Ramiro Musotto

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Ramiro Musotto
Informação geral
Nascimento 31 de outubro de 1963
Origem La Plata
País  Argentina
Data de morte 11 de setembro de 2009 (45 anos)
Gênero(s) Música eletrônica
Instrumento(s) Percussão
Período em atividade 1996 - 2009
Gravadora(s) MCD
Afiliação(ões) Kid Abelha

Ramiro Musotto (La Plata, Argentina) foi um compositor e produtor musical argentino radicado no Brasil desde os anos 80.

Morou em Salvador durante doze anos, depois foi para o Rio de Janeiro e em 2004 voltou para Salvador para desenvolver sua carreira solo.

Trabalhou com artistas como Skank, Lenine, Marisa Monte, Marina Lima, Daniela Mercury, Os Paralamas do Sucesso, Caetano Veloso, Gilberto Gil, Lulu Santos, Zeca Baleiro, Adriana Calcanhotto, Titãs, Fernanda Abreu, Sérgio Mendes, Zélia Duncan, Kid Abelha e Gal Costa.

Em 1997 gravou a música La Danza Del Tezcatlipoca Rojo, de sua autoria no álbum Liga Lá de Lulu Santos. Apresentando ao público o som de seu berimbau eletrizado. Música gravada posteriormente no álbum Sudaka.

Em 2001 lançou seu primeiro álbum, Sudaka, um dos trabalhos mais criativos e originais de música eletrônica já produzida no Brasil. Gravado em casa e em quartos de hotel durante turnês com o Skank, Sudaka é formado por canções eletrônicas não direcionadas para as pistas de dança, com influências da canção do anglo-indiano Talvin Singh, baseada na repetição hipnótica do groove, e as recentes experimentações eletrônicas de Naná Vasconcelos.

Em Sudaka coexistem harmoniosamente cânticos indígenas (Xavantes), música dos pigmeus, o cineasta Glauber Rocha (em Antônio das Mortes), afro-baianidades (mescla o bloco afro Ilê Aiyê e o grupo de pagode Harmonia do Samba através de samples) e convidados especiais como Gato Barbieri (lendário saxofonista argentino radicado nos EUA), Lulu Santos e Lelo Zanetti (baixista do Skank).

Em 2007 lançou Civilizacao & Barbarye, com as participações de Arto Lindsay e Chico César. O percussionista faleceu em 11 de Setembro de 2009, aos 45 anos, de câncer.

Discografia[editar | editar código-fonte]

  • 2007: Civilizacao & Barbarye
  • 2001: Sudaka

Videografia[editar | editar código-fonte]

  • 2005: Daniela Mercury: Baile Barroco (percussionista)
  • 2005: Lenine in Cite (percussionista)
  • 2002: Kid Abelha: "Acústico MTV" - cd e dvd (percussionista)
  • 2002: Skank: MTV Ao Vivo em Ouro Preto (percussionista)
  • 2001: Sudaka Ao Vivo
Accordrelativo20060224.png Este artigo sobre um(a) músico(a) é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.