Quiosque no Largo Mompilher

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa


Quiosque no Largo Mompilher
Largo de Mompilher: quiosque
Construção 1930
Estilos arquitetónicos Romântico
Património Nacional
Classificação Logotipo Anta Vilarinho PT.png Imóvel de Interesse Municipal
(Decreto n.º 2/96, DR n.º 56)
Data 6 de março de 1996
DGPC 71511
SIPA 5469
Estado de conservação Bom
Geografia
País  Portugal

O Quiosque no Largo Mompilher é um antigo quiosque na freguesia da Vitória, cidade do Porto, em Portugal.

Caracterização[editar | editar código-fonte]

O Quiosque no Largo Mompilher está classificado como Imóvel de Interesse Municipal, na sequência do decreto 2/96, publicado no Diário da República de 6 de Março.

Isolado no largo que lhe confere a designação, o quiosque vermelho destaca-se pelas suas linhas arquitectónicas singulares, em cujas faces se rasgam uma porta com portada de madeira e duas janelas com grades. O quiosque de Mompilher é uma construção de madeira, com planta hexagonal, e cobertura de inspiração oriental, desenhada à semelhança dos pagodes chineses, o que lhe acentua a verticalidade.

História[editar | editar código-fonte]

As últimas décadas do século XIX e as primeiras do século seguinte foram pródigas na construção de quiosques na cidade do Porto. Uma situação que se compreende à luz da vida social e urbana da época, em que estas micro-arquitecturas eram ponto de encontro preferencial para escritores, poetas, intelectuais ou aristocratas. A função comercial que desde sempre lhes foi inerente mantém-se nos dias de hoje, embora as bebidas, as frutas e as flores tendam a ser substituídas essencialmente por revistas e jornais. O quiosque de Mompilher foi construído nos anos trinta do século XX e em substituição de um outro de ferro que existia no largo desde 1910,

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Quiosque no Largo Mompilher
Ícone de esboço Este artigo sobre Património, integrado no Projecto Grande Porto é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.