Rainn Wilson

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Rainn Dietrich Wilson
Rainn Dietrich Wilson
Nascimento 20 de janeiro de 1966 (49 anos)
Seattle, Washington, Estados Unidos
Nacionalidade Estados Unidos americano

Rainn Dietrich Wilson (nascido em 20 de Janeiro de 1966) é um ator americano indicado ao prêmio Emmy e duas vezes campeão do prêmio Screen Actors Guild Award. É conhecido por suas interpretações como o neurótico Dwight Schrute na série de comédia norte americana The Office, e Arthur Martin, assistente de coveiro na série Six Feet Under, da HBO.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Primeiros Passos[editar | editar código-fonte]

Wilson nasceu em Seattle, Washington, filho de Shay Cooper, uma professora de yoga e atriz, e de Robert G. Wilson, escritor e consultor empresarial. Frequentou a Kellogg Middle School e a Shorecrest High School em Shoreline, Washington. Ele se transferiu e se formou na New Trier High School após sua família ter se mudado para Wilmette, Illinois para trabalhar no Centro Nacional Bahá'í.[1] Wilson tem formação teatral da Tufts University e da Universidade de Washington, e tem lecionado em aulas de atuação.

Carreira[editar | editar código-fonte]

Além de seu papel de destaque em The Office, Wilson tem interpretado o excêntrico Arthur Martin, na série da HBO Six Feet Under. Já apareceu também nas séries CSI, NUMB3RS, e Entourage. Wilson co-estrelou um episódio da ´série Monk como um fã-assassino de baseball. Sua filmografia inclui filmes como Almost Famous, America's Sweethearts, BAADASSSSS!, Galaxy Quest, House of 1000 Corpses, Sahara e The Last Mimzy. Ele apareceu ao lado de Luke Wilson e de Uma Thurman no filme My Super Ex-Girlfriend. Também apareceu num episódio de Charmed como um alquimista de nome Kierkan. Em 24 de fevereiro de 2007, Wilson apresentou o Saturday Night Live, se tornando o segundo membro do elenco de The Office a apresentar o programa, após Steve Carell. Ele se tornou o ator mais engraçado de todos! Ele participou do filme de 2007 "Juno" no papel de Rollo, o dono de uma farmácia.

O próximo papel de Wilson será no filme The Rocker, previsto para 2008. Também esperado para 2008 é o filme Bonzai Shadowhands, co-escrito e co-produzido pelo ator. Além disso, Wilson escreveu e está co-produzindo Renaissance Men, cujo lançamento é previsto para 2010.

Wilson tem um blog no site da emissora norte-americana NBC chamado "Schrute-Space" (O Espaço de Schrute), no qual ele escreve na pessoa de Dwight.

Vida pessoal[editar | editar código-fonte]

Wilson é casado com a autora Holiday Reinhorn. Eles se conheceram numa aula de atuação na faculdade e se casaram em Kalama River. O casal tem um filho, Walter McKenzie, nascido em 2004, e vivem atualmente em Agoura Hills, California. Ele e sua família são membros da religião Bahá'í.[2]

Referências

  1. Estudillo, Terry. From Shorecrest "loser" to "The Office" poser The Seattle Times.
  2. março 19, 2007, TIME

Ligações externas[editar | editar código-fonte]