Rare

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Rare
Sede da Rare em Twycross, no Reino Unido.
Razão social Rare Ltd.
Subsidiária
Atividade Jogos eletrônicos
Fundação 1985
Fundador(es) Tim Stamper
Chris Stamper
Sede Twycross, Leicestershire,
Inglaterra,  Reino Unido
Proprietário(s) Microsoft
Pessoas-chave Craig Duncan (Chefe de Estúdio)
Gregg Mayles (Diretor Criativo)
Louise O' Connor (Produtora Executiva)
Robin Beanland (Diretor de Áudio)
Empregados 280 (2020)
Empresa-mãe Xbox Game Studios
(2002–presente)
Antecessora(s) Ultimate Play the Game
Website oficial rare.co.uk

Rare Ltd., também conhecida como Rareware, é uma empresa que desenvolve jogos eletrônicos com sede em Twycross, no Reino Unido. Foi fundada em 1985 pelos irmãos Tim e Chris Stamper. A Rare trabalhou durante muitos anos como parceira da Nintendo, mas em 2002 foi adquirida pela empresa americana Microsoft, fazendo parte do Xbox Game Studios.

A empresa[editar | editar código-fonte]

Os jogos desenvolvidos pela Rare sempre utilizaram os últimos recursos gráficos disponíveis em sua época. Uma das séries mais aclamadas da empresa foi Donkey Kong Country, do Super Nintendo Entertainment System, devido ao uso de gráficos 3D pré-renderizados numa plataforma 2D. No entanto, o maior sucesso da empresa foi o jogo GoldenEye 007, do Nintendo 64, revolucionário na época, trazendo à tona um novo conceito em jogos em primeira pessoa.

Alguns membros que trabalharam como peças-chave nos projetos de GoldenEye e Perfect Dark deixaram a Rare em 1998 para fundarem sua própria empresa, a Free Radical Design, que posteriormente passou a se chamar Crytek UK sendo uma subsidiária da produtora alemã Crytek.

Em Setembro de 2002 os irmãos Stamper venderam 51% das ações da empresa para a Microsoft, pela quantia de US$375 milhões. Em seguida, a Nintendo vendeu sua parcela (49%) das ações que possuía. A Rare passou então a desenvolver jogos exclusivamente para os consoles da Microsoft.

Entre 2000 e o final da venda da Rare para a Microsoft mais de 50 empregados deixaram a empresa. Outros 30 abandonaram seus empregos pouco tempo depois. O primeiro jogo da Rare para o Xbox, Grabbed by the Ghoulies, foi um fracasso de vendas.

Em Julho de 2005 a Rare confirmou que irá desenvolver jogos para o novo videogame portátil da Nintendo, o Nintendo DS.

Hoje em dia, junto ao sucesso das plataformas da Microsoft (Xbox, Windows, Windows Phone), a Rare fez famosos exclusivos como Kinect Sports, Kameo: Elements of Power (que sairia para o Gamecube, mas com a compra da desenvolvedora, acabou adiado até sair somente no Xbox 360) e Viva Piñata.

Ver também[editar | editar código-fonte]