Quitandinha (Petrópolis)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Disambig grey.svg Nota: Se procura o palácio de Petrópolis, veja Palácio Quitandinha.

Quitandinha é um bairro nobre da cidade de Petrópolis. No século XVIII, era uma das quatro fazendas originais da região que mais tarde viria a se tornar a cidade de Petrópolis.

No bairro localiza-se o Palácio Quitandinha, antigo hotel-cassino, um dos principais cartões-postais da cidade.[1] Atualmente administrado pelo SESC Rio, o Palácio e sua área externa funcionam como centro de cultura e recreação para a população.

No Quitandinha, localizam-se, também, o Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC), um dos principais centros de pesquisa em computação da América Latina, um campus da FAETERJ onde é oferecido o curso de graduação em Tecnologia da Informação, um campus da Universidade Federal Fluminense, oferecendo, a princípio, o curso de Engenharia de Produção e o Colégio Estadual Princesa Isabel. [2]

Em 2007, o bairro ganhou a segunda Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) de grande porte do município. O empreendimento custou R$ 5 milhões e tem capacidade para tratar 24 milhões de litros/dia. A estimativa era de que 70 mil pessoas seriam beneficiadas em 9 bairros.[3]

Em 2008 ocorreu o 2° Encontro de Prefeitos Eleitos do Estado do Rio de Janeiro, no Sesc Quitandinha. O evento reuniu os 92 prefeitos para a gestão 2009/2012 e suas equipes.[4].

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Quitandinha (Petrópolis)

Referências

Wiki letter w.svg Este artigo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o. Editor: considere marcar com um esboço mais específico.