RanXerox

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Ranxerox)
RanXerox
Imagem ilustrativa padrão; esse artigo não possui imagem.
Editora(s) VHD Diffusion
Glénat
Gênero ficção científica
Argumento Stefano Tamburini
Desenho Tanino Liberatore

RanXerox, ou Ranx, é uma série de banda desenhada de ficção científica feita por Tanino Liberatore e Stefano Tamburini, dois artistas italianos que haviam trabalhado anteriormente em revistas como Cannibale e Frigidaire.

RanXerox é um andróide, construído com peças de uma máquina fotocopiadora.[1] O Rosto de Ranx foi baseado principalmente no de um amigo de infância de Liberatore.

Tanino Liberatore também contribuiu para o álbum de Frank Zappa, "The Man from Utopia"; Zappa, na capa, tem uma forte semelhança com RanXerox.

Publicação[editar | editar código-fonte]

Rank Xerox foi publicado pela primeira vez em 1978 na terceira edição da revista Cannibale e, mais tarde, como "Ranxerox", na revista Frigidaire (1980). A primeira vez que Ranxerox foi publicado em Inglês foi em julho 1983. O nome foi posteriormente alterado para Ranx devido a ameaças de uma ação judicial pela Xerox, pelo uso do nome.

No Brasil RanXerox foi publicado no primeiro número da revista Animal, pela editora VHD Diffusion, em 1988.[1] e também pela Conrad Editora em 2010.

No início de 2010 foi anunciado o lançamento de Ranx - L'intégrale, publicação em volume único de 192 páginas, parte da coleção Fantastique et Science-Fiction, da editora Glénat.[1]

Prêmios[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. a b c CODESPOTI, Sérgio. Glénat lançará encadernado de RanXerox Arquivado em 14 de setembro de 2010, no Wayback Machine. Universo HQ
Ícone de esboço Este artigo sobre banda desenhada é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.