Ráuracos

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Ráuricos)
Ir para: navegação, pesquisa
Question book-4.svg
Esta página ou secção cita fontes confiáveis e independentes, mas que não cobrem todo o conteúdo, comprometendo a sua verificabilidade(desde março de 2016). Por favor, adicione mais referências inserindo-as no texto. Material sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)

Os ráuracos ou ráuricos[1], (em latim, Rauraci ou Raurici) foram um povo gaulês da região de Basileia. As suas principais cidades foram Augusta Ráurica (a Augst da atualidade, próxima de Basilea) e Argentovaria (a Horbourg-Wihr dos dias de hoje). O seu território correspondia ao da futura diocese de Basileia.

Os ráuricos uniram-se aos helvécios na sua migração e foram derrotados pelos romanos na batalha de Bibracte[2]. Os restantes membros da tribo regressaram ao seu local de origem e fundaram um ópido no local onde hoje está edificada a catedral de Basileia.

O seu nome foi recuperado nos tempos da Revolução francesa para formar uma república Irmã (a República Rauraciana)[3] que, em 1793, viria a ser integrada na França como departamento de Mont-Terrible.

Notas[editar | editar código-fonte]

  • Este artigo foi inicialmente traduzido do artigo da Wikipédia em espanhol, cujo título é «Ráuracos».

Referências

  1. denominações utilizadas alternativamente de acordo com a Enciclopédia Brasileira Mérito
  2. «Rauriker [Rauraker]». Consultado em 11 de Março de 2016 
  3. «Bâle (évêché)» (em alemão, francês, e italiano). Dicionário Histórico da Suíça. 10 de setembro de 2009. Consultado em 11 de março de 2016 

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

  • Enciclopédia Brasileira Mérito, Editora Mérito S. A., 1967
  • Marie-Nicolas Bouillet e Alexis Chassang (dir.), "Rauraci" artigo no Dictionnaire universel d’histoire et de géographie,‎ 1878
Ícone de esboço Este artigo sobre História ou um(a) historiador(a) é um esboço relacionado ao Projeto História. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.