Radiante

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página não cita fontes confiáveis e independentes, o que compromete sua credibilidade (desde agosto de 2010). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)

O radiante de uma chuva de meteoros é um ponto no céu de onde (para um observador num planeta) os meteoros parecem originar. A nominação de uma chuva e meteoros pode estar associada à localização do radiante no céu. Os Perseidas, por exemplo, têm seu radiante localizado na constelação de Perseus.

Um observador pode ver os meteoros em qualquer posição no céu, mas a direção de movimento, se rastreada, apontará para o radiante. Um meteoro que não aponta para o radiante de qualquer chuva de meteoros conhecida é conhecido como esporádico e não é considerado como componente de uma chuva.

A localização do radiante é um fator importante para a observação. Se o radiante está próximo ao horizonte, poucos ou nenhum meteoro deve ser visto. Isso ocorre porque apenas meteoros se movendo muito próximos a uma tangente da superfície terrestre.

Causas[editar | editar código-fonte]

Uma chuva de meteoros é causada por detritos e poeira deixados no caminho de um cometa. Como os corpos componentes da chuva se movem aproximadamente numa mesma direção, os caminhos dos meteoros vistos na atmosfera apontam todos para a mesma direção do caminho do cometa.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre astronomia é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.