Rapidez (relatividade)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Rapidez é o valor de artanh(v / c) para velocidade v e velocidade de luz c

Na relatividade, a rapidez é comumente usada como uma medida para a velocidade relativística [en]. Matematicamente, a rapidez pode ser definida como o ângulo hiperbólico que diferencia dois quadros de referência (referenciais) em movimento relativo, sendo cada quadro (referencial) associado com coordenadas de distância e tempo.

Para o movimento unidimensional, as rapidezes[1]. são aditivas, enquanto as velocidades devem ser combinadas pela fórmula de adição de velocidade [en] de Einstein. Para baixas velocidades, rapidez e velocidade são quase exatamente proporcionais, mas, para velocidades mais altas, a rapidez assume um valor maior, sendo a rapidez da luz infinita.

Usando a função hiperbólica inversa artanh, a rapidez w correspondente à velocidade v é w = artanh(v / c) onde c é a velocidade da luz. Para baixas velocidades, w é aproximadamente v / c. Como na relatividade qualquer velocidade v é restrita ao intervalo c < v < c, a razão v / c satisfaz −1 < v / c < 1. A tangente hiperbólica inversa tem o intervalo unitário (−1, 1) para seu domínio e toda a linha real [en] para sua imagem [en]; isto é, o intervalo c < v < c mapeia para −∞ < w < ∞.

História[editar | editar código-fonte]

Em 1908, Hermann Minkowski explicou como a transformação de Lorentz poderia ser vista simplesmente como uma rotação hiperbólica [en] das coordenadas do espaço-tempo, ou seja, uma rotação através de um ângulo imaginário.[2] Este ângulo, portanto, representa (em uma dimensão espacial) uma simples medida aditiva da velocidade entre os quadros.[3] O parâmetro de rapidez, que substitui a velocidade, foi introduzido (em 1910) por Vladimir Varićak[4] e por E. T. Whittaker.[5] O parâmetro foi denominado rapidez por Alfred Robb (1911)[6] e este termo foi adotado por muitos autores posteriores, como Ludwik Silberstein (em 1914), Frank Morley (em 1936) e Wolfgang Rindler (em 2001).

Área de um setor hiperbólico[editar | editar código-fonte]

A quadratura [en] da hipérbole xy = 1 de Grégoire de Saint-Vincent estabeleceu o logaritmo natural como a área de um setor hiperbólico, ou uma área equivalente contra uma assíntota. Na teoria do espaço-tempo, a conexão de eventos pela luz divide o universo em passado, futuro ou outro lugar com base no aqui e agora.[necessário esclarecer] Em qualquer linha do espaço, um feixe de luz pode ser direcionado para a esquerda ou para a direita. Tome o eixo x como os eventos passados pelo feixe direito e o eixo y como os eventos do feixe esquerdo. Então um quadro (referencial) em repouso tem tempo ao longo da diagonal x = y. A hipérbole retangular xy = 1 pode ser usada para medir velocidades (no primeiro quadrante). A velocidade zero corresponde a (1,1). Qualquer ponto na hipérbole tem coordenadas de cone de luz [en] onde w é a rapidez e é igual à área do setor hiperbólico de (1,1) para essas coordenadas. Muitos autores referem-se, em vez disso, à unidade hipérbole [en] usando a rapidez como parâmetro, como no diagrama de espaço-tempo [en] padrão. Lá, os eixos são medidos por relógio e medidor, referências mais familiares e a base da teoria do espaço-tempo. Portanto, o delineamento da rapidez como parâmetro hiperbólico do espaço-feixe é uma referência[necessário esclarecer] à origem do século XVII de nossas preciosas funções transcendentes e um suplemento à diagramação do espaço-tempo.

Impulso de Lorentz[editar | editar código-fonte]

A rapidez w surge na representação linear de um impulso de Lorentz [en] como um produto vetor-matriz

[a]

A matriz Λ(w) é do tipo com p e q satisfazendo p2q2 = 1, de modo que (p, q) está na hipérbole unitária [en]. Tais matrizes formam o grupo ortogonal indefinido O(1,1) [en] com álgebra de Lie unidimensional expandida pela matriz de unidade anti-diagonal, mostrando que a rapidez é a coordenada nesta álgebra de Lie. Esta ação pode ser representada em um diagrama de espaço-tempo [en]. Na notação exponencial de matriz, Λ(w) pode ser expresso como , onde Z é o negativo da matriz da unidade anti-diagonal

Não é difícil provar que

Isso estabelece a útil propriedade aditiva da rapidez: se A, B e C são quadros de referência (referenciais), então

onde wPQ denota a rapidez de um quadro de referência (referencial) Q em relação a um quadro de referência (referencial) P. A simplicidade desta fórmula contrasta com a complexidade da correspondente fórmula de adição de velocidade [en].

Como podemos ver na transformação de Lorentz acima, o fator de Lorentz se identifica com cosh w

então a rapidez w é implicitamente usada como um ângulo hiperbólico nas expressões de transformação de Lorentz usando γ e β. Relacionamos rapidezes com a fórmula de adição de velocidade [en]

ao reconhecer

e assim

A aceleração própria [en] (a aceleração "sentida" pelo objeto que está sendo acelerado) é a taxa de variação da rapidez em relação ao tempo próprio (tempo medido pelo próprio objeto em aceleração). Portanto, a rapidez de um objeto em um determinado quadro de referência (referencial) pode ser vista simplesmente como a velocidade desse objeto, como seria calculada de forma não relativística por um sistema de orientação inercial a bordo do próprio objeto se ele acelerasse do repouso naquele quadro de referência (referencial) até sua velocidade dada.

O produto de β e γ aparece com frequência e é dos argumentos acima

[a]

Relações exponenciais e logarítmicas[editar | editar código-fonte]

Das expressões acima temos

e assim

ou explicitamente

O fator de desvio Doppler associado à rapidez w é .

Em física de partículas experimental[editar | editar código-fonte]

A energia E e o momento escalar |p| de uma partícula de massa diferente de zero (repouso) m são dadas por:

Com a definição de w

e assim com

[a]

a energia e o momento escalar podem ser escritos como:

[a]

Assim, a rapidez pode ser calculada a partir da energia e do momento medidos por

No entanto, os físicos de partículas experimentais costumam usar uma definição modificada de rapidez em relação a um eixo de feixe

onde pz é o componente do momento ao longo do eixo do feixe.[7] Esta é a rapidez do impulso ao longo do eixo do feixe que leva um observador do quadro do laboratório para um quadro no qual a partícula se move apenas perpendicularmente ao feixe. Relacionado a isso está o conceito de pseudorapidez [en].

A rapidez relativa a um eixo de feixe também pode ser expressa como

Ver também[editar | editar código-fonte]

Nota[editar | editar código-fonte]

  1. a b c d A notação para seno (sen) está em inglês (sin).

Referências

  1. «Significado de rapidezes». Consultado em 28 de março de 2023 
  2. Hermann Minkowski, 1908, Equações fundamentais para processos eletromagnéticos em corpos em movimento (em inglês) via Wikisource
  3. Sommerfeld, Diário físico (em alemão), 1909
  4. Vladimir Varićak, 1910, Aplicação da geometria lobachevskiana na teoria da relatividade (em inglês), Diário físico, via Wikisource
  5. E. T. Whittaker, 1910, Uma história das teorias do éter e da eletricidade (em inglês), página 441.
  6. Alfred Robb, 1911, Geometria óptica de movimento (em inglês), página 9
  7. Amsler, C. et al., "The review of particle physics" (em inglês), Physics letters B, 667 (2008) 1, Seção 38.5.2

Bibliografia[editar | editar código-fonte]