Raffa Moreira

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
TSANT
Informação geral
Nome completo Wellington Santos
Também conhecido(a) como TSANT

T-sant RealT

Nascimento Dnil01/09/1999
Local de nascimento Guarulhos, São Paulo
Brasil
Gênero(s)
Ocupação(ões)
Período em atividade 2010-presente
Gravadora(s) Auto-lançamento

Rafael Fernando Moreira (Guarulhos, 10 de fevereiro de 1988), mais conhecido pelo nome artístico de Raffa Moreira ou BC Raff, é um rapper e produtor musical brasileiro. Ficou conhecido com o single "Bro" lançado em outubro de 2017, e com sua participação em Poetas no Topo 2. É considerado o principal pioneiro do trap no Brasil, e um dos principais artistas da cena do trap nacional.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Desde criança, Moreira esteve em contato com o universo musical; seu pai tocava em rodas de samba e seu avô participou da fundação da escola de samba de São Paulo Camisa Verde e Branco.[1] O rapper começou a tocar na igreja onde frequentava com sua mãe, e posteriormente iniciou estudos formais em música no Conservatório Municipal de Artes de Guarulhos, aos 12 anos. Na mesma época, criou uma banda de hardcore, na qual tocou até os 16 anos.[2] Em 2009, começou a se voltar para o hip-hop e o rap, estimulado por uma mixtape do rapper paulistano Emicida.

Em 2010, Moreira integrou a formação do grupo de pagode Os Travessos.[3] No ano seguinte, lançou sua primeira música.[4] No entanto, foi só a partir de 2014 que o rapper começou a lançar faixas com frequência, lançando "De$igualdade" e "Fiat 1995". Sua primeira mixtape, "FERNVNDX", foi lançada em duas partes durante o primeiro semestre de 2016; o nome, também utilizado na marca de roupas desenvolvida por Moreira, é uma estilização de seu nome do meio, Fernando. Desde então, a maior parte de suas músicas é lançada em formato de mixtapes de curta duração, resultando em um grande volume anual de faixas.[5][6]

Estilo Musical[editar | editar código-fonte]

O rapper costuma utilizar beats de outros produtores musicais em suas faixas, com seus primeiros trabalhos tendo uma sonoridade mais próxima ao cloud rap do que ao trap, fortemente presente nas faixas lançadas a partir de sua segunda mixtape, Michael Jackson, de agosto de 2016.[7] Suas letras tratam de temas como a desigualdade social aliada ao racismo, a realidade da vida na periferia de São Paulo, sua trajetória na musica, e uso de drogas, especialmente o lean.[8] De personalidade controversa e marcante, o rapper é notório por suas opiniões e presença constante nas redes sociais.

Polêmicas[editar | editar código-fonte]

Em 2017, Raffa se tornou um nome famoso nas páginas de hip-hop brasileiras. Com seu verso no cypher "Poetas no Topo 2", junto de rappers conhecidos, como MC Orochi, Froid, Baco Exu do Blues e Coruja BC1, o rapper mostrou à fanbase do rap nacional o seu estilo diferente dos demais, na qual alguns fãs de hip-hop/rap não entenderam bem, o que posteriormente fez com que Raffa Moreira lançasse a musica "Sozinho no Sukyia", junto de Makalister, outro personagem que não foi entendido com sua participação no "Poetas do Topo". Sua partipação no Poetas do Topo 2 fez com que Raffa ganhasse haters e se tornasse um meme, com a frase "Raffa pare irmão" (trecho do verso dele no Poetas do Topo 2) por causa do autotune e sua letra, e na mesma proporção, ganhou vários fãs que curtiram o estilo do músico.

No mesmo ano, o rapper teve problemas contratuais com a marca Pineapple, que promovia o cypher Poetas no Topo. Raffa alegava que não tinha recebido a sua parte, e depois fez algumas diss (músicas feitas com o intuito de atacar alguém) para a marca, como a musica "Cash", e "Paga O Que Ce Deve Pra Mim" e depois algumas citações em diversas músicas.

No final de 2017, Raffa publicou em seu canal no Youtube, a música "Bro", que atualmente conta com 20 milhões de acessos, que é sua música mais conhecida, vindo a se tornar um grande hit do ano.

Durante setembro de 2018, Raffa Moreira tem uma briga com Matuê, na qual Raffa e Matuê fizeram alguns stories, e o Raffa atacou Matuê, mas algum tempo depois a discussão é esquecida e os dois seguem seus caminhos.

No dia 29 de outubro de 2018, Moreira anunciou em seu Twitter que estaria mudando seu nome artístico para "BC Raff", após se tornar membro da gangue Black Circle Family de Atlanta. No mesmo tweet, Raffa anunciou que comemoraria a ocasião lançando um single com o CEO da gangue, Money Man[9], mas por conta de problemas com visto até o exato momento não ocorreu o som.

No final do ano de 2019, Raffa se envolveu um uma polêmica com o então jovem rapper Meno Tody, que fez um ataque a Moreira em uma entrevista ao canal do YouTube Whata, a briga se estendeu até o começo do ano de 2020, com ameças com armas, e xingamentos o pico desta polêmica ocorreu no dia 28 de outubro do ano de 2019, na qual Raffa tentou puxar um grito xingando Meno Tody durante seu show na Batalha da Aldeia, e não foi correspondido pelo público. 3 dias após o ocorrido Raffa moreira lançou sua faixa "6ix9ine" , com imagens da própria batalha da aldeia na qual foi vaiado, a faixa deu uma enorme repercussão e chegou a atingir 3 milhões de visualizações no YouTube, sendo um dos grandes sucessos do artista.

No começo do ano de 2020, Raffa foi até o Rio de Janeiro, cidade de seu grande rival Meno Tody para gravar o videoclipe da faixa Lenda junto com o também rapper QTZ Tivityn, a música, que contém muitas indiretas a Meno Tody, foi um de seus maiores hits no ano, com seu rival perdendo popularidade Raffa continuou publicando suas faixas, atualmente o rapper já conta com mais de cem milhões de visualizações em seu canal no YouTube.

Ainda no primeiro semestre de 2020, Raffa lançou, juntamente com a MUDE Gang - coletivo emergente do Espírito Santo -, o single "ESCOLTA", dirigido e editado pelo diretor Tired Theo, produzido e mixado pelos beatmakers Bonafire e Stif.

No dia 22 de agosto de 2021, Raffa Moreira e Matuê se resolvem, e após algumas falas em podcasts e lives, eles aparecem juntos em um estúdio, fazendo stories e gravando algumas musicas, que provavelmente deve ser parte de uma mixtape, já que Raffa perguntou a seus fãs no Instagram em uma votação se queriam mixtape ou uma musica normal, e os fãs escolheram mixtape. A mixtape/musica não tem data definida, mas deve sair por volta de 2022, ou até 2023, dependendo da agenda musical de Matue.

Vida pessoal[editar | editar código-fonte]

Raffa Moreira cresceu em Guarulhos, na Região Metropolitana de São Paulo, filho de um ex-contador e uma manicure. O rapper é casado com Tayara Andrade, com quem tem dois filhos, Cauã(2017) e Tayla(2022). Ele tem ainda dois filhos de um relacionamento anterior, o primeiro nascido em 2006, quando ele tinha 18 anos de idade.[1] Moreira é formado em marketing.[1]

Discografia[editar | editar código-fonte]

Álbuns:

• BC Raff Album (2020)

• Beleza Exótica (2023)


Mixtapes:

• FERNVNDX Mixtape parte 1 (2015)

• FERNVNDX Mixtape parte 2 (2016)

• MJ Mixtape (2016)

• Rockstar Mixtape (2016)

• HEYYY RAFF! (2016)

• Cristália's Bootleg (2016)

• Bem Vindo Natal Mixtape (2016)

• Trap Baby Mixtape (2017)

• Raff Raff (2017)

• Plug Tape (2017)

• Raw Raw Emo (2017)

• Guapo (2017)

• Kpop (2017)

• Gojushiho... Sho! (2017)

• Bem Vindo Natal Mixtape 2 (2023)


Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. a b c Moura, Beatriz (6 de abril de 2017). «Eles amam o Thug, mas desprezam o Raffa Moreira». Noisey 
  2. Sousa, Israel (26 de março de 2014). «Raffa Moreira - Desigualdade - Part. Stepanov». www.jornaldorap.com.br. Consultado em 1 de maio de 2018 
  3. Moura, Beatriz (6 de abril de 2017). «Eles amam o Thug, mas desprezam o Raffa Moreira». Vice. Consultado em 10 de maio de 2020 
  4. «V!$H MIDIA: Entrevista com o TrapHit Raffa Moreira». V!$H MIDIA (em inglês) 
  5. Moreira, Raffa (14 de dezembro de 2016). «As sete melhores de Raffa Moreira em 2016, por Raffa Moreira». Noisey 
  6. Alcântara, Fabiano (1 de maio de 2018). «'Tenho certeza que eu sou do futuro', diz Raffa Moreira, astro do trap». Virgula. Consultado em 1 de maio de 2018 
  7. «O rapper de guarulhos Raffa Moreira soltou dois sons novos na mixtape "FERNVNDX"». Noisey. 19 de abril de 2016 
  8. «Raffa Moreira é o rockstar do trap de Guarulhos no seu novo clipe, "T.O.P.O."». Noisey. 27 de setembro de 2016 
  9. «Raffa Moreira vira membro de gangue de Atlanta e prepara música com Moneyman». Rap+. 13 de dezembro de 2018