Rádio Globo Minas

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
NoFonti.svg
Esta página ou secção cita fontes confiáveis e independentes, mas que não cobrem todo o conteúdo (desde dezembro de 2016).
Por favor, adicione mais referências inserindo-as no texto ou no rodapé. Material sem fontes poderá ser removido.—Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Rádio Globo Minas
{{{alt}}}
Rádio Tiradentes Ltda.
País  Brasil
Frequência(s) 1150 kHz AM
Sede Belo Horizonte, MG
Slogan Vamos juntos!
Fundação 21 de abril de 2002 (15 anos)
Extinção 12 de dezembro de 2016 (8 meses)
Fundador Roberto Marinho
Pertence a Sistema Globo de Rádio (Grupo Globo)
Proprietário(s) José Roberto Marinho
Afiliações Rádio Globo
Idioma Língua portuguesa
Prefixo ZYL 283
Página oficial http://www.radioglobo.com.br

Rádio Globo Minas foi uma emissora de rádio brasileira sediada em Belo Horizonte, capital do estado de Minas Gerais. Operava no dial AM, na frequência 1150 kHz, e era uma emissora própria da Rádio Globo.

História[editar | editar código-fonte]

A Rádio Globo havia ocupado o dial de Belo Horizonte nos anos 80, através da antiga Rádio Tiradentes, que operava nos 1150 kHz. Nos anos 90, a rádio foi substituída pela CBN e só retornou em 21 de abril de 2002, quando foi inaugurada a Rádio Globo Minas. Nesta data, José Carlos Araújo e Osvaldo Reis dividiram a narração do clássico Atlético-MG e Cruzeiro para marcar a reestreia da emissora.

A Rádio Globo Minas passou a maior parte da década de 2000 retransmitindo os programas da rede, salvo as versões locais do Manhã da Globo, Globo Esportivo e Panorama Esportivo. Em 2013, para aumentar a concorrência com as líderes Rádio Itatiaia e Rádio Inconfidência, a emissora expandiu sua programação local com a estreia da versão local do A Hora É Agora, apresentado por Sandra Pedrosa e Carlos Antônio, e a ampliação em uma hora de duração do Globo Esportivo. Em 2016, a equipe esportiva da emissora passou a fazer dobradinha com a CBN Belo Horizonte, formando a Seleção Rádio Globo/CBN a exemplo do que já acontecia em São Paulo e Rio de Janeiro.

Em 5 de dezembro de 2016, o Sistema Globo de Rádio anunciou o encerramento das atividades da Rádio Globo Minas para o dia 12 de dezembro, bem como a demissão de vários profissionais da emissora. Segundo Igor Pinheiro Binder, coordenador de comunicação do SGR, a medida foi tomada devido aos custos de operação, bem como o objetivo de relançar a emissora em FM no ano seguinte. A partir da mudança, a CBN Belo Horizonte voltará a ocupar os 1150 kHz onde já havia transmitido entre a década de 1990 e 2002.[1][2]

Referências

  1. «Rádio Globo fecha as portas em BH». O Tempo. 5 de dezembro de 2016. Consultado em 5 de dezembro de 2016 
  2. Massaro, Carlos (6 de dezembro de 2016). «Extra: Rádio Globo confirma saída de Belo Horizonte. CBN assume o canal». TudoRádio.com. Consultado em 6 de dezembro de 2016 

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre Rádio é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.