RRDTool

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

RRDTool é um sistema de base de dados round-robin criado por Tobias Oetiker sob licença GNU GPL. Foi desenvolvido para armazenar séries de dados numéricos sobre o estado de redes de computadores, porém pode ser empregado no armazenamento de qualquer outra série de dados como temperatura, uso de CPU, etc. RRD é um modo abreviado de se referir a Round Robin Database[1] (base de dados round-robin).

A base de dados gerada possui um tamanho máximo o qual uma vez atingido não é ultrapassado. Os dados numéricos armazenados são consolidados conforme a configuração fornecida, de modo que a resolução deles seja reduzida de acordo com o tempo que eles estão armazenados. Neste processo, apenas as médias dos valores antigos são armazenados.

O RRDTool também pode produzir gráficos que permitem ter uma idéia visual dos dados armazenados, os quais podem ser utilizados ou exibidos por outros sistemas[2].

Referências

  1. «Graph Your Data: RRDtool». SUSE Docs. Consultado em 30 de junho de 2018 
  2. Luís Felipe Balbinot, Maiko de Andrade (28 de julho de 2000). «Uma ferramenta flexível para a medição de tráfego baseada no RRDtool». Memória RNP. Consultado em 30 de junho de 2018 

Ver também[editar | editar código-fonte]

  • Cacti, uma ferramenta que usa o RRDTool para monitorar recursos em uma rede.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre software é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.