Raquel Varela

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Raquel Varela
Raquel Varela
Nascimento 15 de outubro de 1978 (45 anos)
Cascais, Portugal
Residência Oeiras, Portugal
Nacionalidade Portuguesa
Cidadania Portugal
Alma mater ISCTE-IUL
Ocupação Historiadora
Investigadora
Professora Universitária
Autora
Página oficial
https://raquelcardeiravarela.wordpress.com/

Raquel Cardeira Varela (Cascais, 15 de outubro de 1978) é uma historiadora, professora universitária, investigadora e autora portuguesa.[1][2] Especialista em temas relacionados com o mundo laboral e os direitos dos trabalhadores, tornou-se conhecida do grande público devido às obras publicadas e através da participação em programas televisivos ou de rádio, como comentadora ou membro de um painel.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Raquel Varela fez a sua licenciatura Pré-Bolonha em História Moderna e Contemporânea, em 2005, no ISCTE-IUL, uma pós-graduação em História Moderna e Contemporânea na FCSH Universidade Nova de Lisboa e o seu doutoramento (cum laude) em História Política e Institucional no ISCTE, Instituto Universitário de Lisboa, em 2010. Fez o seu pós-doutoramento (2010-2016) em culturas de trabalho (IHC-FCSH/UNL), e em História Global do Trabalho em 2013 no IISH Amsterdam. Frequentou a Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra (1997-2000).

Desde 2015 que faz parte do grupo de comentadores (composto também por Inês Pedrosa, Joaquim Vieira e Rodrigo Moita de Deus) de O Último Apaga a Luz [3], um programa semanal da RTP3 moderado por Pedro Vieira em que se que debate, comenta e analisa como as noticias têm sido tratadas e os acontecimentos da atualidade. Já antes, no 2º semestre de 2014 e o 1º de 2015, havia sido comentadora residente de um programa semelhante, emitido também pela RTP3 (canal que então se apresentava sob o nome "RTP Informação"), Barca do Inferno. De igual modo, em janeiro de 2022 passou a ter uma rubrica sobre temas variados na Antena 1, também da emissora pública portuguesa, com o título "Palavra de Honra"[4] e em que interage com o escritor Joel Neto. A rubrica semanal terminou em fevereiro de 2022, sendo imediatamente substituída por outra com os mesmos intervenientes e intitulada "Efeito Borboleta"[5]. Varela também participou de forma esporádica noutros programas audiovisuais, como, por exemplo, no Canal Q.

Raquel Varela é uma figura mediática em Portugal desde a primeira metade da década de 2010 - nomeadamente a partir de uma participação sua no extinto programa de debate Prós e Contras, em 2013[6].

Referências

  1. goodreads (ed.). «Raquel Varela». Consultado em 30 de Outubro 2021 
  2. Wook (ed.). «Raquel Varela». Consultado em 30 de Outubro 2021 
  3. Portugal, Rádio e Televisão de. «O Último Apaga a Luz - Informação - Entrevista e Debate - RTP». www.rtp.pt. Consultado em 6 de janeiro de 2023 
  4. «Palavra de Honra». RTP. Consultado em 3 de setembro de 2022 
  5. «Efeito Borboleta». Antena 1 - RTP. Consultado em 6 de janeiro de 2023 
  6. «Martim, o miúdo que parou o 'Prós e Contras'». Jornal Expresso. Consultado em 6 de janeiro de 2023