Raven-Symoné

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Raven (cantora e atriz))
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Disambig grey.svg Nota: Se procura pelo álbum homônimo, veja Raven-Symoné (álbum).
Raven-Symoné
Raven-Symoné desfilando em Tadashi Shoji
Informação geral
Nome completo Raven-Symoné Christina Pearman
Também conhecido(a) como
Nascimento 10 de dezembro de 1985 (32 anos)
Origem
País Estados Unidos
Gênero(s)
Ocupação(ões)
Alma mater Academy of Art University
Instrumento(s)
Período em atividade 1989–presente
Outras ocupações
Gravadora(s) MCA (1990–95)
Crash/RayBlaize (1996–01)
Walt Disney (2002–09)
Hollywood (2003–08)
The Collective[2](2009–12)
Afiliação(ões)
Influência(s)
Página oficial raven-symone.org

Raven-Symoné Christina Pearman (Atlanta, 10 de dezembro de 1985) mais conhecida como Raven-Symoné ou apenas Raven, é uma atriz, cantora, compositora, dançarina, dubladora, produtora de televisão e designer de moda estadunidense.[4]

Ficou conhecida pela sua atuação como Olivia Kendall em The Cosby Show, também se destacou como Nicole Lee em Hangin' with Mr. Cooper, Galleria Garibaldi nos filmes The Cheetah Girls e The Cheetah Girls 2. Mas foi como Raven Baxter, uma adolescente vidente, no seriado da Disney As Visões da Raven, que a atriz conquistou sucesso mundial. Como cantora, Raven lançou quatro álbuns de estúdio, além de várias trilhas sonoras e coletâneas. Em 2008 estrelou a comédia Como Viajar com o Mala do Seu Pai, no mesmo ano lançou seu quarto álbum de estúdio. Em 2010 estrelou o filme A Vingança das Damas de Honra. Entre 2015 e 2016 fez parte do time de apresentadoras do talk show The View, na ABC. Em 2017, Raven voltou a interpretar Raven Baxter na série Raven's Home, um spin-off de As Visões da Raven.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Raven-Symoné nasceu em Atlanta, na Geórgia, é filha de Lydia Pearman e Christopher B. Pearman. Ela tem um irmão mais novo chamado Blaze. Ainda quando era bebê trabalhou para a agência de modelos Young Faces Inc., de Atlanta, e participou de diversos anúncios impressos locais. Aos dois anos, começou a trabalhar na famosa agência de modelos Ford Models, e apareceu em anúncios de diversas marcas como Ritz Crackers, Jell-O, Fisher-Price e Cool Whip. Quando tinha três anos seus pais se mudaram para Ossining, em Nova Iorque, para ajudar na carreira da filha.[5]

1989—1994: Estréia na TV e Primeiros Filmes[editar | editar código-fonte]

Em 1989, Raven-Symoné fez um teste para um papel no filme de Bill Cosby, Ghost Dad. Porém ela tinha apenas três anos, e foi considerada jovem demais para o papel, mas Cosby gostou tanto dela que pediu para os roteiristas de sua série, The Cosby Show, criarem um personagem para ela, como sua neta Olivia. Ela fez sua estréia no primeiro episódio da sexta temporada do programa, e permaneceu até o final da série em 1992.

Em 1992, Raven apareceu como a versão mais nova de Halle Berry, no filme Queen: The Story of an American Family, e também fez uma participação na série Um Maluco no Pedaço, como Claudia.

No mesmo começou sua carreira como cantora aos sete anos, quando assinou contrato com a MCA Records. Ela passou esse ano tendo treinos de voz e sendo produzida por Missy Elliott. Seu primeiro álbum, Here's to New Dreams, foi lançado em 22 de junho de 1993, e rendeu dois singles: "That's What Little Girls Are Made Of", que fez sucesso e chegou na 68ª posição da Billboard Hot 100, e "Raven Is the Flavor". O álbum, no entanto, não obteve o sucesso esperado, e vendeu apenas 73.000 cópias nos Estados Unidos.[6]

Em 1993, um ano após o fim de The Cosby Show, ela conseguiu o papel de Nicole Lee no programa Hangin 'with Mr. Cooper. Ela fez sua estréia no primeiro episódio da segunda temporada do programa, e permaneceu até o final da série em 1997.

Em 1994, Raven faz seu primeiro papel no cinema, no filme Os Batutinhas, interpretando a "Namorada do Stymie".

1995—2001: Dr. Dolittle, Undeniable, Turnê e Zenon[editar | editar código-fonte]

Em 1996, Raven e seu pai fundaram a RayBlaze Records, e assinaram um contrato de distribuição com a Crash Records, para o lançamento de seu segundo álbum.

Em 1998, ela ganhou seu primeiro papel importante nos cinemas, na comédia Dr. Dolittle, como Charisse Dolittle, a filha mais velha do personagem de Eddie Murphy. Dr. Dolittle foi um sucesso e faturou mais de 294,5 milhões de dólares em todo o mundo. No mesmo ano, ela também apareceu no telefilme Zenon: A Garota do Século 21, como Nebula Wade, sendo sua primeira produção na Disney.

Em 4 maio de 1999 é lançado de forma independente, seu segundo álbum de estúdio, Undeniable, que vendeu mais de 2.000 cópias nos Estados Unidos. O álbum teve apenas um single: um cover de "With a Child's Heart" de Stevie Wonder. Três clipes foram feitos para a música em ritmos diferentes uptempo, balada, e remix. Para promover o álbum, ela saiu em turnê com a boy band do momento, 'N Sync, como o show de abertura do grupo.

Em 2001 Raven volta a repetir sua personagem Charisse Dolittle, em Dr. Dolittle 2, novamente com Eddie Murphy, no mesmo ano atuou na série Eu, a Patroa e as Crianças, interpretando a melhor amiga de Clarie, Charmaine.

2002—2004: As Visões da Raven, The Cheetah Girls e This Is My Time[editar | editar código-fonte]

Em 2002, Raven começou a dublar a personagem Monique, na animação da Disney, Kim Possible. Ela também participou dos dois filmes para a série, Kim Possible: A Corrida do Tempo em 2003, e Kim Possible: O Drama do Amor em 2005.

Em 2001, Symoné fez um teste para um papel em uma série para o Disney Channel intitulada "Absolutely Psychic", sobre uma adolescente com habilidades psíquicas. Curiosamente ela fez o teste para o papel de Chelsea Daniels, mas acabou ficando com a protagonista. Depois que ela foi escolhida os os roteirista decidiram alterar o nome da personagem, que seria outro, para o nome verdadeiro de Raven, e o nome da série mudou para That's So Raven.

A série estreou em 17 de janeiro de 2003 e terminou em 10 de novembro de 2007, se tornando uma dos maiores sucessos do Disney Channel, incluindo a série de maior audiência e uma das mais longas do canal. Ele gerou uma franquia de produtos, incluindo trilhas sonoras, bonecas, DVDs, videogames e até um spin-off. O programa também foi indicado ao Emmy Awards de "Melhor série Infanto-juvenil" em 2005 e 2007. Também foi a primeira série do Disney Channel a ter quatro temporadas e 100 episódios. Em 2007 a marca "That's So Raven", já tinha faturado mais de 400 milhões de dólares aos cofres da Disney.[7]

Sucessos do Disney Channel, ambos protagonizados por Raven de 2003 à 2007.

Voltando ao ano de 2003, Raven ganhou o papel de protagonista no filme musical The Cheetah Girls, também no Disney Channel, interpretando a personagem Galleria Garibaldi. O filme estreou no dia 15 de agosto de 2003, reunindo 6.5 milhões de telespectadores, sendo a maior audiência do ano de um filme do canal. A trilha sonora do filme, produzida por Whitney Houston, ganhou disco de platina dupla, por mais de 2 milhões de cópias vendidas nos Estados Unidos.[8]

Com o sucesso de Raven, a gravadora Hollywood Records (responsável por cuidar da carreira musical das estrelas da Disney), resolve apostar em sua carreira musical e começa a trabalhar com Raven em seu terceiro álbum de estúdio no final de 2003. Em 1 de janeiro de 2004, antes do lançamento de This Is My Time, Raven lançou um EP de cinco faixas, com as músicas "Backflip", "Bump", "Overloved", "What Is Love?" e "Mystify".[9] "Backflip" virou o single para promover o álbum, e o clipe foi bastante exibido no Disney Channel, e no canal BET.

This Is My Time foi lançado em 21 de setembro de 2004, alcançando a 51ª posição na Billboard 200, e o 1º lugar na Billboard Top R&B/Hip-Hop Albums,[10] vendendo 20 mil cópias na primeira semana. Ficou no top 100 por treze semanas, vendendo cerca de 235.000 cópias. A música titulo do álbum "This Is My Time" entrou para a trilha sonora do filme The Princess Diaries 2: Royal Engagement, filme que Raven também faz uma participação. No mesmo ano, também foi lançada a primeira trilha sonora de That's So Raven, contendo músicas cantas pela Raven e pelo elenco. A trilha sonora estreou no 44º lugar na Billboard 200 e foi certificada com ouro pela RIAA, pelas vendas de 500.000 cópias, nos Estados Unidos.[11] No mesmo ano participou dos filmes Zenon: Z3 e Grande Albert.

2005—2007: The Cheetah Girls 2, This Is My Time Tour e o Fim de As Visões da Raven[editar | editar código-fonte]

Em 2006, Raven estrelou o primeiro papel dramático de sua carreira. O drama, For One Night, foi baseado em uma história verdadeira, que conta sobre uma adolescente afro-americana, Briana McCallister, que muda uma pequena cidade, onde os bailes de formatura foram racialmente segregados por décadas. Sua estréia foi em 6 de fevereiro de 2006 no canal Lifetime. Em 7 de Março, chega as lojas That's So Raven Too!, a segunda trilha sonora da série, que estreou no 44º lugar na Billboard 200 e vendeu cerca de 200.000 cópias. Nela está a música "Some Call It Magic", que virou single e ganhou um clipe, que estreou em um episódio da quarta temporada da série.

Em 19 de Maio de 2006, Raven embarcou em sua primeira turnê solo, a "This Is My Time Tour", que começou em Richmond, na Virgínia e foi concluída em 21 de outubro, em Columbia, Carolina do Sul.[12]

No mesmo ano, Raven volta a interpretar Galleria Garibaldi, na sequência The Cheetah Girls 2, dessa vez também, como produtora executiva.[13] A estréia do filme conseguiu 8.1 milhões de telespectadores, tornando-o (na época) o filme mais assistido do Disney Channel e o programa de maior audiência do canal no ano de 2006. A trilha sonora repetiu o sucesso da primeira, chegando na 5ª posição da Billboard 200 e vendendo mais de 1.400.000 milhões de cópias, sendo certificado com disco de platina pela RIAA. Mais tarde, ela emprestou sua voz para a animação da Fox, O Pequeno Herói, que foi lançado nos cinemas em 15 de setembro de 2006.

Na noite de 10 de novembro de 2007 é exibido o último episódio de As Visões da Raven, que foi assistido por mais de 5 milhões de telespectadores.

2008—2009: College Road Trip, Novo Álbum, Tinkerbell e Raven-Symoné Live Tour[editar | editar código-fonte]

Raven-Symoné em 2009, na segunda parte de sua turnê, Raven-Symoné Live Tour

Em 2008, Raven faz a sua primeira protagonista nos cinemas, na comédia da Walt Disney Pictures, Como VIajar com o Mala do Seu Pai, ao lado do comediante Martin Lawrence, interpretando Melanie Porter, uma garota de 18 anos que após o fim do ensino médio "declara guerra" ao seu pai super protetor, ao escolher uma universidade ideal. O filme estreou nos cinemas dia 17 de Março de 2008, e em seu fim de semana de estréia, arrecadou aproximadamente 14 milhões nos cinemas dos Estados Unidos e no Canadá, ocupando o segundo lugar nas bilheterias. Em seu total lucrou mais de 51 milhões de dólares no mundo todo.[14]

Raven se apresentando em um show da turnê, Raven-Symoné Live Tour

Ainda em 2008, no dia 29 de abril de 2008 Raven lança seu quarto álbum de estúdio auto intitulado, pela gravadora Hollywood Records, com estilo mais voltado para o Hip-Hop e R&B. Seu primeiro single foi a nova versão da música Double Dutch Bus, de Frankie Smith, e foi lançado em 9 de fevereiro, com o clipe lançado em 18 do mesmo mês, e serviu para promover o filme College Road Trip. O álbum estreou na 159ª posição da Billboard 200. Ainda no mesmo ano, Raven deu inicio a turnê do álbum, Raven-Symoné Live Tour, começando no dia 12 de julho de 2008 na cidade de Milwaukee, Wisconsin, e encerrando a turnê no dia 28 de outubro de 2009 na cidade de Phoenix (Arizona).

No dia 18 de Setembro de 2008, é lançado o primeiro filme da saga Tinkerbell da Disney, onde Raven dubla uma das protagonistas, Iridessa, a fada da luz. Ainda em 2008, lançou um DVD intitulado Raven-Symoné Presents, dando dicas de beleza, moda, maquiagem, artesanatos para o dia chuvoso, dicas rápidas, receitas fáceis.[15]

Em 2009 apareceu no documentário Good Hair, do ator e comediante Chris Rock.

2010—2014: A Vingança das Damas de Honra e State of Georgia[editar | editar código-fonte]

Após umas longas férias, Raven contou em seu twitter, em maio de 2010, que estava gravando seu novo filme para o canal ABC Family, a comédia, A Vingança das Damas de Honra, interpretando a personagem Abigail Scanlon, e dividindo o protagonismo com a atriz Joanna Garcia. O filme estreou em 18 de julho de 2010, e conseguiu mais de 2,55 milhões de telespectadores, sendo o filme mais assistido da tv a cabo na semana,[16] e ficando no 5º lugar na lista de filmes originais da ABC Family de maior audiência.[17]

No mesmo ano retornou ao Disney Channel, para fazer uma participação especial na série Sonny With a Chance, no episódio intitulado "That's So Sonny", onde Raven interpreta Amber Ericcs, a presidente de um fã-clube do Chad Dylan Cooper.[18] O episódio estrou em 29 de agosto de 2010, sendo assistido por 4 milhões de telespectadores.[19]

Em 2011, Raven foi confirmada como protagonista do novo seriado da ABC Family, State of Georgia, interpretando Georgia. A série estreou em 29 de Junho atraindo 1.32 milhões de telespectadores.[20] Em 16 de setembro do mesmo ano, o canal divulgou oficialmente o cancelamento da série devido a baixa audiência.[21]

Em 31 de janeiro de 2012 a atriz estreou no musical da Broadway, Mudança de Hábito, como a protagonista Deloris van Cartier, marcando sua estréia na Broadway em um papel principal. Raven permaneceu no musical até 26 de agosto.[22] No mesmo ano a VH1 colocou Raven na lista das "100 Melhores Estrelas Infantis de Todos os Tempos", ficando na 9ª posição.[23]

Em 2013, Raven fez uma participação em um episódio da série See Dad Run, da Nickelodeon, onde atuou ao lado de seu ex-colega de elenco em Hanging With Mr. Cooper, Mark Curry.[24]

Em 31 de dezembro de 2014, Symoné confirmou em seu Twitter que pretende retornar ao estúdio para começar a gravar seu quinto álbum de estúdio, que inicialmente começou a ser trabalhado em 2011, porém o projeto foi cancelado.

2015—presente: The View e Raven's Home[editar | editar código-fonte]

Em fevereiro de 2015, Raven retornou a televisão fazendo uma participação especial na série Empire, da Fox.[25][26] Ela também apareceu em dois episódios especiais da série K.C. Undercover, do Disney Channel,[27] em que ela interpretou Simone, tornando esta sua primeira aparição no canal desde sua participação em Sonny With a Chance, em 2010.[28] No mesmo ano participou da série Black-ish, da ABC, como Rhonda Johnson, a irmã do protagonista. Em maio de 2015, foi anunciado que Raven faria parte do time de apresentadoras do programa de entrevistas da ABC, The View, substituindo Rosie O'Donnell.[29] Em junho de 2015, estrelou o filme independente A Girl Like Grace, ao lado de Meagan Good, Garcelle Beauvais e Romeo Miller.[30]

Em maio de 2016, Raven lançou online duas músicas novas, "Sarafina" e "Cruise Control".[31] Em 27 de outubro de 2016, ela anunciou que deixaria o elenco do The View, no final do ano, para se concentrar na produção executiva de um spin-off da série que a consagrou, As Visões da Raven.[32][33][34]

Em abril de 2017, Raven's Home foi anunciada como a nova série do Disney Channel.[35] Em Raven's Home, Symoné reprisa sua personagem Raven Baxter, dessa vez como uma mãe solteira de gêmeos, e dividindo um apartamento com sua melhor amiga Chelsea, que agora também tem um filho.[36] A série estreou em 21 de julho de 2017, e em 10 de outubro, o canal renovou a série para uma segunda temporada.

Vida Pessoal[editar | editar código-fonte]

Raven não costuma falar de sua vida pessoal para a mídia.[37] Mas revelou em uma entrevistadora para Wendy Williams, em seu programa The Wendy Williams Show, que seu primeiro beijo foi no ensino médio da escola, com um veterano.[37]

Em relação a sua orientação sexual, Raven é abertamente homossexual. Ela escreveu no seu Twitter em maio 2012: "Minha orientação sexual é minha, e da pessoa com quem estou saindo, e só para saberem eu não exponho publicamente a minha vida." Em agosto de 2013, Raven-Symoné comentou sobre a legalização do casamento homossexual: "Eu estou animada em ouvir que hoje mais estados legalizaram o casamento homossexual. Porém atualmente não pretendo me casar, mas é muito bom saber que agora posso, e tenho esse direito".[38]

Em 2013, ela deu uma pausa em sua carreira e se matriculou na Academy of Art University, para ter um diploma em artes cênicas.[39]

Em uma entrevista para Oprah Winfrey em outubro de 2014, ela revelou estar em um "relacionamento incrível e feliz" com sua parceira. Ela também disse olhar para os ambos os gêneros, tanto meninos, quanto meninas, com interesse aos 12 anos. Na mesma entrevista, Raven explicou que ela rejeita os rótulos em todos os aspectos de sua vida. Apesar de sua origem racial e orientação sexual, ela se recusa a se auto-identificar como afro-americana ou lésbica, mas sim como uma "americana" e como um "ser humano que ama outros seres humanos".[40] Em 2015, Raven apresentou, publicamente, sua namorada, AzMarie Livingston.[41] No mesmo ano em 20 de outubro de 2015, Raven-Symoné anunciou que havia se separado de AzMarie, após um relacionamento de três anos.[42] Em 2016, ela se referiu a si mesma como "lésbica" no The View.[43]

Para a eleição presidencial de 2016, ela apoiou o candidato libertário Gary Johnson.[44]

Discografia[editar | editar código-fonte]

Ver artigo principal: Discografia de Raven-Symoné
Ver artigo principal: Canções de Raven-Symoné

Raven lançou quatro álbuns de estúdio e dez singles em sua carreira como cantora solo. Também participou de várias trilhas sonoras, coletâneas e outros projetos relacionados a música.

Seu primeiro álbum de estúdio foi o Here's to New Dreams, lançado em 22 de junho de 1993, não tem nenhum registro na Billboard 200, mas estreou na posição 67 na Austrália, 98 na Alemanha e 123 no Japão, e vendeu 73 mil cópias no mundo todo.[45] Lançou como single a música "That's What Little Girls Are Made Of" que atingiu 68ª posição na Billboard Hot 100 e o 47º lugar na Hot R&B/Hip-Hop Songs.[46]

Em 4 de maio de 1999, lançou seu segundo álbum de estúdio, Undeniable, também sem nenhum registro em charts americanos, estreou em 56 na Austrália e 34 no Japão, vendendo nos Estados Unidos apenas 2 mil cópias.[45] Lançou o single With a Child's Heart, regravação do cantor Stevie Wonder, porém não entrou em nenhuma parada musical oficial.

Em 2004 assinou contrato com a Hollywood Records, e lançou a trilha sonora da série That's So Raven, que estreou na 44ª posição da Billboard 200, vendendo meio milhão de cópias nos Estados Unidos, e sendo certificada com disco de ouro pela RIAA.[45] E em 21 de setembro do mesmo ano, lançou seu terceiro álbum de estúdio, e o mais bem sucedido até agora, This Is My Time, vendendo mais de um milhão de cópias no mundo todo e alcançou a 50ª posição na Billboard 200.[45]

Em 7 de março de 2006 lançou a trilha sonora That's So Raven Too!, a segunda trilha sonora da série, que vendeu mais de 200 mil cópias nos Estados Unidos.[45] Além de re-lançar o álbum Undeniable, com o título de From Then Until em 31 de outubro, vendendo 8 mil cópias, ao total.[45]

Em 29 de abril de 2008 lançou seu quarto álbum de estúdio auto intitulado, que estreou na 159ª posição da Billboard 200, e vendeu 50 mil cópias nos Estados Unidos. [45]

Turnês[editar | editar código-fonte]

Filmografia[editar | editar código-fonte]

Filmes
Ano Título no Brasil Papel Notas Título Original
1994 Os Batutinhas Namorada do Stymie Coadjuvante The Little Rascals
1998 Dr. Dolittle Charisse Dolittle Protagonista Dr. Dolittle
1999 Zenon: A Garota do Século 21 Nebula Wade Protagonista - Disney Channel Zenon: Girl of the 21st Century
2001 Dr. Dolittle 2 Charisse Dolittle Protagonista Dr. Dollitle 2
2003 The Cheetah Girls Galleria Garibaldi Protagonista - Disney Channel The Cheetah Girls
Kim Possible: Um Passeio Pelo Tempo Monique Voz - Disney Channel Kim Possible: A Stitch in Time
2004 O Diário da Princesa 2: Casamento Real Princesa Asana Coadjuvante The Princess Diaries 2: Royal Engagement
Zenon: Z3 Nebula Wade Participação - Disney Channel Zenon: Z3
Grande Albert Danielle Voz Fat Albert
2005 Kim Possible: O Drama do Amor Monique Voz - Disney Channel Kim Possible: So the Drama
2006 The Cheetah Girls 2 Galleria Garibaldi Protagonista - Disney Channel The Cheetah Girls 2
O Pequeno Herói Marti Brewster Voz Everyone's Hero
Por Uma Noite Apenas Brianna McCallister Protagonista - Lifetime For One Night
2008 Como Viajar Com o Mala do Seu Pai Melanie Porter Protagonista College Road Trip
Tinker Bell Iridessa Voz - Disney Channel Tinker Bell
2009 Cabelo Bom Ela mesma Participação Good Hair
Tinker Bell e o Tesouro Perdido Iridessa Voz - Disney Channel Tinker Bell and the Lost Treasure
2010 A Vingança das Damas de Honra Abigail Protagonista - ABC Family Revenge of the Bridesmaids
Tinker Bell e o Resgate da Fada Iridessa Voz - Disney Channel Tinker Bell and the Great Fairy Rescue
2011 Pixie Hollow Games Pixie Hollow Games
2012 Tinker Bell e o Segredo das Fadas Secret of the Wings
2014 Tinker Bell: Fadas e Piratas The Pirate Fairy
2015 Tinker Bell e o Monstro da Terra do Nunca Tinker Bell and the Legend of the NeverBeast
A Girl Like Grace Mary Coadjuvante - Filme Independente A Girl Like Grace
2017 Animal Crackers Binkley Voz Animal Crackers
Televisão
Ano Título Papel Notas
1989-1992 O Show do Cosby Olivia Kendall Protagonista entre as temporadas 6–8
1989 A Different World Temporada 3, episódio 5 "Forever Hold Your Peace"
1990 The Muppets at Walt Disney World Garotinha Especial da NBC
1992 Um Maluco no Pedaço Claudia Temporada 2, episódio 21 "Vying for Attention"
1993 Queen: The Story of an American Family Queen com 5 anos Minissérie da CBS, 3 episódios
Xuxa Ela Mesma Participação
1993-1997 Hangin' with Mr. Cooper Nicole Lee 79 episódios
1995 Happily Ever After: Fairy Tales for Every Child Olivia / Zoe / Goldilocks Episódios: "The Princess and the Pauper" / "Goldilocks and the Three Bears"
1996 Bill Nye the Science Guy Ela Mesma Temporada 3, episódio 56 "Human Transportation"
1997 Space Ghost Coast to Coast Episódio 51: "Piledriver"
2001 Eu, a Patroa e as Crianças Charmaine Episódios 1 e 2, da 2º temporada "Mom's Away (Part 1) / (Part 2)"
The Proud Family Stephanie Episódio 11 da 1ª temporada "Seven Days of Kwanzaa"; Voz
2002-2007 Kim Possible Monique Voz
2002 The Cosby Show: A Look Back Ela Mesma Documentário sobre a série.
2003-2007 As Visões da Raven Raven Baxter Protagonista; Produtora Executiva / 100 Episódios.
2004 Fillmore! Maryanne Greene / Alexandria Quarry Episódio 9 da 2ª temporada "Code Name: Electric Haircut"
2005 Higglytown Heroes Playground Monitor Hero Episódio 14 da 1ª temporada "Wayne's Ripping Adventure/Meet Eubie's Cousin"
2006 Zack & Cody: Gêmeos em Ação Raven Baxter Especial "That's So Suite Life of Hannah Montana" (Episódio 20 da 2ª temporada)
2007 Cory in the House Raven Baxter Episódio "Raven in The House"
2008 American Dad! Katie / Wife Episódios 14 e 15 da 3º temporada "Office Spaceman" / "Stanny Slickers II"
2010 Sonny With A Chance Amber Episódio 15 da 2ª temporada "That's So Sonny"
2011 State of Georgia Georgia Protagonista
PrankStars Ela Mesma Participação especial
Rupaul's Drag U Jurada Convidada Episódio: "Looking for a New Job"
2013 Papai em Apuros Whitney Gibbons Participação especial
2015-2017 Black-ish Rhonda Johnson 4 episódios
2015 Empire Olivia Lyon 2 episódios
K.C. Undercover Simone 2 episódios
2015-2016 The View Co-apresentadora Dividia com Whoopi Goldberg, Candace Cameron Bure e Michelle Collins
2016 RuPaul's Drag Race: All Stars Jurada Convidada Episódio: "All Star Talent Show"
Nashville Ela Mesma Episódio: "It's Sure Gonna Hurt"
2017 Master of None Ela Mesma Episódio : "Buona Notte"
2017- presente Raven's Home Raven Baxter Protagonista; Produtora Executiva
2018 Drunk History Nichelle Nichols Episódio: "Game Changers"
Big City Greens Maria Media Episódio: "Breaking News/Cyberbullies"

Prêmios e Indicações[editar | editar código-fonte]

Ano Premiação Categoria Trabalho Resultado
1990 Young Artist Awards Outstanding Performance by an Actress Under Nine Years of Age 9 Cosby ShowThe Cosby Show Indicada
1991 Exceptional Performance by a Young Actress Ganhou
1993 Outstanding Actress Under Ten in a Television Series Indicada
1994 Best Youth Comedienne Hangin' With Mr. Cooper Indicada
1996 NAACP Image Awards Outstanding Youth Actor/Actress Indicada
1999 YoungStar Award Best Performance by a Young Actress in a Mini-Series/Made for TV Film Zenon: Girl of the 21st Century Indicada
2001 NAACP Image Awards Outstanding Youth Actor/Actress Dr. Dolittle 2 Indicada
Nickelodeon Kids' Choice Awards Favorite Female Movie Star Indicada
2004 Black Reel Outstanding Lead Actress in a Comedy Series The Cheetah Girls Ganhou
Nickelodeon Kids' Choice Awards Favorite TV Actress That's So Raven Ganhou
NAACP Image Awards Outstanding Performance in a Youth/Children's Series/Special Ganhou
BET Comedy Awards Outstanding Lead Actress in a Comedy Series indicada
Teen Choice Awards Choice TV Actress — Comedy Indicada
2005 Nickelodeon Kids' Choice Awards Favorite TV Actress Ganhou
NAACP Image Awards Outstanding Performance in a Youth/Children's Series/Special Indicada
Radio Disney Music Awards Best Actor/Actress-Turned-Singer Ganhou
BET Comedy Awards Outstanding Lead Actress in a Comedy Series That's So Raven Indicada
Best Performance in an Animated Theatrical Film Kim Possible: So the Drama Indicada
Teen Choice Awards Choice TV Actress — Comedy That's So Raven Indicada
2006 NAACP Image Awards Outstanding Performance in a Youth/Children's Series/Special Ganhou
Junior Achievement Outstanding Performance in a Youth/Children's Series/Special Ganhou
Teen Choice Awards Choice TV Actress — Comedy Ganhou
Nickelodeon Kids' Choice Awards Favorite TV Actress Ganhou
2007 NAMIC Vision Awards Favorite TV Actress Indicada
Radio Disney Music Awards Favorite TV Star Who Sings Indicada
Nickelodeon Kids' Choice Awards Favorite TV Actress Indicada
NAACP Image Awards Outstanding Performance in a Youth/Children's Program — Series or Special Ganhou
2008 Outstanding Performance Program Indicada
Nickelodeon Kids' Choice Awards Favorite TV Actress Indicada
Teen Choice Awards Choice Summer Comedy Movie/Performance College Road Trip Indicada
Summer Fort Myers Beach Film Festival "Fav Summer Teen Flick Comedy" Ganhou
2011 Teen Choice Awards Choice Summer TV Star State of Georgia Indicada
TV Land Award Impact Award (Compartilhado com o elenco da série) The Cosby Show Ganhou

Referências

  1. IMDB. «Raven-Symoné no IMDB.pt». Consultado em 15 de Dezembro de 2009. 
  2. Raven-Symoné & Checkmate Music Group
  3. Matt Collar. «Raven-Symoné Biography». Allmusic. Consultado em 17 de Fevereiro de 2010. 
  4. «Raven-Symoné». Wikipedia (em inglês). 13 de outubro de 2018 
  5. «Raven-Symoné Biography». 15 de outubro de 2014. Consultado em 14 de outubro de 2018. 
  6. «Here's to New Dreams». Wikipedia (em inglês). 12 de maio de 2018 
  7. «Black History Month 2007- BHM Star: Raven-Symoné - AOL Black Voices». 13 de março de 2007. Consultado em 14 de outubro de 2018. 
  8. «Ask Billboard». Billboard 
  9. «This Is My Time [Advance EP] - Raven-Symoné | Songs, Reviews, Credits | AllMusic». AllMusic. Consultado em 14 de outubro de 2018. 
  10. «R&B/Hip-Hop Albums». Billboard 
  11. «RIAA Golden Raven-Symoné» 
  12. «This Is My Time (Raven-Symoné album)». Wikipedia (em inglês). 5 de setembro de 2018 
  13. «MSN | Outlook, Office, Skype, Bing, Breaking News, and Latest Videos». www.msnbc.msn.com (em inglês). Consultado em 15 de outubro de 2018. 
  14. «College Road Trip (2008) - Box Office Mojo». www.boxofficemojo.com (em inglês). Consultado em 15 de outubro de 2018. 
  15. Raven-Symone (1 de janeiro de 2004), Raven-Symone Presents (em English), Gurney, consultado em 14 de outubro de 2018. 
  16. «Breaking News - Debut of ABC Family Original Movie "Revenge of the Bridesmaids" Ranks as Basic Cable's No. 1 Movie of the Week | TheFutonCritic.com». thefutoncritic.com. Consultado em 15 de outubro de 2018. 
  17. «Revenge of the Bridesmaids». Wikipedia (em inglês). 7 de setembro de 2018 
  18. «Sonny with a Chance (season 2)». Wikipedia (em inglês). 16 de agosto de 2018 
  19. «TV By The Numbers by zap2it.com». TV By The Numbers by zap2it.com (em inglês). Consultado em 15 de outubro de 2018. 
  20. «Cable Ratings: 'Royal Pains' 'Necessary Roughness' Top Wednesday Cable + 'Franklin & Bash,' Not So Raven? & Much More». TV By The Numbers (em inglês). 30 de junho de 2011. Consultado em 15 de outubro de 2018. 
  21. Andreeva, Nellie (16 de setembro de 2011). «UPDATE: ABC Family Renews 'Make It Or Break It', Gives Back Order To 'Lying Game', Picks Up 4 Pilots, Cancels 'State Of Georgia'». Deadline (em inglês) 
  22. «Raven on Broadway 2012» 
  23. «And The #1 Greatest Kid Star Of All Time Is… | Reality TV + Gossip | VH1 Blog». 14 de outubro de 2013. Consultado em 14 de outubro de 2018. 
  24. «List of See Dad Run episodes». Wikipedia (em inglês). 2 de junho de 2018 
  25. «EMPIRE – First Look: "Out Damned Spot"». YouTube. 27 de fevereiro de 2011. Consultado em 27 de fevereiro de 2011. 
  26. «Raven-Symoné Spills About Her Cameo on FOX's Empire – AfterBuzz TV Exclusive!». YouTube. 27 de fevereiro de 2011. Consultado em 27 de fevereiro de 2011. 
  27. «Zendaya Confirms Raven-Symoné Will Guest Star on 'K.C. Undercover'». M Magazine. 27 de fevereiro de 2011. Consultado em 27 de fevereiro de 2011. 
  28. «Raven-Symonè Returning to DISNEY on 'K.C. Undercover'». Consultado em 27 de fevereiro de 2011. 
  29. Heller, Corinne (27 de fevereiro de 2011). «Raven-Symoné & Michelle Collins to Join The View as Permanent Co-Hosts? Find Out What Whoopi Goldberg said!». E! Online News. United States. Consultado em 27 de fevereiro de 2011. 
  30. «A Girl Like Grace». 27 de fevereiro de 2011. Consultado em 27 de fevereiro de 2011. – via IMDb 
  31. «Raven-Symoné surprises fans with two new songs». 27 de fevereiro de 2011 
  32. Andreeva, Nellie (27 de fevereiro de 2011). «'That's So Raven' Sequel Set At Disney Channel; Raven-Symoné Stars & Produces». Deadline.com. Consultado em 27 de fevereiro de 2011. 
  33. Wagmeister, Elizabeth (27 de fevereiro de 2011). «Raven-Symoné to Exit 'The View' for Disney Channel's 'That's So Raven' Spinoff». Variety. Consultado em 27 de fevereiro de 2011. 
  34. de Morales, Lisa (27 de fevereiro de 2011). «Raven-Symoné Becomes Latest To Leave 'The View'». Deadline.com. Consultado em 27 de fevereiro de 2011. 
  35. Schwartz, Ryan (21 de julho de 2017). «Raven's Home Begins, Descendants 2, Ozark and More». TVLine (em inglês) 
  36. «Meet the cast of Raven's Home!». J-14. 27 de fevereiro de 2011 
  37. a b wendyshow.com. «RAVEN-SYMONE'S FIRST KISS» (em inglês). Consultado em 7 de Dezembro de 2010. 
  38. Martinez, Michael (7 de agosto de 2017). «Raven-Symone says she's a lesbian, grateful for legalized gay marriage». Consultado em 7 de agosto de 2017. 
  39. «Raven Symone Starts College Classes, Comes Out As Gay». 7 de agosto de 2017. Consultado em 7 de agosto de 2017. 
  40. «Raven-Symoné: Don't Label Me 'Gay' Or 'African-American' (VIDEO)». Huff Post OWN Videos. 7 de agosto de 2017. Consultado em 7 de agosto de 2017. 
  41. «Raven-Symone on Life with Her Partner AzMarie Livingston». 7 de agosto de 2017. Consultado em 7 de agosto de 2017. 
  42. Julia Brucculieri (7 de agosto de 2017). «Raven-Symoné And Girlfriend AzMarie Livingston Reportedly Split». The Huffington Post. Consultado em 7 de agosto de 2017. 
  43. The View (7 de agosto de 2017). «Classy Ways Women Reject Men – The View». Consultado em 7 de agosto de 2017. – via YouTube 
  44. «Endorsements – Gary Johnson for President». Johnsonweld.com. Consultado em 7 de agosto de 2017.. Arquivado do original em 7 de agosto de 2017 
  45. a b c d e f g «QUOTH THE RAVEN, 'ANY MORE?' - Ask Billboard» (em inglês). Billboard. Consultado em 27 de fevereiro de 2011. 
  46. «That's What Little Girls Are Made Of - Raven-Symoné» (em inglês). Billboard. Consultado em 27 de fevereiro de 2011. 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Raven-Symoné