Quiet Sun

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Quiet Sun
Quiet Sun
Informação geral
Origem Inglaterra
País Reino Unido
Gênero(s) rock progressivo
jazz
Período em atividade 1970-1972; 1975
Ex-integrantes Phil Manzanera, Bill MacCormick, Dave Jarrett, Charles Hayward
Página oficial www.manzanera.com/QuietSun1.htm

Quiet Sun foi uma banda britânica de rock progressivo e jazz da cena Canterbury, consistindo em Phil Manzanera (guitarra), Bill MacCormick (baixo), Dave Jarrett (teclado) e Charles Hayward (bateria).

História[editar | editar código-fonte]

Originando-se da banda de faculdade Pooh and the Ostrich Feather, o Quiet Sun foi formado em 1970 após MacCormick fazer amizade com Robert Wyatt, cujas mães eram amigas. A banda integrava elementos de jazz com sons de teclado de maneira bastante complexa, similar ao Soft Machine, mas a guitarra frenética de Manzanera tornou a sua música bastante diferente do Soft, que não havia usado guitarras até o lançamento de 1975 Bundles.

A banda terminou em 1972, com Manzanera indo para o Roxy Music, MacCormick para o Matching Mole, Hayward formando o Gong, e posteriormente indo para o This Heat e Jarrett iniciando a carreira de professor de matemática.

em 1975 Manzanera reservou um estúdio por 26 dias para gravar o álbum Diamond Head e reuniu o Quiet Sun novamente para gravar um álbum também de seu material antigo. Seu primeiro e único álbum, com a participação de Brian Eno e Ian MacCormick, intitulado Mainstream foi aclamado pela crítica.

Integrantes[editar | editar código-fonte]

Discografia[editar | editar código-fonte]

Referências[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]