Raiz Movimento Cidadanista

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Raiz Movimento Cidadanista
Raiz Movimento Cidadanista
Número eleitoral (não definido)
Secretário-geral Ronaldo Fabiano
Fundação 22 de janeiro de 2016 (8 anos)
Sede Brasília
Ideologia Ubuntu
Teko Porã
Ecossocialismo
Espectro político Esquerda
Cores      Marrom      Verde
Página oficial
raizcidadanista.org
Política do Brasil

Partidos políticos

Eleições

A RAiZ - Movimento Cidadanista é uma organização política e movimento político-social brasileiro. Surgiu de uma dissidência do partido Rede Sustentabilidade que rompeu com Marina Silva em 2014 por discordar da aliança desta com Aécio Neves no segundo turno da eleição presidencial daquele ano. Já esteve listado como um partido político em formação pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), mas tal registro não foi obtido.[1]

Ele se propõe a ser uma nova forma de organização política, uma estrutura híbrida de partido e movimento em uma mesma organização política, trazendo também o conceito de horizontalidade e autonomia nas suas instâncias. Nesse contexto, inspira-se em outras experiências de partidos-movimentos, principalmente o Podemos da Espanha e o Syriza da Grécia[2]. Se posiciona como uma organização baseada em 3 princípios: Teko Porã (bem viver), ubuntu e ecossocialismo, tendo como documento que lista seus princípios a chamada Carta Cidadanista, que faz um balanço do capitalismo e das experiências progressistas no mundo e propõe uma nova utopia a ser construída em novas bases e sob novos princípios, e com uma forma de organização inovadora. Suas cores são o verde e marrom, fazendo referência à natureza e à Terra, respectivamente. O símbolo é representado pela imagem negativada da tríscele celta dentro de um círculo, que faz referência ao movimento da vida e do universo.

História[editar | editar código-fonte]

Eleições de 2014: o coletivo AVANTE![editar | editar código-fonte]

O início da organização da RAiZ enquanto Partido Movimento se deu em 2014, entre o primeiro e o segundo turno das eleições presidenciais daquele ano. Naquele ano, os três principais candidatos das eleições presidenciais foram Dilma Rousseff (PT), Aécio Neves (PSDB) e Marina Silva (PSB/Rede Sustentabilidade), em pleito que acabou sendo vencido por Dilma Rousseff (PT). Após o resultado do primeiro turno, que levou Dilma Rousseff (PT) e Aécio Neves (PSDB) ao segundo turno, alguns membros engajados na construção da Rede Sustentabilidade, à época um partido em processo de legalização liderado pela candidata derrotada Marina Silva, discordaram da decisão da ex-senadora de declarar apoio ao candidato Aécio Neves (PSDB) e se desligaram da Rede Sustentabilidade[3][4].

Estes membros, ainda em 2014, se organizaram e formaram o coletivo AVANTE![5][6][7], nome que fazia referência ao conceito de seguir adiante e que posicionava o coletivo no campo progressista.

O nome RAiZ e a Carta Cidadanista[editar | editar código-fonte]

Entre Novembro de 2014 e Março de 2015 o coletivo AVANTE! iniciou sua organização, não só com membros que se desligaram Rede Sustentabilidade mas também trazendo membros de outras origens.[8][9][10][11][12]

Em 8 de Março de 2015, dia da mulher, os membros do coletivo, reunidos em São Paulo, oficializaram o novo nome do coletivo como RAiZ Movimento Cidadanista[13] e lançaram a Carta Cidadanista[14][15][16][17], documento que traz as ideologias que inspiram a RAiZ como o Teko-Porã, Ubuntu e Ecossocialismo, além de esclarecer a forma de organização como partido movimento.

Fundação[editar | editar código-fonte]

Entre Março de 2015 e Janeiro de 2016, a RAiZ Movimento Cidadanista continuou sua estruturação interna e expansão, sendo que ao final de 2015 já estava presente em 23 estados brasileiros.

Durante este período também a RAiZ tomou a decisão de buscar sua legalização enquanto partido político, o que possibilitará que a mesma se torne uma sigla com possibilidade de lançar candidatos nas eleições municipais, estaduais e nacionais. Em 22 de Janeiro de 2016, durante o Fórum Social Mundial em Porto Alegre[18][19][20], a RAiZ Movimento Cidadanista foi oficialmente fundada, tendo sua ata de fundação sido assinada 237 membros fundadores, sendo que na época já eram mais de 1.000 membros entre pré-filiados e colaboradores.

Da fundação até hoje[editar | editar código-fonte]

Atualmente a RAiZ continua a se organizar enquanto Partido Movimento. Presente em 25 estados e no Distrito Federal, conta com cerca de 1.200 membros entre pré-filiados e colaboradores[19][21].

Durante o ano de 2016 realizou diversos eventos em todo país, como seminários e rodas de conversa, assim como tem atuado politicamente em todo território nacional[22][23][24][25][26][27]. A RAiZ continua seu processo de legalização enquanto partido político, tendo conseguido em Agosto de 2016 autorização do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para iniciar a coleta de assinaturas de apoiamento para registro definitivo.

Busca trabalhar em conjunto com todos os coletivos e movimentos sociais que lutem pelos Direitos Humanos, a favor do Feminismo, do movimento LGBT e contra o racismo e qualquer outra forma de discriminação social, étnica ou política.[28]

Ideologia[editar | editar código-fonte]

A RAiZ Movimento Cidadanista se define ideologicamente pelo tripé: Teko Porã, Ubuntu e Ecossocialismo.

Teko Porã[editar | editar código-fonte]

Ver artigo principal: Filosofia indígena

Ubuntu[editar | editar código-fonte]

A ética ubuntu, proveniente da África e que tem Nelson Mandela e Desmond Tutu entre seus grandes propagadores, representa o rompimento com o individualismo. Ubuntu é pertencimento à unidade, interdependência e colaboração, diálogo, consenso, inclusão, compreensão, compaixão, cuidado, partilha, solidariedade. “Eu sou porque você é”, “nós somos porque você é e eu sou”. Assumir ubuntu é colocar emancipação humana e a cidadania em novos patamares. UBUNTU é uma cultura milenar da paz.

Ecossocialismo[editar | editar código-fonte]

Teoria[29] inspirada na convergência entre ecologia e socialismo, parte do pressuposto que a Terra está em um acelerado processo de degradação ambiental, imposto pelo Capitalismo. Para reverter estes processos e impedir uma catástrofe planetária, o único caminho é uma mudança radical capaz de criar condições para um futuro realmente sustentável para o planeta e as novas gerações. O ecossocialismo representa, ao mesmo tempo, o resgate dos ideários emancipatórios construídos pelos movimentos sociais. Incorporando os valores do Ubuntu e Teko Porã, com o sentido ético profundo do COMUM e da COMUNHÃO, visando a construção de uma cidadania ativa e solidária[30].

Organização[editar | editar código-fonte]

A RAiZ Movimento Cidadanista possui uma forma de organização diferentes dos partidos políticos tradicionais, tendo como principais conceitos a horizontalidade, a democracia participativa e a deliberações do movimento sempre de baixo para cima. Se baseia em estruturas no mesmo formato que o Podemos da Espanha e do Syrisa na Grécia.

Círculos Cidadanistas[editar | editar código-fonte]

São a principal instância de organização da RAiZ e a sua principal base. Os Círculos são uma instância híbrida, que une os conceitos de partido e movimento.

Os círculos são formados por grupos de filiados e de colaboradores não filiados, que interagem de maneira horizontal e autônoma, desde que em consonância com a Carta Cidadanista, e que pode ser formado por motivações territoriais (bairros, cidades, regiões) ou temáticas. Desde sua criação, já foram criados mais de 100 círculos em diversas cidades de grande e pequeno porte.[31][32][33][34]

Teias[editar | editar código-fonte]

São instâncias de direção política da RAiZ, se organizam em níveis Municipais, Estaduais e Nacionais e são compostas por todos os filiados e colaboradores dessas regiões. As Teias são responsáveis por promover os debates e deliberações da RAiZ nos diferentes níveis.

Estes debates podem ser feitos de forma presencial, nas Teias Plenárias ou de maneira digital, nas Teias Digitais.

Esferas[editar | editar código-fonte]

São órgãos com função executiva, prioritariamente com o objetivo de cumprir as deliberações das Teias e zelar pelo cumprimento do Estatuto e da Carta Cidadanista. Também se organizam nos três níveis - Municipal, Estadual e Nacional.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. www2.senado.leg.br https://www2.senado.leg.br/bdsf/bitstream/handle/id/554907/noticia.html?sequence=1&isAllowed=y. Consultado em 17 de outubro de 2023  Em falta ou vazio |título= (ajuda)
  2. «'Podemos' inspira criação de partido para ex-marineiros». Política. 24 de janeiro de 2015 
  3. «Ex-marineiros organizam partido ecossocialista - Política - Estadão». Estadão 
  4. País, Ediciones El (21 de dezembro de 2014). «Fenômeno na Espanha, Podemos inspira os descontentes no Brasil». EL PAÍS 
  5. «Instituto Humanitas Unisinos - IHU - Raiz Movimento Cidadanista. Um novo partido». www.ihu.unisinos.br. Consultado em 7 de novembro de 2016 
  6. «Erundina é recebida como ilustre em debate de novo partido de ex-marineiros - Política - Estadão». Estadão 
  7. «Brazilian ecologists to launch party modeled on Spain's Podemos». Fox News Latino (em inglês). 14 de janeiro de 2015 
  8. «Poder Online  » 'PSOL reproduz muito do PT de 30 anos atrás e queremos evitar isso', diz ex-marineiro». poderonline.ig.com.br. Consultado em 10 de novembro de 2016 
  9. «Dissidência da Rede cria partido para tentar catalisar movimentos sociais - Política - iG». Último Segundo 
  10. Diximedia. «Ecologistas brasileños presentan movimiento inspirado en el Podemos español». lainformacion 
  11. «Erundina deixa PSB para fundar um novo partido - Política - Estadão». Estadão 
  12. marcelop. «Dissidentes da Rede Sustentabilidade lançam carta por novo partido». CartaCapital 
  13. «Coletivo Avante define nome de novo partido». Portal Fórum. 17 de março de 2015. Consultado em 7 de novembro de 2016 
  14. «Novo partido-movimento de esquerda lança manifesto em SP». Terra 
  15. «Carta CIDADANISTA - Raiz Cidadanista». Raiz Cidadanista. Consultado em 7 de novembro de 2016 
  16. «Conheça RAiZ um Partido-Movimento para o Brasil - Brasil Vivo». Brasil Vivo (em inglês). 28 de março de 2015 
  17. Zanvettor, Rafael. «Caros Amigos - Novo partido de esquerda lança carta-manifesto». Caros Amigos 
  18. «No Fórum Social, Erundina lança nova sigla, a Raiz Movimento Cidadanista - 22/01/2016 - Poder - Folha de S.Paulo». www1.folha.uol.com.br. Consultado em 7 de novembro de 2016 
  19. a b «Sonháticos agora tentam criar partido-movimento». O Globo. 24 de janeiro de 2016 
  20. «Raiz – Movimento Cidadanista debate questões indígenas e de quilombola | FSM POA». Consultado em 7 de novembro de 2016 
  21. «Ex-deputado coordena em MS criação da Raiz, novo partido que Erundina pretende fundar | Notícias de Campo Grande e MS | Capital News». Ex-deputado coordena em MS criação da Raiz, novo partido que Erundina pretende fundar | Notícias de Campo Grande e MS | Capital News. Consultado em 11 de novembro de 2016 
  22. «Sem PCB, PSOL faz convenção e escolhe Tafarello - Portal Jundiaí Notícias». Portal Jundiaí Notícias. 29 de julho de 2016 
  23. «MOVIMENTO RAIZ CIDADANISTA SERÁ LANÇADO DIA 22 EM ILHÉUS». www.ilheus24h.com.br. Consultado em 11 de novembro de 2016 
  24. «RAiZ inicia "colheita" de assinaturas para sua legalização». Observatório Pelotas. 25 de outubro de 2016. Consultado em 11 de novembro de 2016 
  25. «RAiZ inicia "colheita" de assinaturas para sua legalização». Revista Partes. 21 de setembro de 2016. Consultado em 11 de novembro de 2016 
  26. «RAIZ – Movimento Cidadanista como espaço de retaguarda para lutas sociais | Conselho Nacional do Laicato do Brasil». www.cnlb.org.br. Consultado em 11 de novembro de 2016 
  27. www.plus.com.vc, Plus! Agência Digital -. «Penedo: Jovens realizarão protesto em Penedo para alertar população sobre iniciativas do governo brasileiro - AquiAcontece». Aqui Acontece 
  28. Rodrigues, Lúcia. «Caros Amigos - O feminismo no debate político partidário». Caros Amigos 
  29. «Ecossocialismo por Michael Löwy». Blog da Boitempo. 1 de março de 2011. Consultado em 7 de novembro de 2016 
  30. África, Por Dentro da (24 de setembro de 2014). «Ubuntu: a filosofia africana que nutre o conceito de humanidade em sua essência - Por dentro da África». Por dentro da África 
  31. «RAIZ MOVIMENTO CIDADANISTA PROMOVEU 1º ENCONTRO PARA CRIAR CÍRCULO JOVEM EM POÁ». Gazeta da Semana. Consultado em 7 de novembro de 2016 
  32. «Larissa Gaspar 54700». larissagaspar.com.br. Consultado em 7 de novembro de 2016 
  33. «Política». www.claudinodias.com.br. Consultado em 7 de novembro de 2016 
  34. «Ex-deputado vai ao 'Calçadão' em busca de assinaturas para criação de partido». www.midiamax.com.br. Consultado em 7 de novembro de 2016 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]