Rádio Gazeta (Santa Cruz do Sul)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita fontes confiáveis e independentes, o que compromete sua credibilidade (desde março de 2017). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Rádio Gazeta
Rádio Gazeta
Propaganda da Rádio Gazeta na esquina das ruas Marechal Floriano] e Joaquim Murtinho.
Gazeta Comunicações Ltda.
País  Brasil
Frequência(s)
Sede Santa Cruz do Sul, RS
Slogan Rádio Gazeta, a rádio da sua terra
Fundação
Pertence a Gazeta Grupo de Comunicações
Proprietário(s) André Luis Jungblut
Idioma Língua portuguesa
Prefixo
  • ZYK 340 (AM)
  • ZYD 595 (FM)
Cobertura Vales do Rio Pardo e Taquari, região central do RS
Página oficial
Redação Rádio Gazeta

A Rádio Gazeta é uma estação de rádio brasileira com sede em Santa Cruz do Sul, no Rio Grande do Sul. Opera nas frequências 1180 kHz AM e 101,7 MHz FM. É a emissora pioneira da Gazeta Grupo de Comunicações na radiodifusão. Sua programação desenvolve uma mescla harmônica entre informação e entretenimento, com jornalismo, esporte, serviços e músicas segmentadas. Além da busca constante pela qualidade, em técnica e conteúdos, a emissora sustenta sua atuação no envolvimento permanente com seus públicos. Neste propósito, busca sempre contar os fatos do local onde acontecem e apoia ou promove ações beneficentes, educativas e comerciais.

Com foco local/regional, a Rádio Gazeta conquista novos ouvintes a cada dia e mostra um histórico de liderança absoluta no Ibope Maria Regina Eichenberge todas as demais pesquisas. Em 2009 o Instituto Méthodus entrevistou 2.000 mil gaúchos e apontou a Rádio Gazeta como emissora AM mais ouvida do interior do Estado; uma das mais citadas em todo o RS. Em 2010, a pesquisa NUPES UNISC aponta audiência de 87,8 por cento na cidade de Santa Cruz do Sul.

Situada no município polo da região meso-oriental do Rio Grande do Sul, a emissora sustenta sua vocação de veículo local/regional ao desenvolver suas ações sempre com o olhar voltado ao quotidiano de pessoas vinculadas a este território, de longe ou de perto. Sua abrangência contempla a área conhecida como Região dos Vales (dos rios Pardo, Jacuí, Taquari) com mais de 700 mil habitantes distribuídos em cerca de 50 municípios. O tom intimista, neste foco, se anuncia pelos slogans: “a rádio da sua terra” e “a voz de Santa Cruz do Sul”.

História[editar | editar código-fonte]

A Rádio Gazeta AM foi a primeira emissora da Gazeta Grupo de Comunicações. Até então, existia apenas o Jornal Gazeta do Sul. A rádio entrou no ar no final de 1979, ainda em fase de testes. Até a inauguração oficial, em maio de 1980, a programação era composta somente por músicas. Nesse período, a direção da Gazeta Grupo de Comunicações começou a organizar a equipe que iria trabalhar no novo veículo. Cerca de 14 pessoas foram chamadas, entre técnicos, locutores, produtores e vendedores.

O primeiro endereço da Rádio Gazeta foi em um prédio na Rua Marechal Floriano, onde hoje funciona uma filial da rede de lojas TaQi. Inicialmente a emissora operava com apenas 1 KW de potência. Era o suficiente para cobrir Santa Cruz e atingir as cidades vizinhas. A frequência era 1.360 kHz. A inauguração, no dia 28 de maio de 1980, contou com uma grande festa. A solenidade teve a presença do então Ministro das Comunicações do presidente João Figueiredo, Haroldo Corrêa de Mattos. O início oficial das transmissões foi justamente com a cobertura da inauguração e com registros das presenças ilustres.

A programação começou principalmente com músicas. Programas como Gazeta Tempo 80 e Radioesportes Gazeta logo começaram a se destacar. Entre os primeiros locutores estão Ernani Aloísio Iser, Valentim Miguel Fischborn, João Fernando Vighi, Flávio Falleiro, Paulo Beneduzzi, Rui Alberto Kaercher, José Augusto Borowsky e Norberto Frantz. Alguns desses nomes seguem até hoje na emissora, como é o caso de Paulo Beneduzzi, João Fernando Vighi e de Flávio Falleiro, atual Diretor de Rádios da Gazeta Grupo de Comunicações.

Ainda na década de 80, a Rádio Gazeta alterou a frequência para 1.420 Khz. Em 1987, houve uma nova mudança, dessa vez para os atuais 1.180 Khz. A potência também aumentou de 1 kW para 10 kW. A partir daí, o sinal da emissora passou a cobrir boa parte da região central do Rio Grande do Sul.

Com o passar dos anos, a programação sofreu alterações. O jornalismo e o esporte ganharam mais espaço. Em agosto de 2006, o sinal da Gazeta passou a ser disponibilizado também pela internet. Com isso, ouvintes de várias partes do mundo podem sintonizar a programação da emissora. Em maio de 2011, foi a vez da estreia da nova página da emissora na internet, com a oferta de notícias e áudios e mais interatividade através de blogs e redes sociais.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre Rádio é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.