Raiom

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book-4.svg
Esta página ou secção cita fontes confiáveis e independentes, mas que não cobrem todo o conteúdo, comprometendo a sua verificabilidade(desde março de 2015). Por favor, adicione mais referências inserindo-as no texto. Material sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Disambig grey.svg Nota: Não confundir com raion.
Ampliação de um tecido raiom.

Raiom ou rayon é o nome da seda artificial, fibra de celulose regenerada normalmente.[1] A denominação foi escolhida num concurso para encontrar um novo nome para o tecido, em 1924, e o vencedor foi Kenneth Lord.

Em 1912, foram produzidas as primeiras meias de "seda raiom". Em 1916, chegaram ao mercado as primeiras peças íntimas feitas com raiom, logo seguidas pelas peças externas. A produção de raiom vem aumentando ano a ano desde a década de 1920.

O raiom é feito de celulose, tem bom caimento e alta absorção, o que permite boa tintura.

Celulose é tratada com álcali e dissulfeto de carbono para gerar o tecido.

APLICAÇÃO NA MECÂNICA

Aplicado como reforço estrutural em correias de transmissão de força (correias tipo V) quando inserido no interior da correia impregnada com borracha. [2]

Ícone de esboço Este artigo sobre Química é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.

Referências

  1. «Rayon fiber» (em inglês). Consultado em 21 de Março de 2015 
  2. Richard., Budynas,. Elementos de mâaquinas de Shigley : projeto de engenharia mecânica Octava edición ed. Porto Alegre: [s.n.] ISBN 9788580550429. OCLC 872663703