Rafael Nuritdinov

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Rafael Nuritdinov
Nascimento 12 de junho de 1977
Fergana
Cidadania Uzbequistão
Ocupação ciclista desportivo

Rafael Nuritdinov (nascido a 12 de Junho de 1977 em Fergana, Uzbequistão) é um ciclista uzbeque.[1] É um sprinter, mas sempre foi um ciclista mediano, não tendo capacidades para ombrear com homens como Zabel, Petacchi ou McEwen. Também se adapta às clássicas,[desambiguação necessária] porém sem grandes resultados.

Muito pouco se conhece sobre este atleta. Sabe-se que começou a carreira como estagiário na Team Colpack – Astro em 2001, onde conquistou a sua única vitória como amador conhecida, quando foi 1º classificado no GP Industria e Commercio Artigianato Carnaghese.

No ano seguinte tornou-se profissional com esta mesma equipa, tendo como seu melhor resultado na temporada de 2002 o 7º lugar no Trofeo di Castelfidardo.

Em 2003 manteve-se na mesma equipa, mas esta mudou de nome. Passou a denominar-se De Nardi. Esta foi a sua melhor temporada onde, não tendo conquistado qualquer vitória, foi 2º na 4ª etapa da International UNIQA Classic, 4º na Volta a Nuremberga e 5º no GP do Rio Saliceto.

No ano de 2004, Nuritdinov, conquistou a sua única vitória como profissional. No dia 27 de Junho, sagrava-se campeão nacional de estrada. Foi o seu único ponto alto da temporada.

Em 2005 mudou-se para a Domina Vacanze onde participou pelo 1ª e única vez no Tour de France, onde foi 147º, a quase 4 horas do vencedor, Lance Armstrong. Também participou na Volta a Espanha, tendo sido o 120º colocado.

Na temporada seguinte, a sua equipa tornou-se a Milram, e Nuritdinov foi dispensado. Não conseguiu arranjar equipa para a época 2006 e, por isso, retirou-se do ciclismo, dando por terminada a sua carreira profissional.

Referências

  1. «Rafael Nuritdinov Player Profile» (em inglês). eurosport.com. Consultado em 13 de Janeiro de 2014