RDP África

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

A RDP-África é uma estação de rádio portuguesa da rede RTP – Rádio e Televisão de Portugal –, com uma programação baseada na música, na informação, na cultura e no desporto. Foi criada em 1994 como Canal África, como parte integrante da RDP Internacional, evoluindo depois, em 1996, para uma estação autónoma, ainda que emitisse apenas só algumas horas por dia. Só que a entrada de pessoas oriundas dos Palop que vieram dar uma mais valia, porque conhece os países de onde vieram, enquanto que nas outras rádios não há. E marcam a diferença os programas do "Inter-actividades" e do "Estação dos novos" e da "Linha africana" que recebem muitos telefonemas dos ouvintes e que são da autoria de Adriano Matalane e Carlos Pedro e Maria Celina respectivamente, que foram descobertos pelo David Borges que já não está porque entretanto se reformou mas formou e concebeu o projecto que é uma referência da rádio africana em Portugal.

A música é maioritariamente africana, sobretudo dos PALOP, das kizombas ao kuduro, da morna ao funaná, e portuguesa, ligeira e popular, embora também esteja aberta a toda a música de expressão portuguesa e outros ritmos, como os afro-americanos e latino-americanos.

No plano da informação, esta funciona em dois sentidos, trazendo para Portugal uma ampla informação sobre a realidade africana e levando para África informação portuguesa, do mundo, da comunidade africana residente em Portugal, e população portuguesa em África.

Emite em FM, 24 horas por dia, para Lisboa, Coimbra, Faro e Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique e São Tomé e Príncipe, podendo ainda ser captada por satélite em Angola e noutros pontos de África. A emissão da RDP-África está também disponível na Internet.

Entre os programas com maior audiência estão o "Música Sem Espinhas" de Nuno Sardinha, "A Hora das Cigarras" de José Eduardo Agualusa e "Metrópolis" de Rogério Silva Gomes.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Wiki letter w.svg Este artigo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o. Editor: considere marcar com um esboço mais específico.