour

Leitura complementar[editar | editar código-fonte]

  • "Maurice Quentin de La Tour." (1994) Encyclopedia Britannica, 15th ed. London: Cambridge University Press.
Ícone de esboço Este artigo sobre um(a) pintor(a) é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.