Saudade FM

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Rádio Saudade)
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Saudade FM
{{{alt}}}
Logotipo usado antes da troca de frequência no FM
Rádio RSC Frequência Modulada Ltda.
País  Brasil
Cidade de concessão Cubatão, SP
Frequência(s) FM 99.7 MHz
Antigas frequências:
FM 100.7 MHz (2007-2017)
AM 930 kHz (2015-2017)
Sede Santos, SP
Slogan Eu amo essa rádio
Fundação 6 de dezembro de 2007 (12 anos)
Pertence a Empresa de Comunicacao PRM
Idioma (português brasileiro)
Prefixo ZYM 717
Emissoras irmãs
Cobertura Baixada Santista, parte do Litoral Norte SP e Vale do Ribeira.
Dados técnicos Potência: 15.8 Kw
Classe: A2
RDS: Sim
Webcast Ouça ao vivo
Página oficial www.saudadefm.com.br
CBN Santos
(em FM 99.7 MHz)
013 FM (em FM 100.7 MHz)

Saudade FM é uma estação de rádio brasileira de Santos com atuação em toda a Baixada Santista, a rádio pertence Fundação Victório Lanza[1] a mantenedora da Unimonte (Universidade Monte Serrat, de Santos), O RETRÔ está presente nos hábitos, no comportamento e na vida das pessoas. Os jovens dos anos 60, 70, 80 e 90 carregam na veia a miscelânea cultural das décadas que mudaram o mundo[2].

Fundada em 6 de dezembro de 2007, a Saudade FM tem como objetivo resgatar a boa música, valorizando o sentido que o rádio já teve no passado, o rádio companheiro, o rádio confidente, o rádio amigo.

História[editar | editar código-fonte]

Desde maio de 2007 a rádio transmitia apenas músicas, sem comerciais, sem vinhetas e sem identificação, apenas a programação era interrompida na "Voz do Brasil". Nos últimos dias uma vinheta que finalmente revelou o nome da rádio: Saudade FM. Porém ainda não há locuções nem comerciais. A grade musical da nova emissora de Santos tem atraído os ouvintes pela mescla de hits do passado, consagrados tanto no FM, como também nas antigas rádios AM. São sucessos que vêm dos anos 1950 até 2000. De acordo com o horário ouve-se de Frenéticas a Elton John, de Wanderléa a Bee Gees, Sidney Magal a Celly Campelo, Benito di Paula, além de diversas versões de "Ave Maria no Morro".

A Saudade FM[3] pode ser sintonizada sem dificuldades em toda Baixada Santista. Para quem segue da capital até o litoral já é possível a emissora a partir da descida da Serra do Mar pela Via Anchieta e principalmente pela Rodovia dos Imigrantes. Podem ocorrer conflitos de sinais em algumas áreas da região, já que a Saudade FM está próxima à Jovem Pan 2 FM 100.9 de São Paulo[4] (seja no dial e também na distancia física entre as duas emissoras). Já nos municípios litorâneos próximos a Santos essa dificuldade é praticamente nula. Opera nos 100.7 MHz em FM com potência de 3 000 watts (3 kW) classe B1[5].

Desde o dia 22 de setembro a frequência 930 AM que anteriormente transmitia a Rede do Bem FM passou transmitir a Saudade FM que antes pertencia a Rádio Cultura de Santos. Em 1º de fevereiro de 2017, passou a ser transmitida na frequência FM 99.7 MHz, após fechar acordo com o Grupo Alvorada de Comunicação. A parceria tem duração inicial de 4 anos e, provisoriamente, a Saudade FM irá operar simultaneamente em duas frequências até consolidar o público. A emissora substituiu a CBN Santos, que foi encerrada no dia anterior.[6]

Em 31 de março de 2017, deixou o dial AM após a migração da concessão e retorno das operações da Rádio Cultura. Em 31 de maio de 2017, deixou a frequência 100.7 e passou a operar somente na frequência do Grupo Alvorada. A Saudade FM foi substituída pela 013 FM.[7]

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre Rádio é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.