Quinto Ênio

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Text document with red question mark.svg
Este artigo contém fontes no fim do texto, mas que não são citadas no corpo do artigo, o que compromete a confiabilidade das informações. (desde junho de 2018)
Por favor, melhore este artigo inserindo fontes no corpo do texto quando necessário.
Ênio

Quinto Ênio (português brasileiro) ou Quinto Énio (português europeu) (em latim: Quintus Ennius; Rudiae, 239 a.C.Roma, 169 a.C.) dramaturgo e poeta épico romano.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Nasceu em Rudiae, uma região da Magna Grécia italiana perto de Lupiae, correspondente à atual cidade de Lecce, e era trilíngue, expressando-se com igual competência em latim, osco e grego. Formado na cultura helênica, Marco Pórcio Catão chamou-o para Roma (204 a.C.) quando o poeta estava na Sardenha fazendo o serviço militar. Em Roma ensinou grego e entrou no Círculo de Cipião; também tratou a Marco Fúlvio Nobilior. Ambos os personagens eram muito influentes e foi introduzindo-os na cultura grega, embora sempre procurasse adaptá-la ao gosto romano nas obras que publicou, até mesmo se conservam duas peças dramáticas de temática puramente romana: Sabinae e Ambricia, bem como a comédia Caupuncula. Também quis fazer original a sua criação de Sátiras, gênero que parecia novo na tradição romana mas que tinha precedentes nas invetivas dos poetas jambógrafos gregos e as sátiras menipeias gregas.

Obra[editar | editar código-fonte]

Compôs uma vintena de tragédias inspiradas em Eurípides. O conjunto da sua obra teve uma grande importância na consolidação da poesia nacional romana e influiu notavelmente sobre poetas como Lucrécio e Virgílio. Ennio é considerado habitualmente como o primeiro grande poeta épico romano pelos seus Annales onde recolhe em 18 livros de hexâmetros a história de Roma até a sua época; desta magna obra somente restam fragmentos. O papel de Ennio foi fundamental para substituir o antiquado e nacional verso satúrnio pelo hexâmetro datílico de origem grega no cultivo dos temas narrativos ou épicos: ele foi o primeiro que o utilizou em Roma.

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

Veja também[editar | editar código-fonte]

Wikiquote
O Wikiquote possui citações de ou sobre: Quinto Ênio

Referências

  • Este artigo foi inicialmente traduzido do artigo da Wikipédia em castelhano, cujo título é «Quinto Ennio».