Qusay Hussein

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Qusay)
Qusay Hussein
Qusay Hussein
Nome completo Qusay Saddam Hussein al-Tikriti
Nascimento 17 de maio de 1966
Bagdá, Iraque
Morte 22 de julho de 2003 (37 anos)
Mosul, Iraque
Nacionalidade Iraquiano Iraque
Estatura 1.80 m
Parentesco Filho de Saddam Hussein
Irmão de Uday Hussein
Foto do corpo de Qusay Hussein após sua morte em 2003. Muitos iraquianos estavam céticos sobre a notícia da morte de Qusay pelo governo dos EUA, então eles divulgaram as fotos dos cadáveres de Qusay Hussein e de seu irmão Uday Hussein, e então permitiram que o conselho de governo do Iraque identificasse os corpos dos irmãos.

Qusay Saddam Hussein al-Tikrit (língua árabe, قصي صدام حسي) (ou Qusai) (17 de maio de 196622 de julho de 2003) foi filho do antigo presidente Saddam Hussein e Sajida Khairallah. Foi morto junto com seu irmão mais velho, Uday Hussein, durante a invasão estadunidense ao Iraque em 2003.

Uday Hussein era visto como herdeiro de Saddam até sofrer ferimentos graves em uma tentativa de assassinato em 1996. Ao contrário do irmão mais velho, que era conhecido pela extravagância e comportamento errático e violento, Qusay Hussein mantinha a discrição. Ele era casado com a filha de um oficial do alto escalão militar e possuíam três filhos.[1] Um de seus filhos, Mustapha Hussein (nascido em 3 de janeiro de 1989 em Ticrite) foi morto ao lado do pai em um tiroteio com tropas dos EUA. Os outros dois são presumidos vivos, mas seus paradeiros são desconhecidos.[2]

Qusay era considerado o responsável pelas forças de segurança interna e possivelmente dirigia também o serviço de inteligência iraquiano (SSO). Também tinha alguma autoridade sobre a Guarda Republicana e outras unidades militares iraquianas.

Referências

Ligações Externas[editar | editar código-fonte]