Racó Català
Racó Català (rincão catalão) é uma página web [1] que utiliza só a língua catalã. Esta página web é produzida por Tirabol Produccions, e começou a funcionar o 4 Março 1999[2] Foi fundada por Joan Camp, Oriol Morell e Guillem Sureda, que então eram estudantes.[3][4] A principal tendência ideológica desta página web é o independentismo dos Países Catalães[5] e não tem nenhuma relação com nenhum partido político. A página web cuida-se de matérias culturais, sociais e de informação general de todos os Países Catalães. A página web tem sido também responsable de muitas campanhas on line pela defesa da língua catalã. Ao início de 2013 tinha mais de 20.000 usuários registrados, e no suo fórum de internet mais de 5 milhões de mensagens tinham sido publicados durante a sua história. Em Fevereiro 2013 a página web estava situada na sexta posição entre os periódicos digitais em língua catalã que tinham uma medida OJD.[6] com mais de 330.000 visitantes mensuais unicos.[7] Em Setembro 2015 a web recebeu 418.747 visitantes únicos segondo a OJD.
Depois dos atentados terroristas de ETA em Burgos e Maiorca durante o verão de 2009, Racó Català sofreu una campanha de difamação e calúnia organizada pelos medios e forums de internet espanhois de extrema direita, que vinculavam o independentismo catalão do Racó co'a apologia do terrorismo.[8]
A organização do Racó Català tem recebido subvenções do Departemento de Médios de Comunicação da Generalidade da Catalunha. É um membro da seção digital da Associação Catalã de Periódicos Livres.[9] O periodista digital Saül Gordillo publicou no Racó Català os principais artigos do seu blog do 23 Maio 2006 até Junho 2009. Em 2007 a página web recebeu o Prêmio Jaume I da Instituição Cultural da Franja de Ponent, e em Abril 2013 recebeu o Prêmio Joan Coromines das Associações Coordinadas pela Língua Catalã.[10]
Referências
[editar | editar código-fonte]- ↑ Lista de periódicos digitais, que são inclusos na base de dados da Generalidade da Catalunha (governo regional catalão). (em catalão)
- ↑ Descrição do livro El canvi cultural a Catalunya (A mudança cultural em Catalunha). Francesc Canosa (Ed. Pòrtic. 2015. Ver p. 79). (em catalão)
- ↑ do livro Sobirania.cat[ligação inativa]. Saúl Gordillo (Crea't Edicions. 2014. Ver p. 36). (em catalão)
- ↑ Descrição do livro Nació.cat. Saúl Gordillo (Ed. Mina. 2007. Ver p. 98). (em catalão)
- ↑ Descrição do livro L'esquerra independentista avui Arquivado em 25 de outubro de 2016, no Wayback Machine. (A esquerda independentista hoje). Roger Buch (Ed. Columna. 2007. Ver página 263-4) (em catalão)
- ↑ Datos OJD sobre as visitas a páginas web catalãs (em catalão)
- ↑ Dados de audiência do Racó Català segundo a OJD
- ↑ Artigo de Xavier Rius em E-Notícies do 12 Outubro 2010 (em catalão)
- ↑ Datos na Associação Catalã de Periódicos Livres (em catalão)
- ↑ Sants acolhera a entrega dos XII Prêmios Joan Coromines. As pessoas que receberam o prêmio foram Montserrat Carulla, Núria Feliu, a ANC, o periódico digital Racó Català e o Centro Social de Sants. (em catalão)
Ligações externas
[editar | editar código-fonte]- Racó Català. (em catalão)