Radiotelevisión Española

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Rádiotelevisión Española
Radiotelevisión Española
Empresa de capitais públicos
Atividade Comunicação Social
Fundação 1935 com o nome de Rádio Nacional da Espanha
1957 com o nome de Televisión Española.
1973 com o nome de Corporacion RTVE
Fundador(es) Governo da Espanha
Sede Madri, Espanha
Empregados 6.500
Serviços televisão, rádio, internet
Subsidiárias Televisión Española
Rádio Nacional da Espanha
Lucro Aumento 980 milhões[1]
Faturamento Aumento 25 milhões
Significado da sigla
  • Radio
  • Tele
  • Visión
  • Español
Website oficial rtve.es

Radiotelevisión Española (em espanhol: Corporación RTVE)[2] (em português: Corporação de Rádio e Televisão Espanhola, S/A) é a empresa pública estatal que assumiu a gestão indireta do serviço público de rádio e televisão espanhol anteriormente denominado Ente Público Radiotelevisión Española (Entidade Pública RTVE) em 2007. A RTVE é o maior grupo audiovisual da Espanha que transmite na língua espanhola. Desde janeiro de 2010, é financiado exclusivamente por subsídios públicos.

A RTVE é responsável pela Televisión Española (La 1, La 2, 24h, Teledeporte, Clan, La 1 HD, La2 HD, Teledeporte HD, Clan HD, TVE 4K, TVE Internacional e Star TVE) e a Rádio Nacional da Espanha (Rádio Nacional, Radio Clásica, Rádio 3, Rádio 4, Rádio 5 ou Rádio 5 Todo Notícias e Radio Exterior de España). Além disso, a empresa opera serviços de internet, que são eles: rtve.com (site da RTVE) e o "A la carta" (serviço de busca na internet). Atualmente, a Radiotelevisión Española é uma das corporações públicas europeias de comunicação que faz parte da União Europeia de Radiodifusão

Papel como empresa pública[editar | editar código-fonte]

No exercício de sua função de serviço público, entre as obrigações da RTVE estão:

  • Promover a disseminação e conscientização dos princípios constitucionais e dos valores cívicos.
  • Garanta a objetividade e veracidade das informações fornecidas, garantindo ao mesmo tempo uma ampla gama de visualizações.
  • Facilitar o debate democrático e a livre expressão de opinião.
  • Promover a coesão territorial e a diversidade linguística e cultural da Espanha.
  • Oferecer acesso a diferentes gêneros de programação e a eventos institucionais, sociais, culturais e esportivos de interesse de todos os setores da audiência, prestando atenção aos tópicos de interesse especial do público.
  • Atender ao público mais amplo, garantindo máxima continuidade e cobertura geográfica e social, com compromisso com a qualidade, diversidade, inovação e altos padrões éticos.

História[editar | editar código-fonte]

Sede das estações de rádio da Radio Nacional de España em Pozuelo, os estúdios são conhecidos como La Casa de Rádio (A Casa do Rádio)

A história da RTVE começa em 1937 com as primeiras transmissões da Rádio Nacional de Espanha (RNE - Rádio Nacional Espanhola) na cidade de Salamanca, pelo militar José Millán-Astray. Nestes primeiros anos, a RNE serviu como uma ferramenta de propaganda para as forças nacionalistas durante a Guerra Civil Espanhola. O primeiro emissor, com 20 kW de potência, da marca Telefunken, foi um presente da Alemanha Nazista ao Estado Novo Franquista. Mais tarde a rádio seria usada por Francisco Franco para informar o público espanhol. No ano de 1942, a RNE iniciava as primeiras transmissões da Radio Exterior de España, que era transmitida para vários países do mundo e para outras localidades da Europa.

Em meados de 1956 é lançada a Televisión Española com o início das transmissões do canal La 1 (na época apenas "TVE"). Em 1965, a RNE fundava a Rádio 2 da RNE (hoje Rádio Clássica) que era sintonizada através de transmissores de rádio FM e tocava música erudita. No ano seguinte, a TVE lançava outro canal de televisão, desta vez o La 2 (na época "TVE 2"). Com a fundação das emissoras da RNE e da TVE, as duas foram incorporadas ao Serviço Público Centralizado RadioTelevisión Española (Serviço Público Centralizado da RTVE), assim criando a Rádiotelevisión Española.

Em 1979 a RNE iniciava a emissão de mais um canal de rádio, desta vez seria da Rádio 3 com transmissão em FM e uma programação focada em música pop e rock. Em 1980, o NO-DO que era uma série de arquivos em flimes foi incorporada á empresa.[3] Por conta do fechamento do NO-DO, atualmente grande parte do arquivo produzido pelo mesmo fica sob responsabilidade da Filmoteca Española. Ainda na década de 80 em meados de 1988, á Rádiocaderna Española (RCE) foi incorporada á RTVE assim fundando á atual Rádio 4, transmitido para a população da Catalunha. No ano seguinte, a RTVE expandia seus negócios na área de televisão e fundava a TVE Internacional, na época, a transmissão era realizada em testes experimentais, tendo sua fundação oficial somente em 1 de dezembro de 1990 sendo transmitida apenas na América e na Europa.

Empresas[editar | editar código-fonte]

Canais de televisão[editar | editar código-fonte]

Os canais de televisão da RTVE são operado pela Televisión Española. Atualmente, a TVE conta com 12 canais, entre eles estão:

Logótipo Canal Descrição Fundação
La 1 Generalista, dedicado à informação, ficção, entretenimento, documentários e desporto. 28 de outubro de 1956 (67 anos)
La 2 Canal dedicado à cultura, documentários da vida selvagem, clássico filmes nacionais e estrangeiros e séries americanas. 15 de novembro de 1966 (57 anos)
24h Canal de informação e de magazines. 15 de setembro de 1997 (26 anos)
Teledeporte Canal dedicado ao desporto. 14 de fevereiro de 1994 (30 anos)
Clan Canal de televisão de temática infantil e juvenil, emitindo séries espanholas e estrangeiras, de imagem real ou desenhos animados. 12 de dezembro de 2005 (18 anos)
La 1 UHD Simultâneo em ultra alta definição da La 1. 11 de fevereiro de 2024 (2 meses)
TVE Internacional Canal internacional. 1 de dezembro de 1989 (34 anos)
Star TVE Canal internacional dedicado à séries espanholas. 18 de janeiro de 2016 (8 anos)

Canais extintos[editar | editar código-fonte]

Logo Canal Inicio das transmissões Extinção Formato de imagem
Canal AluCine
Canal de filmes
15 de setembro de 1997 1 de setembro de 2000 SD
Cine Paraíso
Canal de filmes
15 de setembro de 1997 1 de setembro de 2000 SD
Canal Toros
Canal de touraria
25 de abril de 1998 2002 SD
Canal Nostalgia
Canal de arquivos
15 de setembro de 1997 30 de novembro de 2005 SD
TVE-50
Canal de arquivos
30 de novembro de 2005 1 de janeiro de 2007 SD
Docu
Canal de documentários
10 de outubro de 1994 23 de abril de 2009 SD
Cultural·es
Canal de cultura
23 de abril de 2009 1 de janeiro de 2011 SD
Canal Clásico
Canal de música clássica
8 de janeiro de 1994 10 de setembro de 2001 SD
TVE-HD
Simulcast dos canias da TVE em HD
17 de julho de 2009 30 de dezembro de 2013 HD

Emissoras de rádio[editar | editar código-fonte]

Ver artigo principal: Radio Nacional de España

As estações de rádio da RTVE são operadas pela Radio Nacional de España

Logotipo Tipo de programação

Radio Nacional de España: Rádio Nacional de España é a principal rádio da RTVE. Transmite informação, desporto e música

Radio Clásica: (anteriormente conhecida como: Radio 2) Radio Clássica é uma emissora de rádio que toca música clássica

Radio 3: Radio 3 é uma emissora de rádio com foco em música predominantemente popular

Ràdio 4:: Ràdio 4 é uma emissora de rádio localizada na Catalunha

Radio 5 : (anteriormente conhecida como: Radio 5 Todo Noticias) é uma emissora de rádio que transmite notícias 24 horas por dia

Radio Exterior de España: Transmissão internacional da RNE para vários países do mundo com mais de 80 idiomas oficiais.

Referências

  1. «Reunión del Consejo de Administración de RTVE de 28 de febrero de 2018. RTVE cierra sus cuentas de 2017 con un resultado positivo de 25 millones de euros». RTVE.es (em espanhol). 28 de fevereiro de 2018. Consultado em 29 de abril de 2018 
  2. «Corporación RTVE». Rtve.es (em espanhol). Consultado em 16 de agosto de 2013. Cópia arquivada em 8 de setembro de 2013 
  3. «Ley 4/1980, de 10 de enero, de Estatuto de la Radio y la Televisión». Radio and Television Statute. Boletín Oficial del Estado (em espanhol). 10 de janeiro de 1980. Consultado em 13 de junho de 2019 – via Noticias Jurídicas 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]