Raclette

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Acompanhamentos: batatas e embutidos

Raclette (em português: 'pequeno rodo') designa uma preparação culinária de queijo assemelhada ao fondue. Posteriormente, passou a designar também o queijo utilizado nessa preparação.[1].


Queijo[editar | editar código-fonte]

O raclette (no masculino) é um tipo de queijo de consistência média feito à base de leite de vaca cru. É originário do cantão do Valais, na Suíça, mas, atualmente, queijos pasteurizados para raclette são fabricados em vários cantões da Suíça, bem como em diversas regiões da França (Auvergne, Savoie, Franche-Comté e Bretagne), no Québec e na Austrália.

No cantão de Valais, o hábito de consumir queijo derretido é registrado pelo menos desde o século XVI. O primeiro registro escrito da palavra raclette, aplicado ao queijo do mesmo nome, aparece em 1874.[2]

Preparação[editar | editar código-fonte]

O termo raclette deriva do verbo francês racler, que significa raspar. Na sua preparação, a superfície do queijo é aquecida e, à medida que derrete, é raspada sobre os pratos dos comensais. Vários acompanhamentos podem ser utilizados, como batata inglesa, pickles e embutidos, como presunto cru, lombo defumado, salame, copa, etc.

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Raclette
Ícone de esboço Este artigo sobre culinária é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.