Rádio Vida FM

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Rádio Vida FM
{{{alt}}}
Rádio Vida FM Ltda.
País  Brasil
Frequência(s) 96.5 MHz
Sede São José dos Campos, SP (outorga)
São Paulo, SP (estúdios)
Slogan A vida é tudo de bom
Fundação 8 de abril de 2014
Proprietário Carlos Apolinário
Género Gospel
Afiliações Em breve - (88.1 MHz -Rio de Janeiro)
Idioma (em português)
Prefixo ZYM 695
Cobertura 150 Km
Potência 100 kW
RDS Sim
Nome(s) anterior(es) Rádio Gospel
Sítio oficial http://www.vidafm.com.br/

A Rádio Vida FM é uma estação de rádio brasileira, com outorga para operação na cidade de São José dos Campos, e tem cobertura para toda a Grande São Paulo, Vale do Paraíba e Litoral Norte. Além de estar disponível na frequência 96.5 em São Paulo, a programação da Rádio Vida em breve será transmitida na frequência 88.1 MHz no Rio de Janeiro.

História[editar | editar código-fonte]

A rádio foi fundada por Carlos Apolinário, depois deste adquirir a concessão da frequência 96.5 MHz de Orestes Quércia. Antes de se chamar Rádio Vida, se chamava Rádio Gospel e era dirigida pela Igreja Internacional da Graça de Deus.

Área de concessão[editar | editar código-fonte]

A frequência 96.5 em São Paulo, tem sua cobertura questionada desde o início dos anos 2000, quando ainda pertencia a Orestes Quércia[1] . A concessão para atuação da rádio é para o município de São José dos Campos, no Vale do Paraíba, devendo a rádio atuar exclusivamente nesta região. Ao deslocar os transmissores para Mogi das Cruzes e instalar o estúdio na cidade de São Paulo, a rádio também era sintonizada em toda a Grande São Paulo e Litoral Norte e estaria, portanto, operando sob força de liminar judicial. Em Março de 2014 estavam em situação semelhante outras 15 rádios da mesma região, segundo o Ministério Público Federal.[2] [3]

Três semanas após a interrupção da transmissão em São Paulo, a direção artística da Rádio Vida assumiu que o motivo da interrupção da transmissão em São Paulo foi em decorrência da apreensão e lacração dos transmissores pela Anatel e Polícia Federal, situação que não foi revertida, mesmo após apelos à justiça. Diante da impossibilidade de operar em 96.5, Juanribe Pagliarin (presidente da Rádio Vida) arrendou outra emissora, a FM 92.5 MHz, desta vez com outorga para a cidade de São Paulo. A Rádio Vida Ltda encerrou, portanto, suas transmissões em 28 de Fevereiro de 2014 e toda sua programação migrou para a Rádio Feliz FM, após 20 dias.

Retorno das operações[editar | editar código-fonte]

A direção da Rádio Vida foi devolvida aos proprietários e em 8 de abril de 2014, após decisão liminar da justiça, a Rádio Vida voltou a operar sob nova direção artística.

Fim das operações no FM 96.5 MHz[editar | editar código-fonte]

Em 25 de junho de 2015, após um ano da mesma ação praticada, técnicos da Anatel cortaram o sinal da Rádio Vida na frequência 96.5 FM de São Paulo sob acusações de irregularidades em sua documentação e de que a rádio teria transferido sua antena de transmissão de São José dos Campos (onde encontrava-se a concessão da emissora) para Moji das Cruzes sem autorização da Agência Nacional de Telecomunicações para que o sinal pudesse chegar mais forte na capital paulista, a direção da rádio nega qualquer acusação em sua página do Facebook e continua operando normalmente na internet.

Nota: Atualmente a emissora era líder no segmento religioso e ocupava a 4ª posição do ranking geral de audiência na cidade de São Paulo, ficando atrás apenas da Band FM, Nativa FM e TransContinental.

Retorno das operações nos 96.5 MHz[editar | editar código-fonte]

Por volta das 19h00 do dia 8 de julho de 2015, após 13 dias fora do ar e mantendo sua grade somente via internet, a emissora voltou a retransmitir sua programação no FM 96.5 MHz de São Paulo e, de acordo com o portal Tudo Rádio, ainda não há a confirmação se a emissora obteve algum recurso para poder operar novamente no espectro FM.

Encerramento das transmissões[editar | editar código-fonte]

Em 24 de julho de 2015, a Rádio Vida deixou novamente o dial FM de São Paulo nos 96.5 MHz após sua programação ser interrompida pela 3ª vez consecutiva pela Anatel devido a negação de que sua antena de transmissão permaneça situada em Mogi das Cruzes já que sua sede é na cidade de São José dos Campos, a programação da emissora continua sendo vinculada normalmente pelo APP da rádio através de tablets e smartphones e também na sua página da web.

Retorno das transmissões[editar | editar código-fonte]

Em 11 de setembro de 2015, após um mês e meio fora do ar a Rádio Vida voltou a transmitir sua programação gospel no dial 96.5 MHz de São Paulo, ainda não se sabe de onde está partindo o sinal da emissora já que pela lei da Anatel o sinal deve ser transmitido de sua concessão em São José dos Campos, o que não foi feito das outras vezes e acarretou o fechamento da emissora, depois disso, outras rádios como a Kiss FM e a Top FM tiveram suas torres de transmissão alteradas para a cidade de suas outorgas após essa forte intensificação da Agência Nacional de Telecomunicações, outras rádios nessa situação devem passar por averiguação.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]