RJ (conector)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Tipos de conectores RJ

Um registered jack (RJ) é uma interface física com padrão — parte física do jack e o padrão de fio — para conectar equipamentos de telecomunicação (comumente, um plug de telefone) ou equipamento de rede de computadores. O padrão de desenvolvimento para estes conectores e a fiação elétrica são chamados de RJ11, RJ14, RJ45,[1][2] etc. Estes padrões de interface são mundialmente usados.

Os conectores físicos que os RJs usam dependem do tipo de modulação do conector, menos o RJ21X que possui um conector para 25 pares. Por exemplo, RJ11 usa 6 pinos e 4 fios (6P4C) de plug macho e Jack (Jack é comumente chamado de plug fêmea).

História[editar | editar código-fonte]

Registered Jack foi introduzido pela empresa Bell System nos anos setenta sob o número 1976 FCC. Eles substituíram os conectores mais vultosos. O Bell System emitiu especificações para os conectores modulares e a suas especificações elétrica como Códigos de Ordenação de Serviço Universais (USOC), que era na ocasião o único padrão.

Quando a indústria de telefonia dos EUA foi aberta para aumentar a competição nos anos oitenta, as especificações foram regulamentadas por lei nos EUA, através da Comissão Federal de Comunicações (FCC).

Em janeiro de 2001, o FCC inverteu a responsabilidade por unificar as conexões de rede de telefone para uma nova organização da indústria privada, o Conselho Administrativo para Conexões de Terminais (ACTA). O ACTA publicou um padrão chamado TIA/EIA-SER-968. A versão atual daquele padrão é chamada de TIA-968-A, que especifica os conectores modulares pelo comprimento, mas não a instalação elétrica. Ao invés disso a TIA-968-A incorpora um padrão chamado T1. TR5-1999 traz as especificações de instalação elétrica. Note que um Registered Jack como o RJ11 identifica tanto os conectores físicos como a instalação elétrica.

Par trançado[editar | editar código-fonte]

Enquanto para os plugs macho são usados cabos flat, as tomadas são geralmente usadas com um cabo plano (uma exceção notável que é o Cabo de par trançado para Ethernet usando a tomada 8P8C), os cabos de instalação elétrica e de telefonia foram criados muito antes dos cabos de rede de computadores que normalmente são par trançado. Foram criadas convenções para tirar o maior proveito de compatibilidade física que assegurava o uso de uma tomada maior em um plug menor. O conceito original era que os dois pinos do meio formariam um par, os próximos dois formam o segundo par, e assim por diante até os pinos exteriores de um conector de oito-pinos seria o quarto par trançado. Deveria conter uma proteção para o sinal e aterrramento para cada par. Este padrão para o conector de oito pinos é o definido pelo USOC, mas o par externo era muito distante para satisfazer as exigências elétricas de protocolos de LAN de alta velocidade. Duas variações conhecidas como T568A e T568B conseguiram superar estes problemas usando pares adjacentes dos quatro pinos exteriores para o terceiro e quartos pares. Os quatro pinos internos são formados de forma identicas ao RJ14. (Veja cabo Categoria 5).

Tipos mais comuns [3][editar | editar código-fonte]

  • RJ11C/RJ11W: 6P2C, para uma linha telefônica (6P4C com energia no segundo par)
  • RJ14C/RJ14W: 6P4C, para duas linhas telefônicas (6P6C com energia no terceiro par)
  • RJ25C/RJ25W: 6P6C, para três linhas telefônicas

Nomes de plugs usados de forma "não-oficial" e incorreta[editar | editar código-fonte]

Estes nomes usados com o "RJ" não necessariamente existem como tipos de conectores ACTA RJ:

  • "RJ9", "RJ10", "RJ22": 4P4C ou 4P2C, para parte superior do telefone.
  • "RJ45": 8P8C, informalmente chamado a partir das normas T568A/T568B, incluindo Ethernet; não o verdadeiro RJ45/RJ45S
  • "RJ50": 10P10C, para dados

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. "Equipe Explica Fácil". «O que é RJ-45? Conector do cabo de rede UTP». Consultado em 10 de maio de 2016. Cópia arquivada em 10 de maio de 2016 
  2. Laurel Storm / Weber Figueiredo ( "eHow" ). «O que é cabo RJ-45?». Consultado em 10 de maio de 2016. Cópia arquivada em 17 de agosto de 2014 
  3. Lábramo Centronics. «Tipos de Conectores e Simbologia». Consultado em 10 de maio de 2016. Cópia arquivada em 12 de julho de 2012 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre redes de computadores é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.