Raw (marca da WWE)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Raw
Raw (marca da WWE)
Logo para a marca e o programa de televisão Raw em 30 de setembro de 2019
Slogan Must be Monday
Gênero Wrestling profissional
Encerramento 29 de agosto de 2011
(primeira divisão)
Sede Estados Unidos
Proprietário(s) WWE
Marcas SmackDown
NXT
NXT UK
205 Live
ECW
Produção Triple H
Bruce Prichard
Divisões 25 de março de 2002
(primeira divisão)
19 de julho de 2016
(segunda divisão)

Raw é uma marca da promoção de luta livre profissional americana WWE que foi estabelecida em 25 de março de 2002. Marcas são divisões da lista da WWE onde os lutadores são designados para se apresentar semanalmente quando uma extensão de marca está em vigor. Os lutadores designados para o Raw aparecem principalmente no programa de televisão semanal da marca, Monday Night Raw, também conhecido simplesmente como Raw. É uma das duas principais marcas da WWE, juntamente com o SmackDown, coletivamente referido como o roster principal da WWE. A marca foi descontinuada por um período entre agosto de 2011 e julho de 2016.

Além do principal programa de televisão do Raw, lutadores menos utilizados também aparecem no programa complementar da marca, Main Event. Os lutadores do Raw também se apresentam nos eventos pay-per-view e transmissão ao vivo de marca e co-marca. Durante a primeira divisão da marca (2002–2011), os lutadores do Raw também competiram no antigo show complementar, Heat, e na ECW em um programa de troca de talentos com a antiga marca ECW, enquanto durante a segunda divisão da marca (2016–presente), o lutadores da marca apareceram nos eventos interbrand Worlds Collide e Mixed Match Challenge. Além disso, durante a segunda divisão, os lutadores cruiserweight do Raw competiram no 205 Live quando a divisão cruiserweight revivida da WWE era exclusiva do Raw de 2016 a 2018, antes do 205 Live se tornar sua própria marca.

História[editar | editar código-fonte]

Eric Bischoff foi o primeiro Gerente Geral do Raw

Primeira divisão (2002–2011)[editar | editar código-fonte]

No início e meados de 2002, a World Wrestling Federation (WWF) passou por um processo que eles chamaram de "extensão de marca". A WWF se dividiu em duas promoções de wrestling de fato com escalações, histórias e figuras de autoridade separadas. Raw e SmackDown! hospedaria cada divisão, daria seu nome à divisão e essencialmente competiria entre si. A separação surgiu como resultado da WWF comprar seus dois maiores competidores, World Championship Wrestling (WCW) e Extreme Championship Wrestling (ECW); e a subsequente duplicação do seu plantel e campeonatos. A extensão da marca foi anunciada publicamente por Linda McMahon durante uma transmissão do Raw em 25 de março e se tornou oficial no dia seguinte.

Na época, isso excluía o Campeonato Indiscutível da WWE e o Campeonato Feminino da WWE original, pois esses títulos da WWE seriam defendidos em ambos os shows. Em setembro de 2002, o então Campeão Indiscutível da WWE, Brock Lesnar, recusou-se a defender o título no Raw, fazendo com que seu título se tornasse exclusivo do SmackDown. Na semana seguinte no Raw, o gerente geral do Raw, Eric Bischoff, concedeu um recém-instituído Campeonato Mundial dos Pesos Pesados ao desafiante número um do Raw, Triple H. Como o Campeonato Indiscutível da WWE era agora um título exclusivo do SmackDown, não era mais referido como "indiscutível". Depois disso, o Campeonato Feminino da WWE original logo se tornou um título exclusivo do Raw também. Como resultado da extensão da marca, um "draft lottery" anual foi instituído para trocar membros de cada lista e geralmente atualizar as escalações.

Raw foi a casa de muitas estrelas da WWE, incluindo Triple H, Ric Flair, Batista, Randy Orton, Chris Benoit, Goldberg, Chris Jericho, Christian, Shawn Michaels, John Cena, Kane, Trish Stratus, Lita e Stacy Keibler.

O draft de 2005 foi realizado no episódio de 6 de junho do Raw. A primeira escolha da loteria do draft foi o então Campeão da WWE John Cena, movendo assim o Campeonato da WWE para o Raw e tendo dois títulos na marca. Eventualmente, o então Campeão Mundial dos Pesos Pesados ​​Batista foi convocado para o SmackDown como a última escolha do draft, deixando apenas o Campeonato da WWE no Raw. Na loteria do draft de 2008, CM Punk foi convocado para o Raw e depois ganhou o Campeão Mundial dos Pesos Pesados de Edge, que era um lutador do SmackDown. Triple H, que era o Campeão da WWE na época, foi convocado para o SmackDown, enquanto Kane, que era o então Campeão da ECW, foi convocado para o Raw. Após a loteria do draft em 2009, o Campeonato da WWE foi trazido de volta ao Raw quando Triple H foi draftado do SmackDown enquanto o Campeonato Mundial dos Pesos Pesados foi trazido de volta ao SmackDown quando Edge derrotou John Cena para ganhar o título no Backlash.

No episódio do Raw de 29 de agosto de 2011, foi anunciado que os lutadores do Raw e do SmackDown não eram mais exclusivos de suas respectivas marcas.[1] Posteriormente, campeonatos anteriormente exclusivos de um show ou outro estavam disponíveis para lutadores de qualquer show para competir - isso marcaria o fim da extensão da marca, pois toda a programação e eventos ao vivo apresentavam a lista completa da WWE.[2] Em uma entrevista de 2013 com Advertising Age, Stephanie McMahon explicou que a decisão da WWE de encerrar a extensão da marca foi devido a querer que seu conteúdo fluísse através da televisão e plataformas online.[3]

Segunda divisão (2016–presente)[editar | editar código-fonte]

Em 25 de maio de 2016, foi anunciado que a WWE reintroduziria a divisão da marca em julho, com listas distintas para Raw e SmackDown.[4] No episódio de 11 de julho do Raw, Vince McMahon nomeou Stephanie McMahon a Comissária do Raw.[5] O draft aconteceu na estreia ao vivo do SmackDown em 19 de julho, com os gerentes gerais das respectivas marcas escolhendo a dedo os lutadores para suas marcas.[6] A comissária do Raw Stephanie McMahon e o gerente geral Mick Foley criaram um novo campeonato - o Campeonato Universal da WWE. Este campeonato seria exclusivo da marca Raw, já que o Campeonato Mundial da WWE havia se tornado exclusivo da marca SmackDown.[7] Clash of Champions foi programado como a reintrodução da divisão cruiserweight e o primeiro pay-per-view exclusivo do Raw desde janeiro de 2007, enquanto o Elimination Chamber foi programado como o pay-per-view final exclusivo do Raw dois anos depois. Posteriormente, isso viu todos os próximos pay-per-views interbrands após a WrestleMania 34.

A partir de dezembro de 2021, os talentos do Raw começam a aparecer no NXT 2.0. Dave Meltzer da Wrestling Observer Radio relatou que um crossover entre Raw-NXT entre seus talentos como forma de ajudar a aumentar as classificações do NXT 2.0, já que ambos os programas vão ao ar na USA Network.[8]

Campeões[editar | editar código-fonte]

Inicialmente, o Campeonato Indiscutível da WWE e o Campeonato Feminino da WWE original estavam disponíveis para ambas as marcas.[9][10][11] Os outros campeonatos eram exclusivos da marca da qual o campeão fazia parte.[9][10] Quando a extensão da marca começou, Raw recebeu o Campeonato Intercontinental e o Campeonato Europeu quando seus respectivos titulares foram selecionados.[12] Em setembro de 2002, o Campeonato Indiscutível da WWE tornou-se o Campeonato da WWE novamente e foi transferido para o SmackDown, levando o gerente geral do Raw Eric Bischoff a criar o Campeonato Mundial dos Pesos Pesados para o Raw.[13] Pouco tempo depois, Raw se tornou a marca exclusiva para o Campeonato Mundial de Duplas, o Campeonato Intercontinental e o Campeonato Feminino da WWE original.[14][15]

Em 19 de julho de 2016, a extensão da marca foi trazida de volta e pela primeira vez o draft foi realizado no SmackDown Live. Raw draftou o Campeonato Feminino da WWE, o Campeonato dos Estados Unidos e o Campeonato de Duplas da WWE.[16] Com o Campeonato da WWE sendo defendido exclusivamente no SmackDown, Stephanie McMahon e Mick Foley introduziram o Campeonato Universal da WWE para ser o título mundial do Raw.[17] No Crown Jewel em 31 de outubro de 2019, o lutador do SmackDown "The Fiend" Bray Wyatt venceu o Campeonato Universal da WWE, levando o título para o SmackDown. No episódio da noite seguinte do SmackDown, o Campeão da WWE Brock Lesnar saiu do SmackDown e mudou-se para o Raw, trazendo o título com ele.

Atuais campeonatos[editar | editar código-fonte]

Raw
Campeonato Campeão(ões) atual(is) Reinado Data vencida Dias retidos Localização Notas Ref.
Campeonato Universal Indiscutível da WWE Roman Reigns 4 3 de abril de 2022 752 Arlington, Texas Derrotou Brock Lesnar em uma luta winner takes all para unificação do Campeonato Universal de Reigns com o Campeonato da WWE de Lesnar na Noite 2 da WrestleMania 38. [18]
Campeonato dos Estados Unidos Seth "Freakin" Rollins 1 10 de outubro de 2022 562 Búfalo, Nova York Derrotou Bobby Lashley no Raw. [19]
Campeonato de Duplas do Raw The Usos
(Jey Uso e Jimmy Uso)
2 20 de maio de 2022 705 Cleveland, Ohio Derrotaram os campeões anteriores RK-Bro (Randy Orton e Riddle) em uma partida Winner Takes All no SmackDown com o Campeonato de Duplas do SmackDown dos Usos também em jogo.
Campeonato Feminino do Raw Bianca Belair 1 2 de abril de 2022 753 Arlington, Texas Derrotou Becky Lynch na Noite 1 da WrestleMania 38. [20]

Campeonatos anteriores[editar | editar código-fonte]

Campeonato Tempo na marca
Campeonato Europeu da WWE 25 de março de 2002 — 22 de julho de 2002
Campeonato Hardcore da WWE 26 de março de 2002 — 26 de agosto de 2002
Campeonato da ECW 23 de junho de 2008 — 29 de junho de 2008
Campeonato Mundial de Duplas 29 de julho de 2002 — 13 de dezembro de 2008
Campeonato Feminino da WWE 24 de setembro de 2002 — 13 de abril de 2009
Campeonato Million Dollar 5 de abril de 2010 — 15 de novembro de 2010
Campeonato Mundial dos Pesos Pesados 2 de setembro de 2002 — 28 de junho de 2005
30 de junho de 2008 — 15 de fevereiro de 2009
5 de abril de 200926 de abril de 2009
Campeonato das Divas da WWE 13 de abril de 2009 — 19 de setembro de 2010
Campeonato Cruiserweight da WWE 14 de setembro de 2016 — 4 de abril de 2018
Campeonato Intercontinental da WWE 25 de março de 2002 — 30 de julho de 2002
25 de agosto de 2002 — 13 de abril de 2009
10 de abril de 2017 — 16 de abril de 2019
Campeonato Universal da WWE 21 de agosto de 201631 de outubro de 2019

Plantel[editar | editar código-fonte]

Eventos pay-per-view e WWE Network[editar | editar código-fonte]

Eventos da primeira extensão de marca[editar | editar código-fonte]

Data Evento Local Localização Evento principal
4 de maio de 2002 Insurrextion Wembley Arena Londres, Inglaterra Triple H vs. The Undertaker
7 de junho de 2003 Insurrextion Telewest Arena Newcastle, Inglaterra Triple H (c) vs. Kevin Nash em uma luta Street Fight pelo Campeonato Mundial dos Pesos Pesados
15 de junho de 2003 Bad Blood Compaq Center Houston, Texas Triple H (c) vs. Kevin Nash em uma luta Hell in a Cell pelo Campeonato Mundial dos Pesos Pesados com Mick Foley como árbitro convidado especial
21 de setembro de 2003 Unforgiven Giant Center Hershey, Pensilvânia Triple H (c) vs. Goldberg em uma luta Título vs. Carreira pelo Campeonato Mundial dos Pesos Pesados
Se Triple H fosse desqualificado ou descartado, ele perderia o título
14 de dezembro de 2003 Armageddon TD Waterhouse Center Orlando, Flórida Goldberg (c) vs. Kane vs. Triple H em uma luta Triple Threat pelo Campeonato Mundial dos Pesos Pesados
18 de abril de 2004 Backlash Rexall Place Edmonton, Alberta, Canada Chris Benoit (c) vs. Triple H vs. Shawn Michaels em uma luta Triple Threat pelo Campeonato Mundial dos Pesos Pesados
13 de junho de 2004 Bad Blood Nationwide Arena Columbus, Ohio Triple H vs. Shawn Michaels em uma luta Hell in a Cell
11 de julho de 2004 Vengeance Hartford Civic Center Hartford, Connecticut Chris Benoit (c) vs. Triple H pelo Campeonato Mundial dos Pesos Pesados
12 de setembro de 2004 Unforgiven Rose Garden Arena Portland, Oregon Randy Orton (c) vs. Triple H pelo Campeonato Mundial dos Pesos Pesados
19 de outubro de 2004 Taboo Tuesday Bradley Center Milwaukee, Wisconsin Randy Orton vs. Ric Flair em uma luta Steel Cage
9 de janeiro de 2005 New Year's Revolution Coliseo de Puerto Rico San Juan, Porto Rico Batista vs. Chris Benoit vs. Chris Jericho vs. Edge vs. Randy Orton vs. Triple H em uma Elimination Chamber pelo vago Campeonato Mundial dos Pesos Pesados com Shawn Michaels como árbitro convidado especial
1º de maio de 2005 Backlash Verizon Wireless Arena Manchester, New Hampshire Batista (c) vs. Triple H pelo Campeonato Mundial dos Pesos Pesados
26 de junho de 2005 Vengeance Thomas & Mack Center Paradise, Nevada Batista (c) vs. Triple H em uma luta Hell in a Cell pelo Campeonato Mundial dos Pesos Pesados
18 de setembro de 2005 Unforgiven Ford Center Oklahoma City, Oklahoma John Cena (c) vs. Kurt Angle pelo Campeonato da WWE
1 de novembro de 2005 Taboo Tuesday iPayOne Center San Diego, California John Cena (c) vs. Kurt Angle vs. Shawn Michaels em uma luta Triple Threat pelo Campeonato da WWE
8 de janeiro de 2006 New Year's Revolution Pepsi Arena Albany, Nova York John Cena (c) vs. Edge pelo Campeonato da WWE
Este foi o jogo de cash-in do Money in the Bank de Edge
30 de abril de 2006 Backlash Rupp Arena Lexington, Kentucky John Cena (c) vs. Edge vs. Triple H em uma luta Triple Threat pelo Campeonato da WWE
25 de junho de 2006 Vengeance Charlotte Bobcats Arena Charlotte, Carolina do Norte D-Generation X (Shawn Michaels e Triple H) vs. The Spirit Squad (Johnny, Kenny, Mikey, Mitch and Nicky) em uma luta handicap 2 contra 5
17 de setembro de 2006 Unforgiven Air Canada Centre Toronto, Ontario, Canada Edge (c) vs. John Cena em uma luta Tables, Ladders, and Chairs pelo Campeonato da WWE
5 de novembro de 2006 Cyber Sunday U.S. Bank Arena Cincinnati, Ohio King Booker (c) vs. Big Show vs. John Cena em uma luta Triple Threat pelo Campeonato Mundial dos Pesos Pesados
7 de janeiro de 2007 New Year's Revolution Kemper Arena Kansas City, Missouri John Cena (c) vs. Umaga pelo Campeonato da WWE

Eventos da segunda extensão de marca[editar | editar código-fonte]

Data Evento Local Localização Evento principal
25 de setembro de 2016 Clash of Champions Bankers Life Fieldhouse Indianápolis, Indiana Kevin Owens (c) vs. Seth Rollins pelo Campeonato Universal da WWE
30 de outubro de 2016 Hell in a Cell TD Garden Boston, Massachusetts Sasha Banks (c) vs Charlotte Flair em uma luta Hell in a Cell pelo Campeonato Feminino do Raw da WWE
18 de dezembro de 2016 Roadblock: End of the Line PPG Paints Arena Pittsburgh, Pensilvânia Kevin Owens (c) vs. Roman Reigns pelo Campeonato Universal da WWE
5 de março de 2017 Fastlane Bradley Center Milwaukee, Wisconsin Kevin Owens (c) vs. Goldberg pelo Campeonato Universal da WWE
30 de abril de 2017 Payback SAP Center São José, Califórnia Braun Strowman vs. Roman Reigns
4 de junho de 2017 Extreme Rules Royal Farms Arena Baltimore, Maryland Bray Wyatt vs. Finn Bálor vs. Roman Reigns vs. Samoa Joe vs. Seth Rollins em uma luta Extreme Rules para determinar o desafiante número 1 ao Campeonato Universal da WWE
9 de julho de 2017 Great Balls of Fire American Airlines Center Dallas, Texas Brock Lesnar (c) vs. Samoa Joe pelo Campeonato Universal da WWE
24 de setembro de 2017 No Mercy Staples Center Los Angeles, California Brock Lesnar (c) vs. Braun Strowman pelo Campeonato Universal da WWE
22 de outubro de 2017 TLC: Tables, Ladders & Chairs Target Center Minneapolis, Minnesota Dean Ambrose, Kurt Angle e Seth Rollins vs. Braun Strowman, Cesaro, Kane, Sheamus e The Miz em uma luta Tables, Ladders, and Chairs handicap 3 contra 5
25 de fevereiro de 2018 Elimination Chamber T-Mobile Arena Paradise, Nevada Braun Strowman vs. Elias vs. Finn Bálor vs. John Cena vs. Roman Reigns vs. Seth Rollins vs. The Miz em uma luta Elimination Chamber por uma luta pelo Campeonato Universal da WWE na WrestleMania 34

Referências[editar | editar código-fonte]

  1. «Raw Results - 8/29/11». WWE News, WWE Results, AEW News, AEW Results (em inglês). 30 de agosto de 2011. Consultado em 29 de abril de 2022 
  2. «The 10 most important moments in Raw history». WWE (em inglês). Consultado em 29 de abril de 2022 
  3. «PWTorch.com - WWE NEWS: Stephanie McMahon says why brand split is gone». www.pwtorch.com. Consultado em 29 de abril de 2022 
  4. «SmackDown shakeup: New night and new rosters for New Era». WWE (em inglês). Consultado em 29 de abril de 2022 
  5. «7/11 WWE Raw Results - CALDWELL'S Complete TV Report». Pro Wrestling Torch (em inglês). 12 de julho de 2016. Consultado em 29 de abril de 2022 
  6. «WWE Superstar Draft to take place on tonight's LIVE SmackDown». WWE (em inglês). Consultado em 29 de abril de 2022 
  7. «WWE News & Rumors». FOX Sports (em inglês). Consultado em 29 de abril de 2022 
  8. Andrew Ravens (22 de fevereiro de 2022). «WWE is planning to do more Raw vs. NXT feuds». Wrestling News (em inglês). Consultado em 29 de abril de 2022 
  9. a b «Online World of Wrestling». www.onlineworldofwrestling.com. Consultado em 28 de abril de 2022 
  10. a b «Online World of Wrestling». www.onlineworldofwrestling.com. Consultado em 29 de abril de 2022 
  11. «Wayback Machine». web.archive.org. 26 de janeiro de 2002. Consultado em 29 de abril de 2022 
  12. «Cruiserweight Championship». WWE (em inglês). Consultado em 29 de abril de 2022 
  13. «WWE: Inside WWE > Title History > World Heavyweight Championship > 20020902 - Triple H». web.archive.org. 21 de fevereiro de 2008. Consultado em 29 de abril de 2022 
  14. «Raw Tag Team Championship». WWE (em inglês). Consultado em 29 de abril de 2022 
  15. «United States Championship». WWE (em inglês). Consultado em 29 de abril de 2022 
  16. «2016 WWE Draft results: Are your favorite Superstars on Raw or SmackDown Live?». WWE (em inglês). Consultado em 29 de abril de 2022 
  17. Hamlin, Josh. «WWE Raw live results: Title match set for SummerSlam & a new champion is crowned». WON/F4W - WWE news, Pro Wrestling News, WWE Results, AEW News, AEW results (em inglês). Consultado em 29 de abril de 2022 
  18. «WrestleMania 38 results: Powell's live review of night two with Roman Reigns vs. Brock Lesnar for the Unified WWE Championship, RK-Bro vs. The Street Profits vs. Alpha Academy for the Raw Tag Titles, Edge vs. AJ Styles, Johnny Knoxville vs. Sami Zayn in an Anything Goes match, Pat McAfee vs. Austin Theory, Bobby Lashley vs. Omos». Pro Wrestling Dot Net (em inglês). 3 de abril de 2022. Consultado em 28 de abril de 2022 
  19. «2/28 WWE Raw Results: Powell's live review of Damian Priest vs. Finn Balor for the U.S. Championship, Edge addressing his WrestleMania future, Raw Tag Champions Alpha Academy vs. Seth Rollins and Kevin Owens in a non-title match, RK-Bro vs. The Street Profits». Pro Wrestling Dot Net (em inglês). 1 de março de 2022. Consultado em 28 de abril de 2022 
  20. «WrestleMania 38 results: Powell's live review of night one with Steve Austin on The KO Show, Charlotte Flair vs. Ronda Rousey for the Smackdown Women's Title, Becky Lynch vs. Bianca Belair for the Raw Women's Title, Seth Rollins vs. an opponent of Vince McMahon's choosing». Pro Wrestling Dot Net (em inglês). 2 de abril de 2022. Consultado em 28 de abril de 2022 
  21. «Raw results, Feb. 18, 2019: Ronda Rousey battles all three Riott Squad members as Road to WrestleMania takes a turn». WWE (em inglês). Consultado em 28 de abril de 2022 
  22. «WATCH: Mick Foley Unveils New WWE 24/7 Title, First Champ Crowned». TheSportster (em inglês). 20 de maio de 2019. Consultado em 28 de abril de 2022