Rússia bolchevique

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Rússia bolchevique (ou Rússia bolchevista) é um termo genérico que designa o lado dos bolcheviques na Guerra Civil Russa ou, mais especificamente, o governo Russo entre a Revolução de Outubro (7 de novembro de 1917) e a fundação da União Soviética (30 de dezembro de 1922).

O nome oficial do país, então, era República Socialista Federativa Soviética da Rússia (RSFSR); porém, stricto sensu, houve um breve intervalo entre a Revolução de Outubro e a proclamação da RSFSR (e um intervalo ainda maior até a primeira constituição, de 1918), e o termo Rússia bolchevique é particularmente útil para descrever o governo russo, de orientação bolchevique, deste período.

O termo é usado informalmente para distingüir o país da "Rússia soviética", termo que se aplica de maneira mais ampla, historicamente (até 1991); o termo também difere geograficamente, já que em 1917-1922 os bolcheviques ainda controlavam um território muito menor que o da futura União Soviética.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Wiki letter w.svg Este artigo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o. Editor: considere marcar com um esboço mais específico.