Radiata

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita fontes confiáveis e independentes, o que compromete sua credibilidade (desde dezembro de 2015). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)


Como ler uma infocaixa de taxonomiaRadiata
Moon jellyfish, Aurelia aurita

Moon jellyfish, Aurelia aurita
Classificação científica
Domínio: Eukaryota
Reino: Animalia
Sub-reino: Eumetazoa
(sem classif.) Radiata
Filos
Cnidaria

Ctenophora
Trilobozoa

Wikispecies
O Wikispecies tem informações sobre: Radiata

Em zoologia, chama-se Radiata a um clade que inclui os animais do reino Metazoa que apresentam simetria radial, em contraposição com os Bilateria, que têm simetria bilateral.

Para além disso, estes animais são diploblásticos, isto é, possuem dois folhetos embrionários. A camada exterior (ectoderme) corresponde a superfície da blástula e a camada interior (endoderme) é formada por células que migram para o interior. Ela então se invagina para formar uma cavidade digestiva com uma única abertura, (o arquêntero). Esta forma é chamada gástrula (ou plânula quando se trata de uma larva livre-natante).

Fazem parte deste grupo os Cnidaria (águas vivas, anémonas, corais, etc) e os Ctenophora ; os Myxozoa, um grupo de parasitas microscópicos por vezes incluídos neste agrupamento, têm sido considerados cnidários reduzidos, porém, podendo ser derivados dos Bilateria.

É importante notar que os equinodermes, como as estrelas e os ouriços do mar, não pertencem a este grupo. Eles adquiriram a simetria radial como um carácter secundário.

Ícone de esboço Este artigo sobre Invertebrados, integrado no Projeto Invertebrados é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.