Querche

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Kerch

Керч / Керчь / Keriç

Símbolos
Bandeira de Kerch
Bandeira
Localização
Localização de Kerch
Kerch está localizado em: Ucrânia
Kerch
Localização de Querche na Ucrânia
Coordenadas 45° 21' 43" N 36° 28' 16" E
País  Ucrânia
Características geográficas
População total 158 165 hab.
Website www.kerchrada.gov.ua/

Querche[1] ou Kerch (em ucraniano: Керч, em russo: Керчь, em tártaro da Crimeia: Keriç, russo antigo: Кърчевъ, grego antigo: Παντικάπαιον Pantikapaion, em turco: Kerç) é uma cidade portuária situada na costa oriental da península da Crimeia - anexada pela Rússia desde 2014.

A cidade fica junto ao estreito de Kerch, que liga o mar de Azov ao mar Negro. Além de ser um porto pesqueiro, a cidade abriga intensa atividade industrial, já que está localizada numa região produtora de minério de ferro e gás natural. Conta, portanto, com estabelecimentos metalúrgicos (ferro e aço) e químicos, fábricas de maquinaria e de transformação de pescado.

Na cidade fica a sede de um instituto de investigação oceanográfica. Entre os lugares de interesse conta com um museu arqueológico e com a igreja de S. João Baptista, que data do século VIII. Kerch foi fundada no século VI a.C. com o nome de Panticapeu, como uma colónia grega. Depois do século V a.C. e durante muito tempo, a cidade e seus arredores foram posse do reino independente do Bósforo. No início do século XIV, era uma colónia de Génova e, em 1475, caiu em mãos do Império Otomano. A Rússia anexou-a em 1771, durante uma das contendas russo-turcas. No decurso da guerra da Crimeia (1853-1856), foi severamente danificada, e o mesmo ocorreu durante a Segunda Guerra Mundial.

O asteroide 2216 Kerch homenageia a cidade.

Referências

  1. Enciclopédia brasileira mérito. 16. [S.l.]: Editora Mérito S. A. 1967. p. 392; 398 
Ícone de esboço Este artigo sobre geografia da Rússia é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.
Ícone de esboço Este artigo sobre Geografia da Ucrânia é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.