Quinteto Tati

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Quinteto Tati
Informação geral
País  Portugal
Período em atividade Década de 2000
Gravadora(s) Transformadores

O Quinteto Tati é uma banda portuguesa, cuja estreia discográfica ocorreu em 2004. Apesar do nome, que homenageia o cineasta Jacques Tati, a banda não é composta por cinco mas por seis elementos. O vocalista e escritor das letras é JP Simões, que ficou conhecido como vocalista dos Belle Chase Hotel.

A composição das músicas do Quinteto Tati, que partem de uma base jazzy para percorrerem caminhos das rumbas, das valsas e de uma certa latinidade decadente, é dividida entre JP Simões e Sérgio Costa, que também foi membro dos coninbricenses Belle Chase Hotel.

Além de JP Simões (voz, guitarra acústica, letras e composição musical) e de Sérgio Costa (piano, teclados, guitarra eléctrica, sax, flautas e acordeão), a banda é composta por José Miguel Nogueira (guitarras), Pedro Pinto (contrabaixo e baixo), Rui Alves (bateria e percussões) e Daniel Tapadinhas (trompete e filiscorne).

A banda é agenciada pela Transformadores, que também editou "Exílio", que teve distribuição inicial através do "Diário de Notícias", estando a gravação e mistura deste registo a cargo de Paulo Abelho e João Eleutério, nos ex estudios Muzika, agora Estúdio Armazém 42.

"Exílio", editado em 2004, obteve boas notas da crítica. Em Abril de 2005 tocaram em Santiago de Compostela,Galiza,Espanha.

Participaram também na rubrica "3 Pistas" do programa "Portugália" de Henrique Amaro. Dois dos temas foram incluídos na colectânea editada em 2005.

Discografia[editar | editar código-fonte]

Exílio (CD, Transformadores, 2004)

Compilações

3 Pistas (2005) - Uma Para o Caminho / Gota D' Água (versão de Chico Buarque)

Ligações[editar | editar código-fonte]

Flag of Portugal.svgGuitarra masc.png Este artigo sobre uma banda ou grupo musical de Portugal, é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.