Reação de Landau

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Question book-4.svg
Esta página ou secção cita fontes confiáveis e independentes, mas que não cobrem todo o conteúdo, o que compromete a verificabilidade (desde abril de 2019). Por favor, insira mais referências no texto. Material sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)

Reação de Landau ou reflexo de Landau é um reflexo normal encontrado em bebês de até um ano de idade, sendo abolido ou encontrado exageradamente na existência de alguma doença. O termo "Landau" faz referência ao pediatra alemão que o descreveu.[1]

Para testar a reação de Landau, o examinador segura com firmeza o lactente horizontalmente, por baixo do tronco, e se o mantiver no ar, a cabeça ergue-se automaticamente e as pernas acompanham a extensão (craniocaudal). A flexão súbita da cabeça, produz-se flexão total do corpo inteiro. Este reflexo está presente por alguns meses durante o primeiro ano de vida por que a criança, com isso, experimenta sua posição no espaço. A partir dos 4 ou 5 meses (extensão da cabeça e do tronco); dos 6 a 8 meses estende membros inferiores. Este reflexo vai até os doze meses.

Referências

  1. «Landau reflex». Medical Free Dictionary. Consultado em 7 de abril de 2019