Raul Pederneiras

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Raul Pederneiras
Nascimento 11 de agosto de 1874
Rio de Janeiro, RJ
Morte 11 de maio de 1953 aos 79 anos
Rio de Janeiro, RJ
Nacionalidade Brasil

Raul Paranhos Pederneiras (Rio de Janeiro, 1874 — Rio de Janeiro, 11 de maio de 1953)[1] foi um caricaturista, ilustrador, pintor, professor, teatrólogo, compositor e escritor brasileiro.

Vida e obra[editar | editar código-fonte]

Raul, em 1944.

Raul Paranhos Pederneiras, ou simplesmente Raul, é irmão do poeta Mário Pederneiras iniciou sua carreira em 1898, no diário O Mercúrio, jornal impresso em cores que circulou no Rio de Janeiro de fins do oitocentos -, e, durante toda vida, manteve uma extensa e assídua participação em diversos periódicos cariocas, como a Revista da Semana, O Tagarela, D. Quixote, Fon-Fon, O Malho e o Jornal do Brasil.

Juntamente com J. Carlos e K.Lixto integrou o tríade mais famosa de caricaturistas fluminenses da República Velha. Como pintor, sua técnica preferida foi a aquarela, na qual era exímio. Embora tenha figurado em diversas exposições gerais de Belas Artes, realizou apenas uma mostra individual, em 1926, no Liceu de Artes e Ofícios do Rio de Janeiro.

Figura polivalente, Raul foi ainda professor de Anatomia e Fisiologia Artística na Escola Nacional de Belas Artes, entre 1918 e 1938; professor de Direito Internacional na Faculdade de Direito da antiga Universidade do Brasil, de 1938 até a sua aposentadoria; teatrólogo e autor de várias revistas, que dividiu com nomes famosos da cena brasileira, como Luís Peixoto e Aporelli; e compositor de cançonetas e de uma opereta. Deixou publicações como o curioso livro Geringonça Carioca: Verbete para um dicionário de gíria, e alguns volumes com versos humorísticos: Com licença (1898), Versos (1900) e Musa travessa (1936).

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Raul Pederneiras

Referências

Ícone de esboço Este artigo sobre uma pessoa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.