Ratinho Livre

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ratinho Livre
Ratinho Livre
Informação geral
Formato programa de auditório
Gênero Jornalístico
Popular
Policial
Duração 60 minutos
País de origem  Brasil
Idioma original português
Produção
Produtor(es) Emilio Surita
Marcos Chiesa
Apresentador(es) Ratinho
Exibição
Emissora original RecordTV
Formato de exibição 480i (SDTV)
Transmissão original 22 de setembro de 1997 (1997-09-22) – 28 de agosto de 1998 (1998-08-28)
Cronologia
Programas relacionados Programa do Ratinho

Ratinho Livre foi um programa de televisão brasileiro exibido pela Rede Record entre 22 de setembro de 1997 e 28 de agosto de 1998 de segunda à sexta, logo após o Jornal da Record. Antes do programa, Ratinho era apresentador do programa policial 190, da CNT, considerado a maior audiência da emissora no Paraná por abordar assuntos como prisões e crimes em Curitiba e outros cantos do estado, além de outros estados.[1]

História[editar | editar código-fonte]

O programa entrou no ar das 20h até a meia-noite no lugar de programas de baixa audiência. A audiência no horário nobre da Record subiu de 3 para 9 pontos em pouco tempo.

Em apenas 1 mês no ar, chegou ao segundo lugar de audiência, derrotando o SBT (que exibia a novela Fascinação das 21 às 22h), chegando a desafiar a Rede Globo após o final da novela Por Amor.

Por causa dos sucessivos ganhos de audiência, a novela Por Amor, que durava 1h, foi esticada por mais de meia hora: das 20h30 às 22h.

Mesmo assim, foi a primeira vez desde 1990 que a Rede Globo perdia o primeiro lugar, quando foi derrotada pela novela Pantanal e pelos animes japoneses da extinta Rede Manchete.

No início de 1998, o programa voltou a ganhar audiência devido à baixa audiência da novela Torre de Babel, que não agradou parte dos telespectadores que assistiram a novela anterior e acabaram migrando para o programa de Ratinho.

Nesse ano, era o auge da audiência tanto para o programa quanto para a Record, que faturaram com propagandas e patrocínios.

Porém, em agosto de 1998, 2 dias após ter uma única edição de sábado, Ratinho deixou a Record sem pedir demissão.[2] O motivo da saída brusca da emissora seriam as divergências com Edir Macedo, dono do canal, pelo salário recebido (Ratinho recebia R$ 80 mil reais, muito baixo para os padrões da televisão).[3]

Após a saída, uma nota da Record, que foi ao ar durante os fins de bloco e início dos comerciais do Ratinho Livre, com letras brancas e fundo azul, afirmava que Ratinho estava saindo da emissora e que seria processado por quebra de contrato.

O programa começou a ser reprisado e na semana seguinte foi substituído pelo Leão Livre, apresentado por Gilberto Barros, mais conhecido como "Leão", que até então apresentava o programa policial Disque Record no horário de 12h até às 14h.[4]

A saída de Ratinho foi um grande desastre: quando era exibido na Record, chegava aos 35 pontos de audiência.[5] No novo programa, já no SBT, o Programa do Ratinho, caiu para 14 pontos, demonstrando a discordância dos telespectadores com sua saída brusca para outra emissora. A saída de Ratinho seria por uma questão financeira: Silvio Santos ofereceu R$ 1 milhão de reais caso não renovasse com a Record.

Com isso, a Globo demorou praticamente o primeiro semestre inteiro de 1999 (o equivalente a metade toda do ano) para recuperar a audiência das novelas e de outros programas.

Prêmios e indicações[editar | editar código-fonte]

Ano Prêmio Categoria Indicação Resultado
1998 Troféu Imprensa Revelação do Ano Ratinho Venceu
Melhor Programa de Auditório Ratinho Livre Venceu

Referências