Radio VKS

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Rádio VKS)
Radio VKS
Radio VKS
Álbum de estúdio de Valkyrias
Lançamento 4 de dezembro de 2010[1]
(veja abaixo o histórico de lançamento)
Gravação 2009—2010
Gênero(s)
Duração 54:08
Idioma(s) Português, Inglês
Formato(s) CD, download digital
Gravadora(s) Som Livre
Produção Deeplick
Cronologia de Valkyrias
"Feel Good"
(2010)
Singles de Valkyrias
  1. "Dar Certo"
    Lançamento: 17 de setembro de 2009
  2. "Feel Good"
    Lançamento: 6 de janeiro de 2010
  3. "Last Chance"
    Lançamento: 29 de julho de 2010

Radio VKS é o álbum de estreia do girl group pop brasileiro Valkyrias, lançado originalmente em 4 de Dezembro de 2010 pela editora discográfica Som Livre. O primeiro single do álbum foi lançado em 17 de setembro de 2009, a faixa "Dar Certo", que um bom desempenho para um single de estreia. Algumas faixas do álbum foram disponibilizadas no myspace oficial do grupo durante o ano de 2010, conforme eram gravadas, porém sem serem colocadas para download, sendo que em 3 de dezembro de 2010, um dia antes de ser lançado oficialmente, o álbum podia ser achado para download[1]. O álbum traz a produção do DJ e produtor Deeplick, responsável por trabalhos com artistas como Skank, Wanessa, Vanessa da Matta, Cláudia Leitte, Shakira e John Legend[2].

Antecedentes[editar | editar código-fonte]

Em 2007 Débora Cidrack conheceu Selma Lins através de um concurso musical do programa Domingão do Faustão, desenvolvendo grande afinidade musical e pessoal entre as cantoras, que passaram a cantar juntas. Em 2009 Selma, que já conhecia Gabriela Nader, convidou a cantora para integrar um grupo com ela e Débora. Compartilhando a mesma paixão pela música pop e a vontade de entrarem para o cenário musical, as cantoras uniram-se a um empresário que tornou possível a elaboração de um projeto moderno e adequado ao atual mercado musical.

Ao se conhecerem, cada integrante agregou algo musicalmente ao grupo. Selma Lins foi por muitos anos modelo, morando em países como Estados Unidos e Japão, onde desenvolveu sua paixão pela música, alternando seu trabalho com a moda com algumas apresentações como cantora em Tóquio, onde aprendeu a levar a postura das passarelas para o palco[3]. Débora Cidrack, após 5 anos de aula de canto lírico, participou de diversas bandas de diversos estilos musicais como pop-rock, soul, jazz e blues[3]. Já Gabriela Nader, criada nos Estados Unidos da América, aderiu ao grupo a cultura da música americana R&B[3]. A partir de então o grupo começou a compor suas canções[3].

Produção e tema[editar | editar código-fonte]

A maioria das canções são compostas pelas três integrantes do grupo, Débora Cidrak, Selma Lins e Gabriela Nader, explorando temas recorrentes no universo jovem, como festas, azaração, jogos amorosos e principalmente feminismo, o grande tema do álbum. Após o início das composições e os arranjos pré-formados no piano as Valkyrias passaram a procurar um produtor que atendesse ao estilo que o grupo gostaria de seguir, uma sonoridade que seguisse tendências mundiais, unindo o electropop com synthpop e tons de R&B, completamente diferente do pop deficiente brasileiro[4]. Na busca, o grupo destacou o produtor e DJ Deeplick, conhecido por trabalhos como as canções "Ai, Ai, Ai..." de Vanessa da Mata, o remix de "One Last Cry" de Marina Elali, "Não Me Leve a Mal" e Fly" de Wanessa, "As Máscaras (Se Deixa Levar)" de Claudia Leitte e os remixes oficiais do álbum She Wolf de Shakira[5][6].

Com as produções encaminhadas, o grupo passou a procurar uma gravadora que atendesse o desejo de lançar um trabalho moderno e seguindo das tendências musicalmente mundiais. As Valkyrias chegaram a serem contatadas por várias editoras discográficas, surgindo rumores de que o grupo estaria quase certo com a Universal Music, porém após várias audições com outras gravadoras, o grupo assinou com a Som Livre. Segundo o grupo o interesse das gravadoras surgiu pela banda se mostrar com um material pronto e com o grupo formado e consolidado[4]. O grupo trabalhou no álbum cerca de dois anos, tempo dividido entre composição da letra das canções e das melodias, busca por uma gravadora que atendesse as vontades de trabalhar com um gênero pop diferente do normal brasileiro e produção e arranjos das canções[8].

Com as canções encaminhadas e o contrato com a gravadora assinado, as Valkyrias passaram a trabalhar no nome do álbum, que primeiramente se chamaria apenas Valkyrias, um homônimo do nome do grupo, em referência às guerreiras mitológicas que alcançavam seus objetivos sem ajuda de homens. Porém após vários testes o nome final para o álbum ficou como Radio VKS. "Radio" é uma homenagem a todas as rádios do Brasil, além da referência do álbum da banda RPM Rádio Pirata, e "VKS" é referência à sigla adotada pelo grupo para encurtar o nome 'Valkyrias', como um logotipo, sendo também o nome da canção que abre o álbum[11].

Promoção[editar | editar código-fonte]

Em 17 de Setembro de 2009 foi lançada oficialmente a primeira canção do grupo, "Dar Certo", com exclusividade pela rádio 89 FM, passando também por outras rádios como Mix, Dumont, Gazeta FM, Band FM, Alpha e Transamérica, sendo que devido a grande aceitação, a canção foi passada a outras dezenas de rádios do país. O single alcançou a posição trigésima quarta no Hot 100 Brasil e a décima quarta no Hot Dance Club Play. O videoclipe do single, lançado oficialmente em 19 de novembro de 2009, foi dirigido por Fernando Andrade, irmão do apresentador Luciano Huck, conhecido pelo vasto trabalho como diretor, como o documentário Coração Vagabundo de 2008[12]. O vídeo estreou na MTV, onde alcançou a sétima posição no Top 10 MTV. No mesmo mês o grupo foi entrevistad pelo programa Pânico, na rádio Jovem Pan, ganhando notoriedade[13].

Em 6 de Janeiro de 2010 é lançado o segundo single, Feel Good, lembrando o electropop e o synthpop feito por cantoras como Lady Gaga e Kesha[14], alcançando a trinta e dois no Hot 100 Brasil, vinte no Hit Parade Brasil e a quatro no Hot Dance Club Play. Em 30 de janeiro de 2010 as Valkyrias foram convidadas pelo rapper americano Akon para se apresentar como número de abertura da Brazilian Tour, turnê exclusiva do cantor no Brasil.

Em 6 de Fevereiro foi a vez do grupo abrir a turnê I Am... Tour, da cantora Beyoncé, no Brasil. No entretanto o grupo não chegou a se apresentar, devido a forte chuva região horas antes do início do show, o que acabou estragando alguns dos aparelhos do espetáculo[15]. Em 25 de março o grupo foi entrevistado pelo apresentador Jô Soares no Programa do Jô, onde divulgou o single, sendo classificada pelo apresentador como "a nova cara do pop"[16]. Na mesma época, em entrevista à MTV, as Valkyrias disseram que a intenção do grupo é quebrar os tabus de que um grupo pop brasileiro formado por mulheres não teria seu espaço.[17].

Em 27 de março as Valkyrias novamente foram convidadas para e apresentar como número de abertura de uma turnê internacional. Na ocasião, a Mi Plan Tour, turnê da cantora Nelly Furtado que passava pelo Brasil. Em 19 de maio e 20 de maio o grupo se apresentou como abertura do show do cantor Chris Brown no Brasil. Em 29 de Julho de 2010 é lançado o terceiro single do grupo, Last Chance, alcançando a posição quarenta e sete no Hot 100 Brasil.

Críticas profissionais
Avaliações da crítica
Fonte Avaliação
Visto Livre 5 de 5 estrelas. [9]
Livraria Cultura 4 de 5 estrelas. [18]
Esta tabela precisa de ser acompanhada por texto em prosa. Consulte o guia.

Faixas[editar | editar código-fonte]

N.º TítuloCompositor(es) Duração
1. "Radio VKS (Intro)"  Débora Cidrack 0:10
2. "VKS"  Débora Cidrack, Selma Lins, Gabriela Nader 4:34
3. "Feel Good"  Débora Cidrack, Selma Lins, Gabriela Nader 4:15
4. "Dar Certo"  Débora Cidrack, Selma Lins, Gabriela Nader 3:28
5. "Meninas"  Selma Lins, Gabriela Nader 4:43
6. "Falta de Você"  Débora Cidrack, Gabriela Nader 4:34
7. "Last Chance"  Débora Cidrack, Selma Lins, Gabriela Nader 3:40
8. "Joyride"  Débora Cidrack, Selma Lins, Gabriela Nader 4:08
9. "All I Wanna Do"  Débora Cidrack, Selma Lins, Gabriela Nader 3:25
10. "Sempre Bom"  Débora Cidrack, Selma Lins, Gabriela Nader 3:52
11. "Super Mulher"  Débora Cidrack, Selma Lins, Gabriela Nader 4:24
12. "Bem Me Quer"  Débora Cidrack, Selma Lins, Gabriela Nader 3:57
13. "Feel Good (Remix)"  Débora Cidrack, Selma Lins, Gabriela Nader 6:32
14. "VKS (Remix)"  Débora Cidrack, Selma Lins, Gabriela Nader 4:11
Bonus: download digital
N.º TítuloCompositor(es) Duração
15. "Escrito nas Estrelas"  Débora Cidrack, Selma Lins, Gabriela Nader 3:23
16. "Te Amo (Rihanna cover)"  Rihanna, Mikkel S. Eriksen, Tor Erik Hermansen, James Fauntleroy II 3:28

Singles[editar | editar código-fonte]

Histórico de lançamento[editar | editar código-fonte]

O site da Livraria Cultura, noticiou que estariam disponibilizando no mesmo dia as cópias do primeiro álbum das Valkyrias, sendo o primeiro site à colocar a venda em parceria com a Som Livre o trabalho de estreia do grupo[18].

País Data Formato Gravadora
 Brasil 4 de dezembro de 2010[18][23] CD, download digital Som Livre
Portugal Portugal 10 de janeiro de 2010[23]
 Estados Unidos 2 de fevereiro de 2011[24] download digital

Referências

  1. a b «I Love Music Pop: Radio VKS». Radio VKS. 10 de Dezembro de 2010. Consultado em 10 de Fevereiro de 2010 
  2. «Valkyrias chegam com o hit "Dar Certo"». Duostereo. Consultado em 13 de janeiro de 2010. Arquivado do original em 26 de janeiro de 2010 
  3. a b c d «My Space Valkyrias». My Space Valkyrias. Consultado em 13 de janeiro de 2010 
  4. a b c «Valkyrias sobre Deeplick». VKS sobre Deeplick. 9 de Dezembro de 2010. Consultado em 10 de Dezembro de 2010 
  5. «Deeplick discografia 1». Deeplick discografia 1. 9 de Dezembro de 2010. Consultado em 10 de Dezembro de 2010 
  6. «Deeplick disgografia 2». Deeplick disgografia 2. 9 de Dezembro de 2010. Consultado em 10 de Dezembro de 2010 
  7. «Abri.com». Editora Abril - Contigo. 9 de Dezembro de 2010. Consultado em 10 de Dezembro de 2010 
  8. «Radio VKS Produção». Bom Dia.com. 9 de Dezembro de 2010. Consultado em 10 de Dezembro de 2010 
  9. a b «Visto Livre». Visto Livre. 10 de Dezembro de 2010 
  10. «Globo.com». Globo.com. 9 de Dezembro de 2010. Consultado em 10 de Dezembro de 2010 
  11. «Valkyrias explicam nome do álbum». LR1 Entrevista. 9 de Dezembro de 2010. Consultado em 10 de Dezembro de 2010 
  12. «Claudia.Abril.com». Fernando Andrade dirige clipe de Valkyrias. 9 de Dezembro de 2010. Consultado em 10 de Dezembro de 2010 [ligação inativa]
  13. «Hoje no Pânico da Jovem Pan a banda Valkyrias.». Jovem Pan FM. Consultado em 26 de janeiro de 2010 [ligação inativa]
  14. Valkyrias «G1.Globo.com» Verifique valor |url= (ajuda). Valkyrias pegam carona em popstars internacionais. 9 de Dezembro de 2010. Consultado em 10 de Dezembro de 2010 
  15. «R7.com/entretenimento». Valkyrias abrem show de Beyonce no Brasil. 9 de Dezembro de 2010. Consultado em 10 de Dezembro de 2010 
  16. Banda Valkyrias é a atração do Programa do Jô desta quinta, dia 25 Rede Globo de Televisão - acessado em 22 de julho de 2010
  17. Chris Brown no Brasil: Valkyrias abrem o show. Saiba mais sobre o trio Portal OUL - acessado em 22 de julho de 2010
  18. a b c «Livraria Cultura». Radio VKS. 10 de Dezembro de 2010. Consultado em 4 de dezembro de 2010 
  19. «Cópia arquivada». Consultado em 11 de dezembro de 2010. Arquivado do original em 7 de abril de 2010 
  20. [1]
  21. a b Valkyrias Portal de notícias Globo - acessado em 22 de julho de 2010
  22. Lorena Arquivado em 20 de junho de 2010, no Wayback Machine. Maxpopmusic - acessado em 22 de julho de 2010
  23. a b «Radio VKS Lançado». Correio. 9 de Setembro de 2010. Consultado em 10 de Setembro de 2010 
  24. «Amazon.com: Radio VKS». Amazon (em inglês). 7 de Dezembro de 2010. Consultado em 10 de Fevereiro de 2010