RBA TV Santarém

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa


RBATV SANTARÉM
Rádio e TV Tropical Ltda.
Avenida Afonso Pena,25
Tipo Comercial
Cidade de concessão Santarém - Pará
Canais
36 UHF

PSIP : 12.1HD digital

Outros canais 12 VHF(1990-2020)
Rede Rede Bandeirantes
Pertence a Grupo RBA de Comunicação
Presidente Orlando Peixoto (2012-Atual)
Fundação 18 de novembro de 1990 (29 anos)
Cobertura Santarém Mojui dos Campos e Alenquer
Página oficial site indisponível


RBA TV Santarém é uma emissora de televisão brasileira sediada em Santarém, cidade do estado do Pará. Opera nos canais 12 VHF analógico e 36 UHF digital e é afiliada à Rede Bandeirantes. Foi fundada em 18 de Novembro de 1990 por Ubaldo Correa. A emissora foi adquirida em maio de 2012 por Jader Barbalho, que pretende expandir a área de atuação de sua RBA TV para todo o oeste paraense. A RBA TV Santarém conta os programas líderes em audiência o Patrulhão da Cidade, Coruja em Ação com Wilares Sousa (Coruja) e Esporte Total com Anastácio Sousa (Peninha Povão).

História[editar | editar código-fonte]

A RBA TV Santarém entrou no ar no dia 18 de Novembro de 1990, na época TV Santarém com imagens da Rede Bandeirantes. Em 23 de agosto de 1993, a TV Santarém leva ao ar o “Patrulhão da Cidade”, tendo como âncora o radialista Clenildo Vasconcelos, que apresentou a programa durante 21 anos. Em abril de 1996, com o falecimento de Ubaldo Correa em pleno exercício do mandato de deputado federal, o filho dele, Ruy Correa, assumiu a direção das emissoras de rádio e televisão.

A partir de maio de 2012, o grupo Rede Brasil Amazônia (RBA), liderado pela família do senador Jader Barbalho (MDB), encampou a Rádio Tropical de Santarém, passando a denominá-la Rádio Clube do Tapajós.

Em 2013, já na gestão administrativa de Orlando Peixoto, a Emissora contratou o experiente Jornalista Carlos Silva, com passagens pelas maiores emissoras de televisão de Santarém e da Capital paraense.E no mesmo ano também estreou o Jornal RBA Santarém na época com apresentação de Adriana Pessoa e em 2014 pelo jornalista Carlos Silva, até a extinção em 2015.

Em 2015, a RBA TV Santarém foi mais além e estreou o bloco local do Brasil Urgente, o Brasil Urgente Santarém,apresentado pelo jornalista Carlos Silva até sua extinção em 2020.

Em Agosto de 2020 foi construído a nova torre da emissora para instalação da rádio fm e aumentar a antena para alcançar nos lugares distantes.Em Setembro do mesmo ano a RBATV SANTARÉM inova mais uma vez com implantação da Rádio Clube do Tapajós 102.9 FM como parte do projeto das rádios AM migrarem para FM mesmo assim a Rádio Clube do Tapajós AM 650 khz continua funcionando.

Sinal digital[editar | editar código-fonte]

Canal virtual Canal digital Proporção de tela Programação
12.1 36 UHF 1080i | Programação principal da RBA TV Tapajós / Bandeirantes

A emissora iniciou sua transmissão digital em 2014 pelo canal 36 UHF em fase experimental para Santarém e áreas próximas e em 2018 inaugura oficialmente o sinal 12.1HD.

Em Junho 2020, a emissora desligou o sinal analógico e se torna a segunda emissora antecipar a transição do sinal analógico ao digital em 2023.

Equipe[editar | editar código-fonte]

  • Clenildo Amaral (Apresentador e repórter)
  • Carlos Silva (Gerente de Jornalismo e apresentador)
  • Wilares Sousa (Apresentador e Repórter policial)
  • Edney Silva (Repórter)
  • Peninha Povão (Apresentador Esportivo e Repórter esportivo)

Referências

Ícone de esboço Este artigo sobre a Rede Bandeirantes é um esboço relacionado ao projeto entretenimento. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.