Rádio Imembuí

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Rádio Imembuí
Rádio Imembuí S.A.
País  Brasil
Frequência(s) 101.9 MHz FM
Antiga frequência:
AM 960 kHz (1942-2017)
Sede Santa Maria, RS
Fundação 13 de fevereiro de 1942 (78 anos)
Pertence a Cláudio Zappe
Afiliações Rede Band SAT Sul
Idioma Língua portuguesa
Prefixo ZYW 497
Prefixo(s) anterior(es) ZYK 291 (19??-2018)
Dados técnicos Classe: A2
RDS: Não
Página oficial www.imembui.com.br

A Rádio Imembuí é uma estação de rádio brasileira com sede em Santa Maria, RS. Opera na frequência 101.9 MHz FM.

História[editar | editar código-fonte]

A radiofonia na cidade de Santa Maria, teve início na década de 1940, com a instalação da Rádio Imembuí que foi originária da antiga propaganda falada, uma série de alto-falantes instalada na primeira quadra da Rua Dr. Bozano, hoje o calçadão. A sede era no 1 andar do prédio situado na esquina da Rua Dr. Bozano com a Rua do Acampamento, em frente à Praça Saldanha Marinho.

Suas primeiras atividades iniciaram por meio de um edital publicado no jornal A Razão, no dia 26 de janeiro de 1942. O referido edital convocava os acionistas para uma reunião às 20 horas do dia 13 de fevereiro do mesmo ano, nas dependências do Clube Caixeral Santa-mariense. Nesta reunião, os acionistas, ou seja, os subscritores de ações realizaram a Assembleia Geral de Constituição e elegeram a diretoria, que foi composta dos seguintes senhores: Dr. Oliva Leite (Diretor Superintendente), Dr. Carlos Brenner (Vice-presidente), advogado e fazendeiro e Gracileu Vaz da Silva.

Seus primeiros funcionários foram: Edith Rau, Murias Bastos, Pacifico de Assis Berni, Jarbas Berguerestein, Mercedes Alencar, Petronius Cabral, Rodolfo Schwartz, Frederico Germano Kalue, conhecido como Fred Germano, Cezar Asteggiano de Ugalde, Quintino Prol e Ari Faraco (encarregado de vendas).

Da sede inicial a Imembuí mudou-se para o 1º andar do prédio localizado na esquina da Rua Dr. Bozano com a Rua Floriano Peixoto, dali para a Rua Dr. Bozano, na 1ª quadra e depois para a Rua Venâncio Aires, onde permaneceu até o início da primeira década deste século, quando mudou-se para suas instalações junto à antena, na saída para São Pedro do Sul.

O primeiro programa radiofônico De ouvinte para Ouvinte era escrito por Mercedes de Alencar e apresentado por Frederico Germano Kalue (vulgarmente conhecido como Fred Germano). Este programa era patrocinado pela Casa Lang e Relojoaria Klotz. Outro programa era apresentado por Francisco dos Santos. O nome do programa era Olha a Buzina.

A Rádio Imembuí, a pioneira, teve atuação marcante na década de 1950 e 1960 com novelas radiofônicas, programas de auditório, transmissão de festas, eventos esportivos e desfiles e muitos outros eventos, servindo até o presente à comunidade santa-mariense e região. Entre os locutores dessa época está o jornalista Paulo Flores, que também atuou depois na TV Imembuí. Seu proprietário é o jornalista Claudio Zappe, que já foi proprietário da Rádio Guarathan.

É emissora integrante da Rede Band SAT Sul desde 2 de julho de 2012, em substituição à Rede Gaúcha SAT, que implantou uma emissora própria em Santa Maria.

Equipe Esportiva[editar | editar código-fonte]

  • Narradores: Vicente Paulo Bisogno, Tiago Nunes, Marion Bitencourt e André Campos.
  • Reportagem: Angélica Varaschini e Paulo Oliveira.
  • Comentário: Ian Tâmbara e Sérgio Savian
  • Plantão: Carlos Nunes e Renato Oliveira
  • Técnica de externas: Altamir Ramos

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre Rádio é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.