Rádio Globo Minas

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Rádio Globo Minas
{{{alt}}}
Rádio Tiradentes Ltda.
País  Brasil
Frequência(s) 1150 kHz AM
Sede Belo Horizonte, MG
Slogan "Vamos juntos!"
Fundação 21 de abril de 2002 (13 anos)
Fundador Roberto Marinho
Pertence a Sistema Globo de Rádio (Grupo Globo, anteriormente Organizações Globo)
Proprietário José Roberto Marinho
Género Música, Jornalismo, Entretenimento, Esportes.
Afiliações Rádio Globo
Idioma Língua portuguesa
Prefixo ZYL 283
Nome(s) anterior(es) Rádio Tiradentes,CBN
Sítio oficial http://www.radioglobo.com.br

A Rádio Globo Minas é uma estação de rádio brasileira com sede em Belo Horizonte, MG. Pertence ao Grupo Globo e transmite a programação da Rádio Globo, além de gerar programas locais. Opera na frequência 1150 kHz AM.

História[editar | editar código-fonte]

A Rádio Globo Minas retomou suas atividades na capital mineira em 21 de abril de 2002, no clássico Atlético e Cruzeiro, quando José Carlos Araujo e Osvaldo Reis o "Pequetito" dividiram a narração do maior clássico Mineiro. emissora própria do Sistema Globo de Rádio, ocupa a frequência de 1150 kHz AM no dial de Belo Horizonte. essa frequência abrigou uma das mais ouvidas rádios de Belo Horizonte, a Rádio Tiradentes. Nos anos 80, mudou seu nome para Rádio Globo e mais tarde nos anos 90, mudou para Rádio CBN e em 21 de abril de 2002, voltou a ser Rádio Globo, tem horários locais e retransmite a Rede Globo Brasil de Rádio.

Possui hoje em seus quadros alguns dos maiores nomes do rádio mineiro e brasileiro e carece de um pouco mais de potência para atingir com som claro e forte toda a região central de Minas. Opera com 50kw, mas às 18:00 é obrigada por lei a diminuir a sua potência a 5kw, quando sofre interferência da Rádio Tupi de São Paulo que opera durante à noite com 100kw e durante o dia com 150kw. Possui uma equipe de esportes, comandada por Marcos Guiotti, duas vezes vencedor do prêmio Ayrton Senna de jornalismo. A emissora retransmite atualmente os programas gerados pela Rádio Globo São Paulo entrando poucas vezes em rede com a matriz do Rio de Janeiro.Desde julho de 2013, vem colocando aos poucos a programação local (visando concorrer com emissoras tradicionais na capital mineira como Inconfidência e Itatiaia), especificamente no que ocorre no Rio(desde o segundo semestre de 2012) e São Paulo(a partir de julho de 2013) onde principalmente o Panorama Esportivo, que anteriormente dividia com São Paulo e tendo o Esporte @ Globo e o Globo Esportivo que passou a ter 2h de duração, além de ter outros programas ainda há serem definidos. Estreou recentemente o novo matinal "A Hora é Agora" cuja 1h30 de conteúdo é gerado da capital mineira tendo a apresentação de Sandra Pedrosa e Carlos Antônio.a rádio veicula também durante a programação o boletim "BH em 1 minuto" com as notícias do momento na capital mineira e na região metropolitana.a Globo é uma das emissoras de rádio da capital mineira e região metropolitana a realizar a migração do AM para o FM(no caso de BH para a faixa estendida de FM).

Equipe de esportes local[editar | editar código-fonte]

  • Comandada por Marcos Guiotti, que também atua como comentarista. As transmissões são em conjunto com a CBN.
  • Osvaldo Reis e Hércules Santos, narradores;
  • Vinicius Grissi e Marcos Guiotti, comentaristas;
  • Fábio Pinel (setorista Cruzeiro), Emerson Pancieri (setorista Atlético-MG) e Vinicius Grissi (setorista América-MG), repórteres.
  • Emerson Pancieri e Fábio Pinel,Plantão Globo.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre Rádio é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.