Reator A3W

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

O A3W é um reator nuclear naval utilizado pela Marinha dos Estados Unidos para fornecer geração de eletricidade e propulsão em navios de guerra. Como todos os reatores operacionais da marinha dos estados unidos, foi um reator de água pressurizada (PWR). A designação A3W significa:

  • A = Reator utilizado em porta-aviões
  • 3 = Terceira geração de reatores projetado pelo contratante
  • W = Westinghouse, a designer contratada

História[editar | editar código-fonte]

O reator foi criado para o uso a bordo do USS John F. Kennedy. Este projeto com quatro reatores foi concebido para reduzir os custos envolvidos na construção e operação, em comparação com a Enterprise e seus oito reatores nucleares.[1] Cada reator A3W deveria desempenhar uma potência de 33,5 MW a 37,3 MW.[1].

Logo no início da construção, o Secretário da Marinha, mudou os planos para economizar dinheiro e caldeiras de combustível fóssil  foram instalados no Kennedy.

O retorno do uso energia nuclear nos porta-aviões veio com a Classe Nimitz, com cada navio usando dois A4W. Mesmo com a configuração de apenas 2 reatores, com cada núcleo proporcionando um rendimento térmico maior, sendo relativamente menos caro do que os modelos anteriores, a usina ainda representa cerca de metade do custo total do navio.

Referências

  1. a b (em inglês)U.S. Naval Reactors, Página do site em inglês Alternate Wars.
Ícone de esboço Este artigo sobre tópicos navais é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.