Quid pro quo

Esta página cita fontes confiáveis, mas que não cobrem todo o conteúdo. (Junho de 2019) |
Quid pro quo é uma expressão latina que significa "tomar uma coisa por outra". Faz referência, no uso do português e de todas as línguas latinas, a uma confusão ou engano. Tem origem medieval, tendo sido usada, na sua origem, para se referir a um engano no uso de termos latinos num texto.[1] Também pode significar "isso por aquilo".
O seu significado nos países anglo-saxônicos evoluiu num sentido distinto, tendo a expressão presentemente o significado de uma troca de bens ou serviços. É também, neste contexto, utilizada como sendo uma troca de "favores".
Cinema[editar | editar código-fonte]
A expressão foi amplamente usada no filme O Silêncio dos Inocentes entre discursos de Clarice Sterling e Hannibal Lecter, onde este último, aceitou dar opiniões e visões sobre o caso do assassino Búfalo Bill em troca de informações pessoais de Clarice, como sua vida e passado. A cada vez que um terminava sua parte do discurso, um dizia ao outro "quiprocó", a forma aportuguesada do termo.
Ver também[editar | editar código-fonte]
Referências
- ↑ Gonçalo Neves, Quid pro quo e quiproquó. Ciberdúvidas da Língua Portuguesa